Pessoal, estou há mais de um ano pra escrever esse post, mas como meu médico de família está aceitando novos pacientes, achei o timing bom.
Bom, que acompanha o blog sabe que estamos aqui com visto temporário (na reta final agora pra o PR). Quando chegamos, estávamos com o seguro saúde de international students da U of T, que era pago. Quando comecei a trabalhar, meu chefe falou que eu tinha direito a OHIP. Achei muito estranho mas fui verificar - se você é empregado full-time tem direito a OHIP mesmo que esteja com visto temporário! São 3 meses de carência a partir do dia que você é contratado e o procedimento pra fazer a carteirinha é muito simples - ir no Service Ontario com passaporte, work permit e uma carta da empresa com a data que você começou e, voilá, tens OHIP. Para o meu marido, foi só ir lá com os meus documentos e ele também conseguiu por ser spouse.
Dica: o Service Ontario tem um serviço maravilhoso de marcar hora para o OHIP! No site tem o telefone, é só escolher o local mais próximo e ligar. Liguei pra marcar e quando cheguei no local fui atendida em 10 segundos! Alguns S.O. são super cheios, então vale muito à pena fazer isso. E não se preocupem em fazer correndo - a carência começa a contar do dia que você ficou elegível (dia do landing pra quem tem PR, dia que comecei na empresa no meu caso). Quando fui lá já tinha cumprido meus 3 meses de carência e já saí com o número do health card válido.
De novo, quem me recomendou o Dr. Chan foi o meu chefe. Quando soube que ele estava aceitando pacientes corremos pra marcar horário. A clínica fica num bairro que ainda é meio industrial, mas é relativamente central e não muito longe de casa. A clínica é uma graça, tudo novinho, lindo, limpinho, computadorizado... ficamos chocados (no bom sentido) - e pensar que QUALQUER PESSOA pode ir nesse médico sem pagar um centavo! A 1a consulta foi um "meet & greet", pra fazer a ficha e ver se "o santo bate", rs rs rs. Eu filha de médico achei um pouco estranho o tratamento direto ao ponto do doutor filho de chineses na 1a consulta, mas agora já acostumei. Não tem minha linda, minha querida, como está seu pai etc, mas em compensação ele nunca atrasou uma consulta, é tudo no relógio (e só pode levar uma reclamação por consulta - se tiver com dois problemas, tem que marcar duas consultas!). Em junho fiz o "physical", que é o check up anual recomendado - o physical é aquela medicina das antigas mesmo, martelinho no joelho e tudo, mas que normalmente é a mais eficaz. Ele pede também aqui exames de sangue de rotina pra checar colesterol etc. Tive uma queixa e marquei uma consuta com ele depois do physical - ele me colocou numa medicação e fiz mais umas 3 ou 4 consultas de acompanhamento dos sintomas até encontrar a dosagem certa do remédio, espetacular!
O Dr. Chan é super jovem (deve ter uns 35 anos no máximo) e está sempre todo estiloso, cabelo com gel, gravata colorida etc. Já me falaram que a vantagem de um médico jovem é que você vai "envelhecendo" com ele e tem a chance de ir lá durante muitos e muitos anos (e não precisar procurar outro médico na hora que o seu quiser se aposentar!).