terça-feira, 28 de agosto de 2012

Só no Brasil - festa com champagne na maternidade

Gente, pára o mundo que eu quero descer!

Acabei de ler essa reportagem na Veja Rio: Festa na maternidade e achei uó!  Só no Brasil mesmo.

Estando na fase em que todas as amigas já têm filho ou estão grávidas, já ouvi todos os tipos história de parto, maternidade, agora a polêmica das doulas e do parto em casa, e esse é um assunto recorrente aos muitos recém-chegados ao Canadá, pois muitos estão na idade de ter filhos.  O que mais se ouve são as diferenças de tratamento da rede pública canadense vs. a rede privada de saúde brasileira, onde a maioria dos que lêem esse blog tinha acesso.

Outro assunto muito comentado é a diferença entre a moda da cesárea no Brasil vs. a opção bem maior por parto normal no Canadá etc.  Esse não é um blog sobre maternidade e nem eu tenho conhecimento sobre o assunto, mas fiquei chocada com essa reportagem com as tais festinhas de maternidade - acho que em 2 anos de Canadá estou ficando gringa mesmo!

Onde já se viu? A mãe acabou de passar por uma experiência super importante (e às vezes traumática), o bebê acabou de nascer - (provavelmente por cesárea, afinal, acho que os garçons não ficam de plantão esperando as horas e horas de um parto normal), e fica todo mundo confraternizando no quarto com champanhe e tudo!

Acho super bacana as maternidade brasileiras que têm uma área de espera/bar onde os parentes podem ficar fazendo algazarra esperando o bebê nascer, ver pela televisãozinha e, se a mãe estiver em condições, fazer aquela visita-rápida no 1o dia.  Quando comento isso com a gringaiada eles já acham impressionante.  Agora essa da festinha com buffet???  E com bebida alcoólica ainda?  Duvido que os hospitais aqui de Ontario tenham licença pra servir bebida alcoólica!  O que aconteceu com ter um docinho de lembrancinha pra cada um e olhe lá?

Quanto mais tempo passo no Canadá mais fico chocada com a sociedade brasileira!


12 comentários:

  1. Choquei!

    Ja estou sendo considerada a doida pelas amigas brasileiras quando falo que pretendo ter meu baby guingo(a) de parto normal... se eu falar que concordo com muitas outras coisas do sistema canadense entao....

    Definitivamente a maternidade no Brasil virou mais uma forma de lucro pelas empresas que "encantam" as maes de primeira viagem. E nesse caso, também virou um circo.

    1 ano aqui e virando gringa tbm! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falava pra minha médica no BR que queria parto normal sem anestesia e ela achava que eu era louca. Minha cunhada precisou trocar de médico pra tentar parto normal, a OB dela anterior só fazia cesárea.

      Ah, há uns tempos já existe fotógrafo tipo de casamento que fotografa o parto. As fotos ficam lindas, uma conhecida fez, mas acho meio "too much" ter um fotógrafo na sala de parto, né?

      Excluir
  2. Uauuu,... Eu li essa noticia e fiquei chocada.

    Tenho medo do que mais esta por vir,... hehehehe

    Bjs
    Cindy

    ResponderExcluir
  3. ninguem merece! Cada coisa nesse mundo, opa, digo brasil...

    ResponderExcluir
  4. Aqui no Brasil tá sobrando dinheiro, só pode, agente paga imposto como burro, paga escola, plano de saúde e ainda sobra grana para a festinha na maternidade. E tem mais, segundo o IPEA a família que tem rendimentos superiores a míseros R$ 1.000,00 já é classe média; a partir de R$ 1.700,00 já tem imposto retido na fonte. Pode ou quer mais?
    Walter Assis kikocavalcante@yahoo.com.br de Osasco-SP

    ResponderExcluir
  5. Ridículo!!!
    Até a maternidade virou mercado... e bebida alcoólica no ambiente hospitalar?? Pra que???

    ResponderExcluir
  6. Oi gente, ião entendi bem o choque, mas aqui tbem acontece sso. meu marido foi operado e seu vizinho de leito teve uma festa surpresa com direito a bebida al oolica e tudo. inclusive fecharam a porta do quarto. tudo bem que não foi numa maternidade, mas foi num hospital público de Montreal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo, mas pelo menos não foi na maternidade com direito a cerimonialista, garçon etc no dia do nascimento da criança, quando a mãe deveria estar descansando pós-parto (quer dizer, pós-cesárea, pois pra ter festa com hora marcada deve ser cesárea 99,9% das vezes). Detalhe, não querem deixar doulas/parteiras na maternidade mas garçon com champanhe deixam!

      Já tinha visto bebida alcoólica em hospital, normalmente o pai do bebê tem um licorzinho ou algo bem discreto para celebrar o nascimento do filho, mas nada dessa magnitude!

      Excluir
  7. as pessoas querem ganhar dinheiro de tudo quanto é jeito. Mas festinhas com bebida alcoolica em um hospital, acho que passou dos limites.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Há tempo para tudo!A nossa cultura de "normalidade" vai além dos limites dos padrões mundias. Eu tb acho muito sem próposito. Depois que tive filhos, nunca mais visitei nenhuma amiga em hospital após o parto. Hoje eu ligo,ou mando flores e cartão e deixo para visitá-las em casa, em respeito à mãe e a criança.Embora eu ache que merece celebração, dá para esperar e fazerem em casa. Talvez as festinhas funcionem bem para as marinheiras de primeira viagem. Resta saber se elas repetem no segundo?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. É a indústria do parto querendo arrancar mais alguns $$ da mãe sensibilizada.
    Tem um documentário muito interessante chamado The business of being born (http://www.imdb.com/title/tt0995061/), que é americano mas mostra bem como o parto virou um negócio.
    Essa festinha depois do parto dava um outro filme.

    ResponderExcluir
  10. Qdo tive meu 1o filho tomei o maior susto ao entrar uma funcionária no quarto e me avisar que eu tinha direito a maquiador e manicure. Eu fiquei tão chocada, achei que ela estava enganada e disse que eu tinha acabado de ter nenêm, ela respondeu que por isso mesmo eu tinha que estar bonita para receber as visitas. Imagina se eu ia deixar meu fiho recém-nascido para fazer unha e maquiar. Pra mim isso é o fim do mundo, total falta de sentimentos. Mas, pra isso que existem as peruas, há quem goste.
    Marcia

    ResponderExcluir