sábado, 12 de novembro de 2011

A saga da renovação do seguro do carro

O tempo realmente passa muito rápido.  Parece que foi ontem que eu escrevi o post A Saga do Seguro do Carro, e agora já está na hora de renovar!

Felizmente, não tivemos nenhum acidente esse ano (toc, toc, toc), nem um parking ticket (até porque eu não paro em lugar proibido!).  Estávamos já contando os dias para começarmos a pagar menos pelo seguro do carro, já que nesse primeiro ano estava custando $350 por mês.

Primeiro chegou uma cartinha de renovação do Roadside Assistance da Canadian Tire (não usei, mas recomendo.  O mais barato do mercado!).  Bárbaro, liguei lá pra renovar e até deram desconto.  Depois, começaram a chegar cartinhas das seguradoras com as quais eu não fechei ano passado pedindo para eu lembrar delas na hora de renovar.  Fiquei até contente quando chegou a cartinha da Scotialife, minha atual  seguradora, até eu ver o valor da renovação: $415 por mês!

Opa, peraí!  Ano passado eu tinha zero tempo de carteira de motorista e o seguro foi $350.  Não fiz nenhum claim e o valor passa pra $415?  De onde veio quase 18% de aumento?  Confesso que ano passado eles falaram que tinham feito um erro na minha cotação e honraram o valor, mas mesmo assim, né?  Enfim, hora de arregaçar as mangas!

Como o dinheiro mais fácil que a gente faz é o dinheiro que a gente deixa de gastar, lá fui eu pro pai Google com as palavras insurance quote Ontario.  Primeiro simulei no Desjardins (que me mandou uma cartinha e tinha um valor competitivo ano passado) = valor igual ao do Scotia.  Depois, a Belair, que também teve um valor bom ano passado, está anunciando direto no rádio e ainda dá milhas da Aeroplan = valor quase igual ao do Scotia.  Depois usei um "pesquisador" chamado Kanetix, que agrega várias seguradoras = de novo, o melhor valor era igual ao do Scotia.  Aí começou um leve desespero!

Comecei a perguntar no trabalho quais as seguradoras do pessoal: tentei simular no PC Financial, mas o simulador travava quando eu dizia que não tinha tido carteira G2.  Até que lembrei que meu cumpadre tinha no TD e que o seguro dele tinha caído pra $120.  Lá fui eu pro site do TD!  Primeira surpresa: um campo perguntando se temos alguma relação com faculdades, associações, sindicatos etc.  O marido é aluno da U of T e, bingo, desconto!  Segunda surpresa: o valor do seguro de $203 por mês, yey!!!!

Pra ter certeza do valor, simulei vários cenários pelo site do TD: aumentando a franquia, diminuindo a franquia etc, até que me toquei que o desconto não era pra estudante da U of T, mas para pessoas que se formaram na U of T, e o marido ainda está estudando.  Refiz a simulação e deu $240 - ainda assim, quase $200 a menos que nas outras.

Na hora de ligar lá, dei a chorada básica pra ver se dava pra conseguir o desconto, já que o marido se forma agora no final do ano e o seguro é a partir do dia 18 de dezembro.  Nisso a moça do call centre falou pra eu ligar num outro telefone, da TD Meloch Monnex, que é empresa-irmã e só trabalha com seguros em grupo.  Liguei lá (quer dizer, o marido teve que ligar pois ele é o aluno da U of T) e deram desconto e no final ficamos em $214 por mês, ufa!  Os seguros em grupo são para associações de classe, empresas, universidades etc - vale à pena olhar se você se enquadra em uma das categorias!

O mais difícil do processo todo foi entender o que a pessoa do outro lado da linha estava falando - sorte que eu já tinha preenchido quase tudo pela internet.  Eu achei que era um indiano, meu marido achou que era de Uganda.  Não importa, mas posso garantir que foi difícil.  O mais fácil do processo todo foi cancelar o seguro do Scotia - liguei lá e em 5 segundos cancelaram tudo!  Eu até perguntei "vocês não querem tentar cobrir a oferta?" e o moço falou que $200 de diferença nem valia à pena tentar e cancelou na hora, sem problemas.

Lição aprendida: mesmo no 2o ano de seguro, ainda precisei fazer muuuuitas simulações, ligações, google etc pra conseguir a melhor cotação.  Ai que saudade do meu corretor de seguro no Brasil que fazia isso pra mim, rs rs rs!

5 comentários:

  1. Excelente dica. Foi uma verdadeira saga essa sua.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Lu Patt, que seguro de carro tão caro é esse? Pelo que tenho lido, em um ano daria quase para comprar um outro carro.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu!!!
    A expressao que vc.usou é perfeita: arregaçar as mangas! Toda vez que temos que adquirir produtos ou serviços aqui, tb. temos que pesquisar bastante. O bom é que muitas vezes as informaçoes estao disponiveis na internet mesmo, o que ja ajuda bastante.

    E seguimos aproveitando o outono-gostoso-comprido desse ano, né?
    Bjocas
    Erika
    PS: Ainda nao passei em nenhum cinnabon depois da sua dica, mas vou resolver essa "pendencia" asap, rsrsrs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu!!!
    A expressao que vc.usou é perfeita: arregaçar as mangas! Toda vez que temos que adquirir produtos ou serviços aqui, tb. temos que pesquisar bastante. O bom é que muitas vezes as informaçoes estao disponiveis na internet mesmo, o que ja ajuda bastante.

    E seguimos aproveitando o outono-gostoso-comprido desse ano, né?
    Bjocas
    Erika
    PS: Ainda nao passei em nenhum cinnabon depois da sua dica, mas vou resolver essa "pendencia" asap, rsrsrs!

    ResponderExcluir
  5. Ei Lu,
    Realmente a cada renovação de seguro é outra saga e horas no pai Google e na mãe telefone, mas vale a pena. Fica aí a dica a todos: 60 dias antes de renovar, já é bom ir fazendo cotação porque uma vez vencido tem polices que renovam automático e a taxa de cancelamento pode ser alta.
    Beijos

    ResponderExcluir