terça-feira, 30 de março de 2010

Entrevistas de emprego em Toronto

Bom pessoal, minha visita a Toronto foi extremamente produtiva. Fiz 3 entrevistas que foram ótimas.

Na verdade, as entrevistas não foram para vagas específicas. Entrei em contato com alguns headhunters que fui selecionando ao longo dos últimos meses através do LinkedIn (quem ainda não tem perfil no LinkedIn corra para fazer o seu e se cadastrar nos diversos grupos de emprego no Canadá para ir acompanhando os posts!). Acabei conseguindo uma na Lock Search Group e a outra na Mandrake. O consultor da Lock acabou de recebendo por apenas 20 minutos e foi bem direto comigo, dizendo que como nunca trabalhei no Canadá etc etc seria melhor buscar uma vaga de assistente do que de gerente. A consultora da Mandrake foi bem mais simpática, mas a conclusão dela acabou sendo a mesma - melhor começar como assistente. Até porque, começar como gerente sem conhecer o mercado pode realmente não ser uma boa. Ambos consultores pediram para eu avisá-los próximo da data da nossa ida para lá, para que eles comecem a me considerar para as vagas.

A outra entrevista, essa a que mais valeu à pena, foi networking mesmo. Fiz entrevista com o antigo diretor de marketing (e atual general manager de outra divisão da empresa) de uma empresa que trabalhei aqui no Brasil vários anos atrás. Eu adorava trabalhar nessa empresa, mas eles fecharam a operação aqui e tive que sair mas, felizmente, eles têm operação no Canadá. Entrei em contato com meu antigo diretor que agora é VP nos EUA e ele me indicou essa pessoa no Canadá. Aí foram outros 500, pois cheguei pra conversar com ele super bem recomendada por esse meu antigo diretor. Ele me recebeu por quase 1 hora, deu várias dicas e me falou que no momento não tem nada lá, mas de repente até setembro aparece algo. E ficou de ir me ajudando com os contatos dele desde agora, assim se aparecer alguma coisa com o meu perfil ele me indica.

Achei que as entrevistas foram super produtivas, pois acabei "adiantando" esses contatos, que provavelmente só faria ao chegar ao Canadá. Quem sabe os astros se alinham e eu consigo um emprego lá rapidinho?

Quanto a voltar a ser assistente, eu não me importo muito. Eu acabei saindo um pouco de marketing de produto para trabalhar com pesquisa de mercado nos últimos anos. Apesar de ter trabalho em super-mega empresas, o mercado não vê isso com muitos bons olhos e aqui no Brasil eu não consigo emprego como assistente pois sou "super qualificada" nem como gerente pois estou há muito tempo "fora do mercado". Espero que mudando pro Canadá consiga voltar pra área que eu AMO!

2 comentários:

  1. Adorei tua dica do LinkedIn. Dúvida: no seu perfil, você deixou "Brasil" enquanto fazia os contatos ou já colocou "Canadá"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarice,

      Coloquei Canadá sim! Se não você nem aparece nas buscas daqui!

      Excluir