sexta-feira, 9 de março de 2012

A primeira "bidding war" a gente nunca esquece! Comprando casa em Toronto

Mais uma da série Imóveis!


Na minha vida de família meio nômade, meus pais compraram e venderam muitas casas no Brasil e é sempre aquela história "pede 270 pra fechar por 250".  Graças ao meu canal de TV favorito HGTV, eu aprendi cedo o que é uma bidding war, o que nos ajudou a saber o que esperar quando passamos por isso.

Vários bairros de Toronto (e do Canadá) não têm oferta suficiente de imóveis pra tanta demanda.  Com os juros baixos, crescimento da imigração etc a demanda por imóveis só tem subido, principalmente num patamar de preço um pouco menor e para casas novas/reformadas.  Os donos de imóveis e seus corretores sabem disso e acabam gerando as famosas bidding wars, que nada mais são que leilões de envelope fechado pra ver quem dá mais num imóvel.

Nós estávamos há meses olhando bairros, opções, mortgages etc etc pois, assistindo esse programas de TV (recomendo o Property Virgins no canal HGTV e o Property Brothers do W) comecei a perceber que aqui não dá tempo de pensar não - viu o imóvel que quer tem que decidir na hora, estar bem informado sobre a vizinhança e fazer a proposta o quanto antes, sob o risco de perder o negócio pra outro.

Numa de nossas andanças por open houses (veja post anterior) achamos um imóvel que gostamos, numa localização excelente e que estava no budget.  Virei pro meu marido e falei: é isso!  Foi o primeiro lugar que vimos, gostamos e conseguiamos nos ver morando lá depois de ver provavelmente mais de 100 open houses nos últimos meses.  O problema é que ainda não tínhamos conseguido fechar o valor e taxa de mortgage com o banco (tínhamos ido ao HSBC aquele dia e o gerente não estava).  Chegamos em casa e ligamos pra super Priscilla (a mesma realtor que nos ajudou a alugar o apê que moramos) perguntando a opinião dela sobre o valor, localização etc etc.  Isso foi sábado à noite, domingo de manhã voltamos no imóvel com a Priscilla pra ver de novo pra decidir se íamos em frente ou não.

Decidimos que íamos fazer uma oferta e aí começou a correria: financiamento (só conseguimos graças à Priscilla - nota zero pro HSBC aqui), advogado, home inspection...  Isso porque ganha bidding war não só quem dá mais, mas também que põe menos "conditions" - o dono do imóvel não quer vender pra quem pode dar pra trás.  A corretora que estava vendendo marcou para 3a de noite a apresentação das propostas, 3a de manhã a Priscilla conseguiu o financiamento e o ok do advogado quanto à papelada, 3a de tarde fizemos a home inspection que acabou justo na hora das ofertas.  Fomos pro Starbucks e estávamos nos sentindo igualzinho ao pessoal dos reality shows, parecia que ia entrar um cameraman pra filmar nossa reação.  Decidimos com a Priscilla o valor da oferta (nessa hora sabíamos que havia outras 2 ofertas) e fomos em frente com um valor bem agressivo.

Ficamos esperando um tempão com o coração na mão, pois descobrimos que havia mais 7 ofertas!  A Priscilla ficou conosco enquanto os outros corretores apresentavam as suas quando toca o celular dela.  Era a corretora da venda falando que estava entre nós e uma outra oferta, perguntando se não podíamos melhorar o número.  Eu já tinha imaginado isso (tinha visto na TV!!!), então fomos pro tudo ou nada - o que a Sandra do Property Virgins sempre fala é que você tem que ficar tranquilo com o valor ganhando ou perdendo, ou seja, não achar que pagou demais nem achar que poderia ter dado mais um pouco.

5 minutos depois toca o celular da Priscilla - perdemos!  Quê??????  Nossa oferta foi 40 mil dólares acima do preço que eles estavam pedindo e perdemos!!!  Sim caros leitores, essa é a realidade das bidding wars (e dos compradores desesperados que pagam o que for só pra acabar com essa palhaçada e poderem se mudar de uma vez).  Hoje mesmo vi na TV que uma casa foi vendida por 432 mil dólares acima do preço inicial - socorro!

Depois de toda a descarga de adrenalina, voltamos pra casa $350 mais pobres (por conta da home inspection que pagamos!) e sem casa!  Mas com o aprendizado de tentar a todo custo evitar uma bidding war, mas que isso nem sempre é possível.  Ah, depois descobrimos que perdemos por conta de 1.900 dólares (it wasn't meant to be!).

Pra saber se uma casa vai entrar ou não em bidding war, normalmente é quando o preço é muito bom pra ser verdade (o famoso quando a esmola é muita o santo desconfia) e quando no listing o corretor coloca que vai aceitar ofertas dia tal hora tal.  Normalmente eles fazem um open-house no final de semana e recebem ofertas numa 3a feira pra dar tempo do pessoal organizar financiamento etc.  O seu corretor consegue confirmar pra você se eles vão estar "holding off" offers ou não.

Pra quem tiver curiosidade, sugiro procurar os seguintes termos no Google:
- Bidding war
- Bully offer
- Multiple offers
- Holding off offers