quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Custo de "set up" e as taxinhas do Canadá

Muita gente se pergunta "quanto dinheiro devo levar pro Canadá", faz contas de custo de aluguel, transporte, compra de móveis etc etc.  Mas uma coisa que sentimos no bolso foram as lindas "taxinhas" e como o custo de "set up" de uma família pode passar do orçamento rapidamente.  Meu tio que fala: "aqui no Canadá sempre tem que pagar uma taxinha...".  Vou listar aqui as principais taxinhas que tivemos que pagar para ajudar os que ainda não vieram a se programar:

- Taxa de entrada de animais - $36: pra quem vai trazer seu melhor amigo de 4 patas, a primeira "taxinha" canadense é cobrada já no aeroporto, teoricamente para vistoria do animal (o oficial nem olhou pra Joy pra ver se era cachorro ou gato).

- Toronto Animal Licensing - $25 por ano se o animal for esterelizado (se não for é $60).  Ainda tive que levar no veterinário daqui com o ultrassom que fiz na Joy antes de sair do Brasil (R$90) para poder dar como referência na hora do cadastro ($85 a consulta - e o veterinário falou que eles jamais ligaram para conferir se o animal foi castrado ou não...).

- Depósito de segurança das chaves do apartamento - $200:  Sim, você leu certo, $200!  Além de pagar o último mês de aluguel (que é praxe nos contratos aqui) tivemos que dar essa caução de $200 para garantir a devolução das chaves - só veremos a cor do dinheiro de volta quando entregarmos o apê.  Parece que nossas chaves são especiais e caríssimas, mais o magnético pra abrir a porta da frente, elevador... enfim, uma facada e não tem pra onde correr.

- Set up da conta de luz - $30:  Nosso prédio tem medidor de energia individual (coisa rara, mas o prédio é novo) e fomos obrigados a ter uma conta na Carma, que é a empresa que cuida do "billing" da conta de luz para a  empresa de energia.  E ainda descobri que eles cobram um security deposit de 2.5 vezes o valor médio da conta pra quem não tem histórico de "bom pagador de conta de luz" - esse ainda não veio...

- Depósito de segurança da Rogers para celular - $100 por pessoa: de novo, como não temos histórico na Rogers e fizemos planos pós-pagos, a linda empresa nos cobra $100 por celular de segurança.  O valor é pago à vista e o $$ volta em 6 meses (pelo menos volta, mas é custo).  Não sei se cobram de todo mundo, mas no nosso caso já tínhamos feito o plano de TV a cabo e internet, além das duas linhas pós-pagas, e sem histórico, não teve jeito - a vantagem de fazer tudo com a Rogers é que eles dão desconto pelo "bundle" de vários serviços, portando valeu à pena.

- Activation fee do celular - $35 por pessoa: algumas empresas isentam essa taxa, mas é cobrada pela província e pode variar.  Às vezes dá pra conseguir uma promoção que não cobre (normalmente os pré-pagos não cobram), mas como fizemos o plano do iPhone, dá-lhe taxa!

- Carteira de motorista - esta é uma facada - total por pessoa: $468.75 (ui!):  $18.75 da taxa do consulado, $20 da tradução juramentada, $85 pela prova escrita + licença por 5 anos, $75 para o road test, $270 de auto-escola (esse é opcional, mas altamente recomendado).  Fora os $6 da money order caso o seu banco cobre (o nosso não cobrou).

Vejam que nessa brincadeira uns $1,500 voaram no nosso caso...  Os $200 da Rogers e $200 das chaves do apê voltam, mas é dinheiro que sai e demora pra voltar.

Pra quem quer economizar ao máximo no início, sugiro trazer os celulares desbloqueados do Brasil (façam isso com antecedência - deixamos pra última semana e a TIM pede sei lá quantos dias úteis pra desbloquear e acabou não dando tempo.  Sem deixar de verificar antes se o seu celular funciona aqui - aquela história de tri-band, quadri-band etc) - ou pagar $25 em Chinatown pra desbloquearem - e ativarem uma conta pré-paga no início.  Recomendo a Fido - comprei o chip pelo Ebay.ca por $25 com $25 de crédito, mas o custo também é alto - 20 a 30 centavos por minuto para ligações feitas ou recebidas.

Quanto à carteira de motorista, ela não é essencial, essencial se a pessoa morar perto de transporte público.  Mas recomendo tê-la o quanto antes - várias empresas perguntam se você tem carteira de motorista (mesmo para empregos que, a princípio, não tem nada a ver com nada - foi recomendação de headhunter), fora que se você precisar (ou quiser) alugar um carro e estiver com a carteira do Brasil "vencida" aqui, eles até te alugam o carro (já soube de gente que conseguiu), mas se você sofrer um acidente pode dar confusão pro seguro pagar.  O tempo para obtenção da carteira de motorista é razoavelmente longo (1 mês e meio em média) e ano passado eles ficaram uns 6 meses em greve - então melhor resolver o assunto de uma vez (e também evitar fazer o road test com gelo e neve, por exemplo).  Se a pessoa quiser ter apenas o ID (que é o mais usado aqui, como bem lembrou a Marden nos comentários), dá pra fazer só a prova escrita que já recebe a driver's license de aprendiz (que serve como ID do mesmo jeito) e dá pra deixar a parte mais cara pra fazer um pouco depois.

9 comentários:

  1. So um adendo: tenho telefone pos-pago da fido e nao paguei deposito de segurança.

    Cheguei a alugar um apt quando cheguei (mas desfiz o negocio) e nao paguei nada adiantado. Alias, eu ganhei foi 15 dias de uso do apt ja que eu poderia entrar no dia 15 de maio mas pagaria apenas o mes de junho...

    So para constar que algumas coisas podem mudar dependendo do caso e da cidade (estou em quebec)
    :o)

    ResponderExcluir
  2. Lupatinadora, não lhe pediram set up fee da TV a cabo, internet e telefone fixo? Boa idéia falar sobre as taxinhas, porque a gente se prepara para os grandes gastos, mas são os pequenos que furam nosso orçamento.
    A carteira de motorista é documento canadense mais usado como identidade e comprovante de endereço,então mesmo que você não planeje ter um carro de imediato, é bom tirar logo. Talvez seja por isto que a "headhunter" recomendou. A carteira de saúde, embora tenha foto e assinatura não pode ser usada como documento de identidade quando um número é requerido. Apesar do PR ser um documento de identidade ara nós imigrantes, no dia a dia não é utilizado.

    ResponderExcluir
  3. muito interessante o post. é sempre últil dividir essas infos com quem não sabe.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Poster super informativo ! Obrigada ! Os comentários tbém foram ótimos pois acrescentaram informações!

    Espero poder pagar as taxinhas e as taxonas num futuro próximo! rs rs rs Por enquanto estamos na torcida pelo pedido de exames médicos....

    Sucesso p/ vcs !

    DuplaCanadense.Blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o post, dicas importantes para quem esta chegando.

    Vale lembrar que celular aqui vc paga para fazer e paga para receber ligações, bem diferente do Brasil. Por isso acho importante avaliar se realmente vale a pena celulares pré-pagos. Qdo vc se dá conta, os créditos foram embora. Como o costume por aqui são entrevistas de emprego por telefone, a primeira coisa que fizemos foi contratar o telefone residencial.

    No nosso caso, temos celulares pós-pago da Bell. Dividimos minutos e dados, com ligações gratuitas entre os dois números, sms ilimitado e ainda temos 10 números que ligamos de graça. Após as 6pm e nos finais de semana as ligações tbém são gratuitas.

    Outra coisas importante e que as pessoas se assustam ao chegar aqui, é que o preço da gôndola não é o mesmo quando se passa no caixa. Lembrem-se dos 13%. Com o passar do tempo fica automático, mas no início, assusta!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Aqui nós tivemos que morrer em algumas taxas dessas. Estranho que aqui na minha cidade as taxas pra carteira de motorista são bem mais baratas. Estranho.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  7. Lu, no total, quanto vc gastou p/ levar sua cachorra?
    meu email é vanereal@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito legal o blog de vcs! Completão.
    Parabéns.
    Aqui em Calgary o inverno chegou primeiro. Hoje, por exemplo, estamos com neve e frio de -14. Tem previsão de -23 no Sábado. :-(
    Até+
    Robson Cunha

    ResponderExcluir
  9. Aqui em Ottawa a Rogers nos cobrou apenas a metade pro deposito pra conta de celular, $50 e abrimos a conta no dia seguinte que chegamos. Um mes depois contratamos a internet e nao nos cobraram nenuma taxa. Um bom lembrete: pague a conta sempre em dia, se atrasar um diazinho sequer voce ja perde esse deposito automaticamente...
    Ah, respondi sobre o pet insurance la nos comentarios.
    Bjo

    ResponderExcluir