sábado, 16 de abril de 2011

Cuidado - se o seu cão for muito grande, ele pode não embarcar!

Oi pessoal,

Há algum tempo estou para colocar esse post de alerta para aqueles que pretendem trazer seus amigos de 4 patas.

Pelo que vejo nos blogs, a maioria tem cães de pequeno porte (inclusive muitos vêm na cabine).  Mas e pra quem tem cães um pouquinho maiores, como um boxer?  Todo cuidado é pouco.

A minha prima deixou o boxer dela na casa da sogra em SP e, quando foi para o Brasil, planejou tudo pra trazê-lo pra cá.  Comprou o kennel aqui e levou (é mais barato), fez reserva na Air Canada, correu atrás da papelada etc etc.  Falou tchau pra sogra e, na hora de fazer o check-in, o funcionário da Air Canada não deixou o cão embarcar!

O problema foi que, somado o peso do cão (que pesava uns 27Kgs), mais o peso do kennel, mais uma almofadinha pra ele, cobertor etc etc o peso total ficou em 34Kg, sendo que as companhias aéreas só despacham como bagagem até 32Kg - mais do que isso tem que ir como carga.  Foi uma correria total pois eles já estavam sozinhos no aeroporto, tiveram que ligar desesperados pra sogra de novo para ela vir buscar o cachorro.  Nesse nervoso, ninguém lembrou de jogar fora o cobertor, o jornal que cobria o kennel etc etc, qualquer coisa pra fazer diminuir o peso total.  O funcionário da AC também foi muito sacana, pois quem já não levou uma mala passando 1 ou 2Kg dos 32 e nem precisou pagar excesso de bagagem?

Mas, fica a dica: se o seu cão for grande, pese cachorro, kennel, cobertor, almofada etc pra ver se fica dentro dos 32Kg.  Se não, pense em alternativas e, se necessário for, é válido até falar com o veterinário pra ver se é possível um regiminho pra baixar o peso em 1 ou 2Kg temporariamente.

Vale lembrar que, quando passa do peso, as cias aéreas também trazem como carga.  O "inconveniente" é que ao invés de gastar $100 a brincadeira vai pra mais de $1,000 (e quanto mais pesado o cachorro, mais caro).

--- Reminder: as empresas aéreas podem recusar o embarque do Totó também por outros motivos, como condições climáticas (se estiver muito calor na cidade de conexão, por exemplo).  É sempre bom ter um plano B caso dê zica.

3 comentários:

  1. Realmente o cara foi muito sacana. O que eram 2kg?

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Nossa! A sua amiga deve ter ficado muito chateada... Eu teria vontade de socar o atendente, afe...
    Mas, enfim, regras sao regras né!
    Nós aqui em casa temos dois e não teriamos nem com quem deixar, são dois pequenos, mas morro de medo só de pensar em algo dando errado neste sentindo!
    Melhor bolar um plano para um imprevisto assim. Obrigada pela dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiiee Lu

    Desculpe a demora para responder, é que a vida anda meio corrida. Bom, obrigada pela dica, vou deixar tudo encaminhado para a minha mãe. Estou fazendo uma lista da documentação e em quantos dias antes da viagem ela deve providenciar tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir