quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pendências - atualizadas

Queridos leitores,

O post anterior foi o de maior repercussão desde que inicei o blog.  Acho que todos se solidarizaram com a minha angústia pré-embarque.  Fico feliz em informar que a listinha já diminuiu:

- Achar lugar para ficar nas primeiras semanas em Toronto - Meu tio que está morando em Toronto gentilmente ofereceu sua casa para ficarmos nos primeiros dias (com cachorro e tudo!).  Será ótimo pois estaremos mais tranquilos e em família.  Obrigada tio!
- Vender o carro 1 (Honda Fit) - Conseguimos sábado, depois de mais de 2 meses anunciando no WebMotors!  Ontem passamos o documento e o $$ já está na conta.  Yupiii!!!
- Providenciar fotos extras para o visto - escaneei as fotos que temos para montar no Photoshop e imprimir em qualquer loja de foto. Ninguém merece R$15,00 a cada 2 fotos do tamanho que o consulado pede!
- Fazer depilação à laser - essa é para as meninas, que sabem da importância de estar com a depilação em dia, rs rs rs.  Fui essa 2a na mesma médica que fez pra mim em 2000 a depilação em algumas áreas - já fiz a 1a sessão e farei no mínimo mais uma.  Não acabará com os pêlos 100%, mas vai dar uma bela diminuída.
- Mandar arrumar o vestido que vou usar no casamento do meu irmão que emperrou o ziper - eu e minha santa mãe conseguimos arrumar o zíper.  O importante é ficar fechado durante o casamento, rs rs rs.
- Imprimir formulários do visto e estudar preenchimento correto - imprimir eu imprimi, mas ainda não estudei.  Meia pendência resolvida!


Infelizmente arrumei uma pendência a mais - levar meu note pro conserto.  Esse note trouxe agosto do ano passado do Canadá, um Sony Vaio vermelho lindão, e de uns tempos pra cá a tela começou a tremer.  Meu marido levou na autorizada que é de um amigo nosso, já rezando pensando no valor da conta, e eles disseram que esse é um problema de fábrica que a Sony fez recall, e estão consertando gratuitamente no Brasil inclusive produtos comprados no exterior (que oficialmente não estão cobertos pela garantia).  Menos mal.  Mas eles não tinham a peça lá e terei que ir na assistência da Sony torcendo para terem a peça - se não, terei que ficar trabalhando num computador "jurássico" aqui em casa até resolver esse assunto.  Nossa idéia é vender esse computador aqui por um valor bem camarada e, com o mesmo dinheiro, comprar um mais novinho chegando em Toronto.


Continuo entrando diariamente no site da United e até agora nada de um voo melhor.  Zero.  Niente! Por enquanto nós (e a Joy) teremos uma escala de 9 horas em Washington.  A moça da United falou que talvez seja possível darmos uma voltinha com ela fora do aeroporto para "esticar as pernas", mas que a decisão final será realmente lá no aeroporto (nada garantido).  Enfim, faz parte do ir de graça, certo?


No final de semana mandei também o e-mail "oficial" para a minha família (temos um grupo no Google) comunicando a chegada da carta e a nossa decisão definitiva de mudar (muitos já sabiam, mas essa foi a comunicação oficial).  A minha família é a própria "vai que eu empurro", todo mundo deu um super apoio - às vezes a gente parece até sem coração por não demonstrar tristeza.  É que na verdade todo mundo entende que às vezes a mudança é o melhor, mesmo que isso signifique muita saudade.  Como disse minha tia, sempre tem uma "ovelha" perdida pelo mundo.  Pelo menos vamos aumentar o núcleo familiar em Toronto, onde atualmente tenho um casal de tios e um primo.


Estou numa fase bastante estressada, qualquer coisa já está me deixando triste.  Hoje foi a recusa do seguro de vida do HSBC - a moça da corretora já havia me avisado que, como coloquei que tinha feito uma cirurgia para corrigir uma fratura no punho, teria que enviar um laudo do ortopedista (outra pendência, resolvida hoje!) dizendo que não tenho sequela etc etc.  Eles perguntaram na proposta se eu tinha feito alguma cirurgia nos últimos 2 anos e, como não gosto de mentira e jeitinhos (um dos motivos pelo qual estou indo para o Canadá), obviamente disse a verdade.  Mas na hora do almoço chegou uma carta-padrão do HSBC seguros dizendo que infelizmente minha proposta de seguro havia sido recusada por causa disso.  Juro, me senti um lixo, a própria leprosa.  De tão nervosa que já estou com tudo até chorei de nervoso (mesmo sabendo que o ortopedista estava fazendo o laudo pra mim).  Detalhe que isso foi uma cirurgia boba, recomendada em casos de fratura nesse osso específico ao invés do gesso (que para esse tipo de fratura é muito mais arriscado, inclusive com riscos de sequela).  Fiquei pensando nas pessoa que têm qualquer tipo de doença pré-existente: praticamente impossível fazer um seguro de vida!


Hoje me ligaram da vaga dos meus sonhos do emprego dos meus sonhos me chamando para uma entrevista com a diretora na 6a feira.  Gentilmente tive que recusar, dizendo que desde a última entrevista tínhamos recebido a confirmação do mestrado etc.  Foi muito estranho, eu esperei ANOS por essa oportunidade, e agora simplesmente tive que recusar.  Coisas da vida.


Marquei acupuntura para amanhã para acalmar meus nervos!


Na virada da meia-noite de hoje, faltarão exatamente 3 meses para o nosso embarque!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pendências...

Com a viagem se aproximando, ontem nem conseguia dormir direito pensando em todas as pendências que temos até a viagem.  Algumas são mais da minha cabeça perfeccionista do que qualquer outra coisa.

Detalhe que dia 10/7 é o casamento do meu irmão e dia 11/7 embarcamos pra Argentina para nos despedirmos da família do meu marido lá (aproveitando que é aniversário de 90 anos da avó dele).  Voltamos 19/7 e dia 29 é o nosso embarque!

Vamos lá:

- Tentar mudar o horário do voo de IAD para YYZ
- Reservar lugar do cachorro no voo - OK - 23/04
- Comprar caixa de transporte do cachorro
- Imprimir formulários do visto e estudar preenchimento correto
- Providenciar fotos extras para o visto (temos 2, parece que são 6)
- Providenciar históricos escolares meus (e tradução) para validação do diploma lá - Desisti!  Fui ler com calma e achei que não vale à pena o trabalho agora.  Se algum dia for estudar lá faço isso! 23/04
- Tradução do diploma do marido e envio para U of T
- Vender o carro 1 (Honda Fit) - não aguento mais!  Alguém quer comprar???
- Preencher declaração para solicitar meu passaporte português (isso é outra história...)
- Providenciar certidão de nascimento do marido na Argentina e respectiva tradução/legalização para mandar pra Portugal para o meu passaporte português
- Mandar arrumar o vestido que vou usar no casamento do meu irmão que emperrou o ziper
- Terminar de passar meus VHS para DVD
- Comprar saquinhos de camelô para levar CDs/DVDs
- Decidir CDs e DVDs que vão e que ficam.  Passar músicas para computador dos que ficam e embalar os que vão nos saquinhos de camelô
- Tentar transferir as fotos de alguns álbuns para minimizar o volume
- Fazer back up de TUDO no HD externo
- Terminar o meu trabalho do MBA (URGENTE!)
- Achar lugar para ficar nas primeiras semanas em Toronto
- Providenciar declarações do veterinário/ministério para viagem do cachorro
- Mandar pintar o apartamento antes de devolver pro proprietário
- Preparar procurações para deixar no Brasil
- Pegar declaração de nada consta da seguradora do carro e do Detran
- Checar quando começa o nosso seguro saúde (parece que é 1/9) e providenciar seguro particular para o 1o mês
- Cobrar Submarino Viagens da diferença que eles me devem por eu ter achado uma tarifa mais barata da passagem pra Argentina em outro site (isso vai dar uma dor de cabeça...)
- Checar se o estorno da Blockbuster Online finalmente entrou na minha conta
- Cancelar contas em bancos e cartões que não vão
- Ir transferindo aos poucos o $ para o Canadá pelo HSBC
- Decidir tudo que vai e o que não vai (essa é a pior parte!)
- Preparar o bazar - detalhe que tem móvel meu na casa da minha avó, da minha cunhada... e tem umas coisas "mico" pra vender, tipo equipamento de mergulho etc
- Montar caixas e etiquetar com as coisas que ficam, mas devem ser levadas depois
- Fazer o website do bazar e as vendas propriamente ditas!
- Vender carro 2 (Fielder), que by the way está alienada
- Preparar declaração de saída definitiva e avisar o banco quando mudar
- Avisar headhunters canadenses da data da minha ida
- Mudar meu "location" no LinkedIn para Toronto - OK!!!
- Fazer depilação à laser - 1a sessão marcada pra 2a feira!
- Marcar dentista
- Marcar "revisão" médica


Acho que é basicamente isso, rs rs rs.  Detalhe que todas essas pendências são pra mim, nenhuma pro meu marido (vamos ter que dar um jeito nisso!).  E no meio de tudo isso ainda tenho meu trabalho e Copa do Mundo!

Fora todas as despedidas, bota-fora, happy hours...  Felizmente o casamento do meu irmão vai servir como despedida da parte da família que mora mais longe, pois será apenas 3 semanas antes da nossa viagem.

Ha, isso porque a luz da nossa cozinha está meio que pifando e nós decidimos que não vamos mandar arrumar!  Azar de quem alugar o apto depois da gente!

Chegou a carta da U of T!!!!


Queridos leitores,

Chegou a carta da U of T!

Quer dizer, mais ou menos. O que aconteceu foi o seguinte: fui chamada pra participar do processo seletivo da empresa dos meus sonhos e do cargo dos meus sonhos aqui no Brasil. Aí fiquei naquela dúvida: vou ou não vou? A gente já tinha recebido um e-mail informal dizendo que o marido tinha sido aprovado e que em breve receberíamos a carta oficial (isso em 23/3) mas até agora nada. Mas eu sou daquelas que só acreditam vendo - acabei indo na 1a entrevista para o emprego, mas pedi pro meu marido mandar um e-mail lá pra universidade explicando a situação e perguntando da carta.

Eles, super prestativos, logo na sequência mandaram um PDF da carta (que tinha data de 17/4, ou seja, sábado passado). Isso foi na 3a feira ou seja, se qualquer coisa, a carta foi colocada no correio na 2a desta semana. Ficamos SUPER, ULTRA, MEGA FELIZES! Não só pelo nosso sonho de ir pro Canadá estar mais perto, mas também pelo orgulho de o meu marido ter sido aprovado no mestrado de uma universidade de tanto prestígio quanto U of T!

Eles pediram o diploma da graduação original (!) dele, mais uma tradução juramentada como documento adicional para fechar todo o processo. Já mandamos um e-mail pra lá perguntando como proceder - quando eles pedem originais, as pessoas normalmente vão lá pessoalmente levar e eles ficam com uma cópia. Ainda não sabemos como vamos proceder, mas depois de todo o trabalho que deu buscar os históricos (em 4 universidades), levar tudo pra traduzir etc o diploma é o de menos. Provavelmente vamos ter que "morrer" com mais 100 e poucos reais de FedEx, mas faz parte.

Quando recebermos a carta oficial pelo correio, temos que devolver a offer letter assinada para ele garantir a vaga. Estou atrás do carteiro aqui da rua pois, pelo que vimos, eles mandaram assim: número do apartamento, nome da rua, número do prédio. Quero ver se amanhã encontro o nosso carteiro pra avisar que, quando chegar uma carta assim, é pra entregar aqui!

Com todo respeito, acho o maior atraso de vida essa coisa de mandar documento oficial pelo correio - talvez eles façam isso porque confiam no correio deles, mas eu não confio não: cartas são extraviadas, carteiros entram em greve, atrasos na entrega etc etc etc. Pra isso que inventaram internet: deviam colocar a lista de aprovados ou, pelo menos, as pessoas que se inscreveram deveriam poder checar o status pela internet. Mas enfim...

Estamos então aguardando o envelope oficial para poder dar entrada no visto (quer dizer, antes o marido precisa renovar o passaporte dele, que está marcado para 3/5).

O interessante é que o emprego dos meus sonhos na empresa dos meus sonhos pareceu pequenininho comparado com a perspectiva de uma nova vida no Canadá!

Faltam 97 dias!

PS: by the way, meu marido manda avisar que hoje está um forno!  Contando os dias pra o freezer, rs rs rs

PS2: a foto deste post é de minha autoria, modéstia à parte!

domingo, 18 de abril de 2010

Passagens compradas!


Como assim??? Que doideira, a gente não tem a carta oficial da universidade muito menos o visto!

Bom, como já havia postado antes, decidimos ir com as milhas da United só de ida (metade das milhas ida-e-volta, ou seja, 27,500 por passageiro). Desde antes da Páscoa, começamos a dar uma olhada no site da United periodicamente pra ver se tinha lugar nos voos. Na 1a busca, achei dois lugares apenas no dia 11/8 - depois disso, só em setembro depois do início das aulas. 2a passada, olhei de novo e só achei lugar no dia 4 de agosto - depois disso de novo, só depois do início das aulas. 4a feira decidimos emitir as passagens de uma vez e, surpresa, não havia nenhuma data disponível em julho, nem agosto, só depois de 20/9 (as aulas começam dia 13).

Depois dessa decidi entrar todos os dias no site pra acompanhar e ver quando apareceria algum lugar. Por experiência própria (fui de milhas United para os EUA e Canadá agora em março), sei que todo dia a disponibilidade muda, principalmente perto da data da viagem. Agora à noite entramos no site e, voilá, encontramos 2 lugares no dia 29/7 via Washington. A escala não é lá muito boa (chegamos 6:30 am e o voo pra Toronto é apenas 3 pm), mas decidimos fazer de uma vez e fico acompanhando o site pra ver se abre lugar no voo do meio-dia.

A United não cobra nada para mudança de data ou horário da passagem, então será tranquilo mudar o voo de IAD para YYZ assim que tiver lugar. E, se qualquer coisa acontecer, a passagem é válida por um ano da data de emissão ou, se o pior acontecer, eles cobram uma taxa de US$150 para devolver as milhas para a minha conta.

Aproveitei e mudei o ticker to blog para a data do nosso embarque, e não mais a data de início das aulas em U of T. A partir dessa 2a feira, faltarão exatamente 100 dias para o nosso embarque!

sábado, 17 de abril de 2010

Welcome kit e mudanças no HSBC Premier



Oi pessoal,

Desculpem a demora, mas gosto de estar com tempo pra postar tudo com calma, então às vezes esse tempo demora para aparecer, rs rs rs.

Semana passada recebemos nosso Welcome Kit do HSBC Canada. Veio um pacote DHL com os talões de cheques e cartões de débito (olhem que bonitinhos os talões na foto) e outro pacote DHL chegou com as senhas. Sinceramente, ainda não tive tempo para sentar com calma, ligar no Hotline de lá (tenhou mas dúvidas com relação a uns pagamentos que recebo que já quero passar pra essa conta) e usar o Global View do internet banking. Quem sabe essa semana consigo.

Não recebemos cartões de crédito. Eles nos avisaram que, para termos cartão de crédito no Canadá, tínhamos que ter a conta no banco no Brasil há no mínimo 6 meses. Portanto, abrimos a conta no momento certo, 6 meses antes de irmos pra lá, que vai dar o tempo justo. Outra coisa é que eles dizem que não entregam cartão de crédito para endereços fora do Canadá - já vi em alguns blogs pessoas dizendo que receberam aqui. Por via das dúvidas, dei uma de "migué" e pedi o cartão dando o endereço de entrega de nossos amigos no Canadá. Se chegar aviso.

Uma coisa importante que aconteceu na semana passada foi a mudança na renda mínima para ser cliente Premier. O HSBC lançou uma nova modalidade de conta, chamada HSBC Advance - que fica entre o normal e o Premier, para clientes com renda mensal entre R$3.500 e R$7.000. Cliente Premier agora só com renda acima de R$7.000 (antes era R$5.000) ou investimentos acima de R$50.000. É a máxima do "não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje", já que as regras podem mudar sem aviso prévio.

As dicas que eu dou: o fato de a pessoa ter a renda, não significa que eles vão abrir a conta. Meu marido tinha renda comprovada por IR maior e eles me ligaram dizendo que ele não havia sido aprovado como titular. Aí eles disseram que eu tinha sido aprovada (isso que no meu IR do ano passado não tinha conseguido comprovar o valor, já que fiquei alguns meses sem trabalhar). Quando perguntei porque, descobri que é pelo fato de eu ser titular de uma conta no Itaú Personnalité e de uma conta Van Gogh no Banco Real. Eles me disseram que clientes que são Personnalité, Van Gogh etc etc em outros bancos são "pré-aprovados" para ser Premier (do tipo, se o outro banco acredita nele eu também vou acreditar). Eles só abriram a conta com o meu marido como titular quando eu mandei pra eles uma cópia da folha de cheque do Personnalité mostrando que ele era o co-titular da conta. Isso foi o que o pessoal da minha agência falou, mas lembrem que essas análises de banco a gente nunca tem como saber o resultado.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Utilidade Pública - Blog Brazucas no Canadá

Gente,

Hoje procurando um assunto de trabalho no Google (juro, não estava pesquisando Canadá) encontrei o blog Brazucas no Canadá (http://brazucanada.br4it.com), que agrega posts de vários blogs de pessoas que "vivem, estudam ou sonham com o Canadá".

Vale conferir, os blogs selecionados são muito bons!

Este humilde blog foi cadastrado hoje!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Passaporte argentino


Depois de muito tentar, finalmente conseguimos ligar no telefone do consulado para marcar o "turno" para renovar o passaporte do meu marido. O segredo aqui, foi digitar "atendimento em espanhol" no menu do telefone do consulado - quando a gente digitava "atendimento em português" tocava, tocava e ninguém atendia.

Bom, só consegui o tal turno para dia 3 de maio. Pelo menos é o que eles chamam de prórroga do passaporte - ou seja, não é um novo, eles só escrevem (à mão mesmo!) que o passaporte foi prorrogado por mais 5 anos. Portanto, sai na hora.

Ou seja, mesmo que a carta da universidade chegue antes não poderemos dar entrada no visto antes do dia 3/5 (se não, o consulado dará para o meu marido o visto de entrada e saída do Canadá apenas até setembro desse ano, mesma história minha).

Bom, uma pendência a menos!

domingo, 4 de abril de 2010

Passaporte brasileiro


Uma das pendências que tínhamos para o mês de março era solicitarmos passaportes novos. O do meu marido vence em setembro - ou seja, não dá mais pra usar pois não tem os 6 meses de validade que a maioria dos países exigem. O meu venceria só em março de 2011 - então por que tirar passaporte novo? No nosso caso, teremos um visto de visitante (temporary residente visa) acompanhando pelo study permit, pro meu marido, e work permit no meu caso pela duração do curso (2 anos). E aí que está o pulo do gato: o consulado canadense, diferente do americano, não dá visto com duração além da validade do passaporte. Ou seja, meu passaporte vencendo em maio de 2011 o visto venceria junto eu teria que solicitar um novo visto para poder entrar e sair do Canadá após essa data - muita confusão. Então decidi tirar um passaporte novo.

Simples, não? Não! Preenchi o formulário e paguei a taxa no banco antes da minha viagem no começo do mês - como agora precisa marcar hora pra ir na PF, pensei "pago agora e já agendo pra quando voltar da viagem". Ledo engano. O agendamento aqui em São Paulo só é liberado com 24hs de antecedência - ou seja, hoje você só consegue agendar pra amanhã. OK, voltei de viagem, vamos marcar. Entro no site da PF e tudo lotado - tudo, em todos os postos. Entro de novo no dia seguinte, mesma coisa. Eis que resolvo usar o Tio Google e coloquei palavras-chave mágicas e descobri o X da questão: os caras mudaram a empresa do agendamento e, óbvio, estão com "problemas". O segredo é que eles atualizam o site todos os dias às 10hs da manhã - ou seja, ou você está logado 10 da manhã tentando agendar ou outras pessoas que também usaram o Google (além de despachantes e atravessadores em geral) estão fazendo isso e vão pegar todos os horários disponíveis.

Finalmente chegou o dia que estaria tranquila 10 da manhã. Me loguei no sistema 9:50 e comecei a clicar. Clica, clica, clica em vários postos de atendimento. Até que consegui no Shopping Tatuapé numa 2a feira 5 da tarde - 2a é meu rodízio e moro longe do Tatuapé (fora que tem que depois ir buscar no mesmo lugar). Enquanto pensava nisso, já era - o lugarzinho no Tatuapé foi pego por alguém. Clica, clica, clica, clica e 10hs e uns quebrados apareceram os horários do shopping Eldorado pro dia seguinte. Sim, todos os horários. Clico 11hs - enquanto a página carrega, já era, pegaram! Clico 11:30 e, ufa, consegui agendar.

Chegando lá no shopping o atendimento foi exemplar. Super rápido (fui atendida até antes do horário marcado) e eles ainda mandam um e-mail avisando quando o passaporte estará pronto (leva em média 1 semana).

Quanto ao meu marido - bom, ele nasceu na Argentina e o atendimento no consulado argentino é tão ruim quanto, ou pior, que repartições públicas brasileiras. Ele precisou ir até o consulado só pra pegar a informação do que ele ia precisar, pois os caras simplesmente não atendem o telefone! Imagina se eles estivesse precisando de ajuda urgente do consulado por alguma emergência? Enfim, aí eles passaram uma lista de telefones pra ele ligar pra agendar o horário dele, mas eles só atendem esses números específicos depois do almoço. Até agora esta pendência continua. Próximo capítulo será postado em breve!

Novidades da universidade

Num post anterior comentei que a "program chair" da U of T falou pro meu marido "I am sure you will be accepted" depois da última conversa que eles tiveram. Agora, ela mandou um e-mail dizendo que ele foi sim aprovado, mas explicando que vamos receber 2 cartas pelo correio: uma dizendo que ele foi recusado pro programa original que ele se candidatou, e outra dizendo que ele foi aprovado pro outro curso.

Eu, como só acredito vendo, estou aguardando ansiosamente a carta oficial da U of T chegar pelo correio com a aprovação dele. Enquanto isso, estamos insistentemente entrando no sistema da universidade pra ver se aparece um "decision made" - mas por enquanto, só "under review".

Haja ansiedade!

Enquanto isso, nossa cabeça já está mais lá do que cá: pondo preço em tudo que temos em casa, já começando algumas despedidas de pessoas que não são tão próximas e provavelmente não veremos mais... essa (acho) é a parte mais difícil.

Tá chegando!