Olá leitores,
Depois de um hiato sem postar por conta das férias, chegou a hora do primeiro post do ano ainda em ritmo de férias - availação da Copa Airlines nos voos entre Toronto e Brasil.
Quase um ano atrás fiz esse
post em primeira mão anunciando o novo voo da Copa para Toronto com conexão no Panamá. Na época lembro do pessoal no grupo de e-mail perguntando "afinal essa cia é boa" etc etc, pois muita gente nunca havia nem ouvido falar nela. O marido foi pro Brasil em julho pela Copa tranquilamente, mas agora foi a minha vez.
Prós:
- Preço: Quando estávamos pesquisando a passagem mais ou menos em março para essa viagem do final do ano, todas as outras cias aéreas (incluindo as americanas, com escala e tudo), estavam com preços em torno de 2 mil dólares e a Copa saiu por pouco mais $1,100.
- Escala imediata no Panamá, sem visto: viajando pelas companhias americanas além da necessidade de visto americano, a escala nos EUA tem que ser de no mínimo 3 horas entre o BR e Canadá, pois é preciso passar pela imigração americana (em Toronto e vários outros aeroportos canadenses, a imigração americana é feita no próprio Canadá), além de vários dos aeroportos americanos serem enorrrrmes. Já no Panamá, o aeroporto é pequeno e a Copa estrutura os horários para que as conexões sejam rápidas, além de não precisar passar por raio-x, imigração etc etc por lá.
- Voos para várias cidades do Brasil: a Copa voa do Panamá direto para Manaus, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre além de São Paulo.
- Voos para várias cidades da América do Sul: na volta eu estava em Buenos Aires, então fiz o voo BsAs - Panamá, depois Panamá - Toronto. O preço foi o mesmo se eu tivesse voltado de São Paulo e o trecho SP-BsAs fiz com milhas Smiles pela Gol
- A Copa faz parte da Star Alliance: isso sempre facilita conexões etc etc. Por enquanto o programa de milhagem da Copa não está interligado ao Fidelidade TAM ou Aeroplan (estará a partir de abril, se não em engano), mas com a fusão da Continental com a United, as milhas ganhas no OnePass pela Copa podem ser transferidas para a United (sorte minha, pois já tenho milhas com eles).
Contras:
- Escala: qualquer voo que tenha escala na minha opinião é uma desvantagem. Mas, com a diferença de preço vs. a Air Canada, paciência. E se você é de qualquer outra cidade que não seja São Paulo, vai ter que fazer escala de qualquer maneira, então...
- Aeroporto da Cidade do Panamá: comparado com vários aeroportos Brasileiros até que é ok, mas comparado com os canadenses... Exemplo: chegam 10 voos juntos, 120 passageiros cada um e o banheiro feminino só tem 4 cabininhas (sendo que uma está quebrada). Ou seja, fila de 15 minutos no mínimo, não tem sabonete pra lavar a mão etc (papel tem, felizmente!). Pelo menos há vááárias lojinhas de duty free pra passar o tempo se sua escala for maior. E é bom avisar, abriram uma praça de alimentação nova num mezanino com vários fast foods legais, então não é preciso ficar apenas na base de sanduíche ruim.
- Horário dos voos: os voos para Toronto são diurnos - saem umas 8 da manhã e chegam 11:30 da noite (varia de acordo com o horário de verão). Na ida para o Brasil, o problema é que se chega em SP ou 2 da manhã na conexão imediata, ou é preciso ficar 7 horas no aeroporto do Panamá pra chegar 7 da manhã. Na volta para Toronto, a chegada às 11:30 da noite não é ruim se você já mora no Canadá, mas se estiver chegando pela primeira vez com 10 mil malas, pode ser bem confuso.
Com relação aos aviões, viajei em 737-800 com fileiras de 3 bancos de cada lado. A distância do assento da frente até que é boa (muito maior que nos aviões da United, por exemplo), então viaja-se em relativo conforto. Dos voos que eu peguei, em apenas um havia aquelas TVs individuais (nos outros 3 havia apenas aquelas telas no teto) - mas, economizando quase mil dólares na passagem, é só levar um livro e pronto.
O serviço de bordo é bem farto, a comida bem razoável com muitas opções de bebidas (inclusive alcoólicas). Louve-se já que na minha viagem de volta a Copa foi responsável pelo meu café da manhã, almoço e jantar.
Resumo da ópera: se o preço for interessante, a Copa é uma boa opção, principalmente pra quem não tem visto americano. Se a diferença de preço não for significativa, vale fazer uma bela avaliação do que está disponível, principalmente por conta dos horários dos voos.