segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Avaliação da Copa Airlines

Olá leitores,

Depois de um hiato sem postar por conta das férias, chegou a hora do primeiro post do ano ainda em ritmo de férias - availação da Copa Airlines nos voos entre Toronto e Brasil.

Quase um ano atrás fiz esse post em primeira mão anunciando o novo voo da Copa para Toronto com conexão no Panamá.  Na época lembro do pessoal no grupo de e-mail perguntando "afinal essa cia é boa" etc etc, pois muita gente nunca havia nem ouvido falar nela.  O marido foi pro Brasil em julho pela Copa tranquilamente, mas agora foi a minha vez.

Prós:
- Preço:  Quando estávamos pesquisando a passagem mais ou menos em março para essa viagem do final do ano, todas as outras cias aéreas (incluindo as americanas, com escala e tudo), estavam com preços em torno de 2 mil dólares e a Copa saiu por pouco mais $1,100.

- Escala imediata no Panamá, sem visto: viajando pelas companhias americanas além da necessidade de visto americano, a escala nos EUA tem que ser de no mínimo 3 horas entre o BR e Canadá, pois é preciso passar pela imigração americana (em Toronto e vários outros aeroportos canadenses, a imigração americana é feita no próprio Canadá), além de vários dos aeroportos americanos serem enorrrrmes.  Já no Panamá, o aeroporto é pequeno e a Copa estrutura os horários para que as conexões sejam rápidas, além de não precisar passar por raio-x, imigração etc etc por lá.

- Voos para várias cidades do Brasil: a Copa voa do Panamá direto para Manaus, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre além de São Paulo.

- Voos para várias cidades da América do Sul: na volta eu estava em Buenos Aires, então fiz o voo BsAs - Panamá, depois Panamá - Toronto.  O preço foi o mesmo se eu tivesse voltado de São Paulo e o trecho SP-BsAs fiz com milhas Smiles pela Gol

- A Copa faz parte da Star Alliance: isso sempre facilita conexões etc etc.  Por enquanto o programa de milhagem da Copa não está interligado ao Fidelidade TAM ou Aeroplan (estará a partir de abril, se não em engano), mas com a fusão da Continental com a United, as milhas ganhas no OnePass pela Copa podem ser transferidas para a United (sorte minha, pois já tenho milhas com eles).

Contras:
- Escala: qualquer voo que tenha escala na minha opinião é uma desvantagem.  Mas, com a diferença de preço vs. a Air Canada, paciência.  E se você é de qualquer outra cidade que não seja São Paulo, vai ter que fazer escala de qualquer maneira, então...

- Aeroporto da Cidade do Panamá: comparado com vários aeroportos Brasileiros até que é ok, mas comparado com os canadenses...  Exemplo: chegam 10 voos juntos, 120 passageiros cada um e o banheiro feminino só tem 4 cabininhas (sendo que uma está quebrada).  Ou seja, fila de 15 minutos no mínimo, não tem sabonete pra lavar a mão etc (papel tem, felizmente!).  Pelo menos há vááárias lojinhas de duty free pra passar o tempo se sua escala for maior.  E é bom avisar, abriram uma praça de alimentação nova num mezanino com vários fast foods legais, então não é preciso ficar apenas na base de sanduíche ruim.

- Horário dos voos: os voos para Toronto são diurnos - saem umas 8 da manhã e chegam 11:30 da noite (varia de acordo com o horário de verão).  Na ida para o Brasil, o problema é que se chega em SP ou 2 da manhã na conexão imediata, ou é preciso ficar 7 horas no aeroporto do Panamá pra chegar 7 da manhã.  Na volta para Toronto, a chegada às 11:30 da noite não é ruim se você já mora no Canadá, mas se estiver chegando pela primeira vez com 10 mil malas, pode ser bem confuso.

Com relação aos aviões, viajei em 737-800 com fileiras de 3 bancos de cada lado.  A distância do assento da frente até que é boa (muito maior que nos aviões da United, por exemplo), então viaja-se em relativo conforto.  Dos voos que eu peguei, em apenas um havia aquelas TVs individuais (nos outros 3 havia apenas aquelas telas no teto) - mas, economizando quase mil dólares na passagem, é só levar um livro e pronto.

O serviço de bordo é bem farto, a comida bem razoável com muitas opções de bebidas (inclusive alcoólicas).  Louve-se já que na minha viagem de volta a Copa foi responsável pelo meu café da manhã, almoço e jantar.

Resumo da ópera: se o preço for interessante, a Copa é uma boa opção, principalmente pra quem não tem visto americano.  Se a diferença de preço não for significativa, vale fazer uma bela avaliação do que está disponível, principalmente por conta dos horários dos voos.

5 comentários:

  1. Com esse preço compensa demais.

    E a vida segue...
    www.calgary2012.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho um absurdo os banheiros do aeroporto no Panamá. São muito pequenos e sempre tem fila.

    Uma outra coisa legal que a Copa faz é que eles dão upgrades para a classe executiva, caso tenha vaga. Eles chamam quem tem mais milhas acumuladas. Eu já ganhei este upgrade muitas vezes e adorei viajar com mais conforto sem pagar a mais por isso.

    Outra dica é um fast food que se chama El Meson. Os sanduíches são uma delícia!

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Não vi grandes desvantagens. Quem já é acustumado voar na Gol por exemplo vai tirar isso de letra!

    por menos 1000 dolares tá bom demais! :-)

    ResponderExcluir
  4. Olá,Lupatinadora!Sigo seu blog há mto tempo e adoro as dicas (muitas estão anotadas para eu seguir).Gostaria, se possível,pedir umas dicas a vc.Meu email é dentalmfc@gmail.com.Abraço e atencipadamente obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo raio Xis!!!! Estava em dúvida qto ao serviço e tals da Copa, mas com o seu relato e de outros internautas, fiquei mais tranquilo de colocar o meu velhinho, de 63 anos nessa viagem e economizar os mil dólares q iam pra Air Canada.!
    Bora conhecer o Canadá!

    ResponderExcluir