Long overdue... a continuação da saga da carteira de motorista. Para quem não leu, segue o link da Parte I.
Enfim, chegamos lá no Service Ontario um dia cedinho (umas 8:30) já orientados pelo funcionário quando fui da outra vez - no dia que eu fui tentar fazer a prova pela 1a vez sem a tradução cheguei lá meio-dia e pouco e a espera era de 3 horas. Mostramos a documentação completa na recepção (leia a Parte I se você for tirar sua carteira em Toronto) e aguardamos um pouco para fazer o exame de vista e a prova escrita (uns 20 minutos, talvez).
Chegando no guichê, faz-se o exame de vista (100% de aproveitamento, uhu!) e entrega-se os documentos e paga-se a taxa de $85 ($10 pela prova escrita e $75 pelo direito de dirigir por 5 anos). A mesma pessoa já tira a sua foto e coloca os seus dados no sistema que depois vão para sua carteira de motorista. Aqui só uma observação: a pessoa coloca o seu nome EXATAMENTE como está no papel que você recebe ao entrar no Canadá (no nosso caso, o work permit e study permit) e não como está no visto (no meu caso, estava meu nome completo direitinho). Problema: esse papel não tem espaço suficiente para todos os nomes (caso o seu seja minimamente comprido). Acabei pedindo pra ela abreviar um dos sobrenomes e mantive último sobrenome, primeiro nome (que no meu caso é duplo) e inicial do 1o sobrenome. O meu SIN card só tem o meu último sobrenome... já estou com várias identidades.
Depois entra-se na sala para fazer a prova escrita. No nosso caso não teve computador não, foi papel e lápis mesmo. Conforme bem lembrou a Marden no comentário do outro post, você pode pedir pra fazer a prova em português (ou francês, ou um montão de outras línguas). Eu pedi pra fazer em inglês mesmo pois tinha estudado em inglês e achei mais prático "manter o padrão". A prova não é tão fácilzinha não... e pior, como vamos fazer direto a prova prática da carteira G eu meio que passei batido no manual em tudo que dizia respeito as carteiras G1 e G2 - só que isso caiu na prova! Coisas tipo: quantos pontos você perde se estiver dirigindo a carteira G1 e fizer infração X? Foi um sufoco, fiquei super feliz quando a moça falou que eu tinha passado (já não tinha certeza de mais nada) - eles corrigem na hora mesmo e você sai de lá com um papelzinho dizendo que passou na prova. Depois entrega-se o papelzinho em um guichê e na sequência você sai de lá com sua carteira G1 provisória (só um papel que precisa ser usado com um photo ID).
Uns 10 dias depois chegou a G1 pelo correio. Até que saímos bem nas fotos. A partir daí, já se tem um ID canadense e pode-se deixar o passaporte guardado direitinho na gaveta!
O próximo passo é marcar o road test, ou teste prático, que custa outros $75. Aprendendo com os erros dos outros, já tínhamos a dica dos nossos cumpadres que, sem fazer aula de direção, praticamente impossível passar na prova. Pior - se você pula para a prova G e é reprovado no road test, além de ter que pagar pra fazer de novo é obrigado a cair para a G2 (não é o fim do mundo, mas quem tem G2 normalmente tem seguro do carro mais caro e não pode fazer aluguel de carro por hora na AutoShare). Seguindo indicação deles ligamos para o Alexandre, que é professor de auto-escola e não se lembra a última vez que um aluno dele reprovou (ótimo sinal).
O Alexandre é brasileiro e está aqui há uns 20 anos. Ele sabe tudo de direção em Ontário, dá até aula para formar examinador - um especialista no assunto. Ele mesmo marca a prova prática, pois ele marca num test centre específico. Minha cumadre falou: faça tudo que ele mandar que você passa na prova. Tivemos que esperar mais ou menos 1 mês pela prova prática - meu marido fez na semana passada e passou! Uhu!
Essa semana é a minha vez. Fiz a 1a aula com o Alexandre no domingo e o negócio é tenso "shoulder check, shoulder check", acelerar pra entrar a 100 km/h na highway quando a alça de acesso é minúscula (o carro gritando de tanto que eu acelerava)... ufa! Cheguei em casa exausta! Amanhã tenho mais uma aula e 5a é a prova e ainda terei uma aula antes da prova. Wish me luck!
Sorte pra vc!!!
ResponderExcluirabraço
Boa sorte!! O Valter fez a prova semana passada e pegou a G, no final de semana já alugamos um carro... ai que delícia que é passear por Toronto de carro!! rs
ResponderExcluir