quinta-feira, 12 de julho de 2012

Cruzamos os 50,000 pageviews!

Aqui vai um agradecimento aos leitores!  Obrigada pela audiência!


Entre ontem e hoje alcançamos a marca de 50,000 pageviews!  Temos em média umas 100 visitar por dia, apesar dos poucos comentários :-)

Podem comentar à vontade que eu adoooro!

Bjo

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Atualização de documentos - como gastar menos no envio

Olá meu povo,

Como estamos todos em ritmo de exames médicos, combos, envio de passaportes etc, resolvi fazer esse post sobre a entrega da atualização de documentos que nos foi solicitada em maio.

Os antecedentes todos foram até fáceis, tirei tudo pela internet (thank god só morei no estado de SP!) e a cunhada já tinha a procuração pra ir no PoupaTempo tirar o antecedente do maridón que é argentino (e algo bizarro aconteceu - o rapaz do PoupaTempo disse que meu marido tinha RG, até mostrou o arquivo pra minha cunhada.  Detalhe que ele nem brasileiro é.  Mistéééério).  O que demorou mesmo foi eu me organizar pra preencher os formulários todos de novo, haja saco! - fora que é tudo em pdf, fiz no computer da firma onde não pode instalar programinhas que preenchem pdf.  Depois de preencher tudo na hora de mandar o processo esse consulado fica tirando uma com a nossa cara pedindo tudo de novo - por isso, tenham cópias de TUDO que mandarem, assim é só dar ctrl-C, ctrl-V (quem me dera, tive que digitar tudo de novo).

Aí quando meus pais chegaram aqui pra visitar, além do pedido dos exames me entregaram o original da certidão de antecedentes do marido.  Surtei total, pois não tinha pedido pra minha cunhada mandar e, na minha cabeça, eu ia mandar todos os arquivos pra ela por e-mail, ela ia imprimir pra mim e colocar no correio em SP, certo?  ERRADO!

Como todos os antecedentes podem ser checados pela internet, na boa, ninguém precisa do original e achei óbvio que no ano 2012 uma simples atualização de documentos pudesse ser mandada por email.  Perguntei no grupo do Facebook, ninguém sabia direito a resposta e fui direto a fonte, mandei um email pro consulado.  Resposta: 

The original signed forms and Police certificates are required, please mail them.
Best regards,
The Visa Section / La section des visas

Afff!  Sorte que a cunhada mandou o papel pelos meus pais, se não tava ainda mais complicado.  Agora quem já mandou carta do Canadá pro Brasil sabe que não é um serviço assim, 100% confiável, infelizmente.  O XPressPost do CanadaPost (tipo Sedex, com entrega em 7 dias) estava saindo uns 70 dólares.  O povo todo do FB falando pra eu mandar por FedEx, que é mais garantido etc etc.  Nisso concordo, mas estava dando $120 (do Brasil pra cá paguei 120 reais, não entendo pq daqui pro Brasil sai 120 dólares!).  Pesquisei DHL, UPS, tudo mais ou menos na mesma.  E na boa, com tanta despesa que estamos tendo e sabendo que vamos ter que usar FedEx pra mandar e receber os passaportes, estava querendo economizar.

Uma amiga dos tempos de comunidade de casamento do Orkut e que hoje mora aqui se ofereceu pra levar o envelope pra mim e colocar no correio no Brasil, oferta pela qual sou muy grata.  Mas aí tive um momento eureka - quanto custa pra mandar dos EUA para o Brasil?  Estava indo pros EUA naquela sexta-feira e, como todo canadense sabe, praticamente tudo nos EUA é mais barato.

BINGO!  Até o FedEx era mais barato!  Era $85 ao invés de $120!  Mas eu que sou "frugal" como dizem meus colegas de trabalho, pesquisei e encontrei um serviço do correio americano USPS que se chama Express Mail por $38 e tem entrega garantida em até 5 dias úteis.  Pra quem esperou 2 anos, 5 dias úteis tá bom demais.

Lá fui eu no correio nos EUA.  Minha mãe de intercâmbio tendo deja vu, pois na época do intercâmbio ela precisava me levar no correio praticamente todo final de semana!  $38 doletinhas e, imaginem, os 5 dias úteis começavam a contar no sábado mesmo, que pra mim sempre foi dia "inútil" (lá correio abre sábado, felizmente!).

Estou eu toda feliz acompanhando o tracking pelo site até que ele simplesmente pára de ser atualizado na hora que deixa os EUA.  Medo!  Cadê meu pacote???  Me cadastrei no sistema de confirmação de recebimento e recebo um email dizendo que não foi possível confirmar a entrega!  What???

Mandei email pro consulado perguntando se o envelope chegou (sem resposta), tentei ligar 287 vezes lá pelo calling card e não consegui (quem está no Brasil e reclama de ligar no consulado é porque não tentou ligar no consulado estando aqui!) até que resolvi usar o site do USPS de novo e tardou, mas o tracking inteiro apareceu lá:


Demorou apenas 4 dias úteis pra chegar o envelope, mas foi com emoção!  O tracking é que demorou bem mais que 4 dias úteis pra ser atualizado!

Fica a dica: mandar pacotes ou encomendas pelo correio dos EUA.  Inclusive ano passado quando fizemos compras de Natal nos EUA já passamos direto no correio lá, assim não pagamos imposto pra cruzar para o Canadá e o pacote já seguiu caminho direto pro Brasil por muito menos do que cobra o CanadaPost.

Agora estamos aguardando o pedido dos passaportes!  Nesse pretendo morrer com o $$ da FedEx - sem emoção, please!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Estou virando gente no Canadá - estão me oferecendo crédito!


Como meu pai sempre diz: o importante nessa vida é ter crédito!  Mais até do que ter dinheiro, rs rs rs.

Como todos estão cansados de saber, imigrar é um renascimento também na hora do crédito.  Se não fosse o HSBC, na chegada estava todo mundo limitado ao limite minguado do cartão que dão pra newcomers (em geral mil dólares, muitas vezes tendo que deixar os mil dólares lá de garantia).

Logo depois que consegui meu emprego abri uma conta no CIBC atrás das milhas da Air Canada.  Óbvio que pedi também o cartão pra ganhar mais milhas ainda.  Pela renda, eu tinha de sobra pra ser aprovada para o Aerogold, mas só fui aprovada pro Classic e com limite de $1,000.  O gerente falou - espera uns meses e depois pede o Aerogold.

Alguns meses depois chega uma cartinha lá em casa oferecendo o Aerogold pro marido.  Ele aceita e recebe seu super cartão gold recheado de milhas!  Eu aproveito o ensejo e mando o pedido pro meu cartão - recusado!!  Aff!

Mais alguns meses se passam e o CIBC me manda uma cartinha dizendo que, como sou ótima cliente, eles vão aumentar meu limite para $2,500.  Uhu!  Celebramos cada vitória!

Logo na sequência, o CIBC me manda outra cartinha (sem comentários sobre o esperdício de envelope, selo etc) dizendo que, como sou excelente cliente, eles estão me oferecendo o Aerogold (o que eu queria desde o início!) e ainda sem a 1a anuidade!  Ou seja, milhas na conta sem gastar.  Uhu!!!!

Não sei se é o fato de agora termos o mortgage, tempo de Canadá, boa cliente no CIBC (provavelmente uma combinação de tudo), mas agora recebo mais uma cartinha oferecendo pra aumentar meu limite pra $5,500.

Estou virando gente!