terça-feira, 9 de novembro de 2010

A carteira de motorista - Parte II

Olá leitores,

Long overdue... a continuação da saga da carteira de motorista. Para quem não leu, segue o link da Parte I.

Enfim, chegamos lá no Service Ontario um dia cedinho (umas 8:30) já orientados pelo funcionário quando fui da outra vez - no dia que eu fui tentar fazer a prova pela 1a vez sem a tradução cheguei lá meio-dia e pouco e a espera era de 3 horas.  Mostramos a documentação completa na recepção (leia a Parte I se você for tirar sua carteira em Toronto) e aguardamos um pouco para fazer o exame de vista e a prova escrita (uns 20 minutos, talvez).

Chegando no guichê, faz-se o exame de vista (100% de aproveitamento, uhu!) e entrega-se os documentos e paga-se a taxa de $85 ($10 pela prova escrita e $75 pelo direito de dirigir por 5 anos).  A mesma pessoa já tira a sua foto e coloca os seus dados no sistema que depois vão para sua carteira de motorista.  Aqui só uma observação: a pessoa coloca o seu nome EXATAMENTE como está no papel que você recebe ao entrar no Canadá (no nosso caso, o work permit e study permit) e não como está no visto (no meu caso, estava meu nome completo direitinho).  Problema: esse papel não tem espaço suficiente para todos os nomes (caso o seu seja minimamente comprido).  Acabei pedindo pra ela abreviar um dos sobrenomes e mantive último sobrenome, primeiro nome (que no meu caso é duplo) e inicial do 1o sobrenome.  O meu SIN card só tem o meu último sobrenome... já estou com várias identidades.

Depois entra-se na sala para fazer a prova escrita.  No nosso caso não teve computador não, foi papel e lápis mesmo.  Conforme bem lembrou a Marden no comentário do outro post, você pode pedir pra fazer a prova em português (ou francês, ou um montão de outras línguas).  Eu pedi pra fazer em inglês mesmo pois tinha estudado em inglês e achei mais prático "manter o padrão".  A prova não é tão fácilzinha não... e pior, como vamos fazer direto a prova prática da carteira G eu meio que passei batido no manual em tudo que dizia respeito as carteiras G1 e G2 - só que isso caiu na prova!  Coisas tipo: quantos pontos você perde se estiver dirigindo a carteira G1 e fizer infração X?  Foi um sufoco, fiquei super feliz quando a moça falou que eu tinha passado (já não tinha certeza de mais nada) - eles corrigem na hora mesmo e você sai de lá com um papelzinho dizendo que passou na prova.  Depois entrega-se o papelzinho em um guichê e na sequência você sai de lá com sua carteira G1 provisória (só um papel que precisa ser usado com um photo ID).

Uns 10 dias depois chegou a G1 pelo correio.  Até que saímos bem nas fotos.  A partir daí, já se tem um ID canadense e pode-se deixar o passaporte guardado direitinho na gaveta!

O próximo passo é marcar o road test, ou teste prático, que custa outros $75.  Aprendendo com os erros dos outros, já tínhamos a dica dos nossos cumpadres que, sem fazer aula de direção, praticamente impossível passar na prova.  Pior - se você pula para a prova G e é reprovado no road test, além de ter que pagar pra fazer de novo é obrigado a cair para a G2 (não é o fim do mundo, mas quem tem G2 normalmente tem seguro do carro mais caro e não pode fazer aluguel de carro por hora na AutoShare).  Seguindo indicação deles ligamos para o Alexandre, que é professor de auto-escola e não se lembra a última vez que um aluno dele reprovou (ótimo sinal).

O Alexandre é brasileiro e está aqui há uns 20 anos.  Ele sabe tudo de direção em Ontário, dá até aula para formar examinador - um especialista no assunto.  Ele mesmo marca a prova prática, pois ele marca num test centre específico.  Minha cumadre falou: faça tudo que ele mandar que você passa na prova.  Tivemos que esperar mais ou menos 1 mês pela prova prática - meu marido fez na semana passada e passou!  Uhu!

Essa semana é a minha vez.  Fiz a 1a aula com o Alexandre no domingo e o negócio é tenso "shoulder check, shoulder check", acelerar pra entrar a 100 km/h na highway quando a alça de acesso é minúscula (o carro gritando de tanto que eu acelerava)... ufa!  Cheguei em casa exausta!  Amanhã tenho mais uma aula e 5a é a prova e ainda terei uma aula antes da prova.  Wish me luck!

2 comentários:

  1. Boa sorte!! O Valter fez a prova semana passada e pegou a G, no final de semana já alugamos um carro... ai que delícia que é passear por Toronto de carro!! rs

    ResponderExcluir