quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

E aí, valeu à pena pagar excesso de bagagem pra trazer toda a bugiganga de vocês?

Nas últimas semanas vi uns dois ou três posts em blogs de pessoas que ainda não vieram se perguntando se vale à pena pagar transportadora, excesso de bagagem, trazer tudo, não trazer nada etc.  Pra quem acompanha o blog há mais tempo, deve se lembrar que nós viemos com 9 caixas além das 4 malas normais (dêem uma olhada aqui).

A resposta é: valeu sim à pena!  Nós viemos de United e a empresa cobra apenas US$100 de excesso de bagagem por cada volume de 32Kg.  A idéia inicial era trazer apenas 1 caixa a mais cada um, mas conforme eu e minha mãe fomos arrumando as coisas fomos vendo que simplesmente não teríamos onde deixar tudo.  Quem me convenceu a fazer isso foi meu marido, com o seguinte raciocíno - se deixássemos as caixas no Brasil para cada um que fosse visitar trazer, teríamos que pagar um táxi extra pra pessoa ir pro aeroporto pq não caberia a caixa + malas + pessoas num táxi só (só aí no mínimo R$80).  E quando a gente fosse bucar essas pessoas no aeroporto de Toronto, não iria caber todo mundo no carro e teríamos que pagar mais CAD 45 pra um táxi extra - só aí já pagou as 100 doletas de trazermos as coisas com a gente.

E tem também um outro lado: ter as suas coisas com você faz com que a sua  nova casa tenha mais jeito de "casa", pois tem objetos de valor sentimental.  Além disso, se você deixar por exemplo um balde de gelo na sua caixa pra um dia alguém trazer, antes de um parente vir visitar você vai precisar de um balde de gelo e vai acabar comprando um aqui e ficando com dois no total (é só um exemplo, eu vendi meu balde de gelo e ainda não comprei outro - apesar de já ter precisado de um).  Nossos cumpadres quando vieram pra cá não sabiam quanto tempo iam ficar e deixaram tudo num storage - no final, acabaram comprando tudo novo aqui e depois de morrer com um dinheirão de storage no Brasil acabaram dando/doando pra um amigo que vai pagar um dia (e estão super felizes de não terem mais que pagar o raio do storage).

As coisas que acho que mais valeram à pena trazer:
- Faqueiro Tramontina: tínhamos 2 faqueiros, um mais chique e um do dia-a-dia bárbaro da Tramontina.  O chique ficou no Brasil para vir um dia e o do dia-a-dia trouxemos.  Joguei fora a caixa de madeira e coloquei tudo numa caixinha minúscula de papelão - total 6kg por um faqueiro que custou quase 2 mil reais.  Claro que aqui há opções de talheres baratos, inclusive na própria Ikea, mas se você tiver um faqueiro bom traga, pois jamais vai conseguir vender por um valor bom no Brasil e por apenas 6Kg de excesso vale mais do que à pena.
- Jogo de travessas: de novo, presente de casamento que foi caríssimo.  Ainda não usei (nem usava muito no Brasil) mas jamais compraria outro aqui da mesma qualidade.
- Jogo de fondue: idem acima.  E ainda foi presente do meu irmão.
Tudo o que aparece na foto veio do Brasil
(menos a comida e as tulipas, claro!)
- Enfeites diversos: aí entram lembranças de viagem de todos os tipos (já viajamos muuuito), vaso de cristal, centro de mesa de vidro, centro de mesa de madeira... já está tudo "adornando" a nova casa, o vaso de cristal inclusive com flores frescas dentro pra dar "vida" pra casa no inverno.
- Enfeites de Natal: trouxe apenas os que tinham algum valor emocional e valeu muito à pena.  Nossa árvore está uma graça!
- Jogo de facas Tramontina, pazinhas de patê e coisinhas pequenas de cozinha: ocupam pouco espaço e se você não trouxer terá que comprar logo.  Jogo de facas tem de todos os preços, mas foi uma despesa a menos que tive ao chegar aqui e minhas facas vão durar a vida toda.  Se eu tivesse comprado um jogo minimamente decente aqui, teria sido no mínimo uns 50 dólares - como o jogo é pequeno, coube ele, a base de madeira e mais zilhões de coisas na caixa de 32Kg.
- Roupa de cama: nossa cama no Brasil era Queen com colchão bem alto (como as daqui).  Tinha comprado há relativamente pouco tempo 2 jogos de lençol que trouxemos.  Dá pra comprar aqui por uns $40 (muuuuito menos que paguei no Brasil), mas economizei $80 na chegada.  Trouxe também uma manta térmica que comprei há tempos, enfiei na Space Bag e pronto, não precisei comprar manta na chegada (depois precisamos de um edredon com a chegada do inverno).
- Roteador de internet: pesquisei em alguns fóruns pra ver se valia à pena.  Ele é pequenininho e item de 1a necessidade.  Nosso provedor é a Rogers, eles até têm modem com roteador embutido mas é mais caro.  Foi só pegarmos o modem baratex e pronto - ah, lembrando que precisei trazer adaptador de tomada, pois o plug é brasileiro (trouxe um filtro de linha com plug brasileiro e todos os adaptadores de tomada que encontrei na minha casa!).

Algumas coisas acabaram vindo que nem precisariam ter vindo num primeiro momento como livros, álbuns de fotos etc.  Mas aí valeu o raciocíno de que não valeria à pena deixar no BR pra depois gastar $ pra alguém trazer pra gente.

No total, deixamos umas 4 caixas de 32Kg mais alguns itens de decoração como a girafa que meu marido trouxe da África (só ela já é um volume de bagagem), o mapa-mundi etc.  Ainda não tivemos ninguém pra trazer as coisas (ainda bem, pois o apê é pequeno) mas ano que vem provavelmente meus pais vêm visitar e nós provavelmente passaremos Natal no Brasil, só aí já dá pra trazer bastante coisa.

Ah, vale lembrar que com o extremo cuidado que os carregadores de bagagem e os inspetores americanos lidaram com as caixas algumas coisas não sobreviveram a viagem (uma vaquinha de cerâmica linda, um vaso que meu marido fez na aula de cerâmica dele e mais algumas outras coisas).  Juro, na escala em Washington o inspetor de bagagem estava com a caixa na altura do peito e, como ela não entrava no raio-X, o cidadão simplesmente abriu os braços  e deixou a dita-cuja cair no chão de mais de um metro de altura - e eu vendo tudo isso, pois estava na salinha por causa da Joy.  Recomendação para itens muito frágeis: embale ao máximo, coloque em caixa de madeira (o vaso e o pote de vidro da foto por exemplo vieram dentro de caixas de madeira dentro das caixas de papelão, devidamente escorados por tudo que é tipo de acolchoamento).  Uma das caixas que sobraram tem um vaso de vidro lindo em tons de laranja que ficaria ótimo na minha sala agora - meu tio até estava no Brasil esse mês mas nem pedi pra ele trazer a caixa pois ele faria escala nos States - nesse caso, prefiro que alguém venha de Air Canada para pelo menos minimizar o risco do vaso chegar aqui em pedacinhos...  Independente disso, os americanos abriram praticamente todas as caixas (quando abrimos tinha o bilhetinho em quase todas), mas com extremo cuidado que praticamente não percebemos, só fomos saber mesmo na hora de ver o bilhetinho.  Uma das caixas inclusive chegou aberta no aeroporto de  Toronto (acabou arrebentando a fita adesiva que puseram) e a única coisa que dei falta foi um grampeador!

Só como informação, eu cheguei a cotar com 2 empresas de mudança trazer todas as caixas, girafa etc pra cá como carga e a reação foi  "é só isso que você tem?  Vale à pena pagar excesso de bagagem e pronto".  O custo para trazer como carga acaba sendo muito maior pois é preciso pagar várias taxas, despacho aduaneiro etc - só vale à pena mesmo pra quem vem com muita coisa.  Não preciso nem falar de novo que itens de casa como cama, sofá, móveis, eletroportáteis etc não vale à pena trazer - consegui comprar tudo novo por menos do que vendi meus itens usados no Brasil.

12 comentários:

  1. Nós trouxemos muitos livros e dvds principalmente, muita coisa ficou na minha sogra pra quando alguém vier, trazer. Ano que vem minha família está vindo. Já vão dar uma de transportadora.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Lupatinadora:

    Obrigado pelas valiosas dicas. Vai ajudar muito a organizar a nossa bagagem por aqui. Consegui duas respostas de cotação até o momento que vou postar no meu site. Ainda estamos nos decidindo por carregar as caixas (e a escala nos EUA é um dos problemas) ou fazer o transporte dessa maneira.

    Abraço,

    Mauricio

    http://canadasaga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Otimo post ! Concordo totalmente! Eu tbém chamei uma transportadora p/ saber quanto sairia para levar caixas c/ objetos. O moço gordo e suado que veio aqui fez uma cara de pouco caso e disse: "Ih... só isso??? Não vale a pena não.... " rs rs
    Ele disse q só se eu fosse levar "tudo" eh q valeria `a pena!

    O melhor mesmo é pagar excesso e levar a tralha junto com a gente!

    Boa dica sobre a escala nos EUA ! Será necessário comprar milhões de metros de plástico bolha, isopor tipo pipoca e aqueles saquinhos plástcos com ar !

    Mas que vai ser uma DELÍCIA empacotar isso tudo eu não teho dúvidas !!! rs rs rs

    Boa sorte e bom frio ai pra vcs !

    Abs da Dupla

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, eu não poderia concordar mais com esse post... Já disse e repito, se pudesse teria pagado excesso e trazido algumas coisinhas a mais! Evita stress nos primeiros dias, é uma boa economia e deixa a casa com cara de nossa!

    bj!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Lu pelas informaçoes adicionais. Fiz um link do meu blog para o seu, nessa matéria. Super valeu suas dicas!!! Já tomamos nossa decisão. Bjs
    http://osmeza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu! Super obrigada pelas dicas. Fiz um link do meu blog para o seu com suas dicas.
    Obrigada Bjs
    http://osmeza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. O melhor post que já li a respeito!
    Valeu compartilhar sua experiencia.
    Posso postar no meu blog seu post?

    abraço,
    diariocanadabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie... Obrigada pela dica dos patins no nosso blog. hehe... :P
    Beijinhos e sorte nessa jornda!
    Até.

    Vanessa, Saulo... e Margot - Destino Gelado.
    www.vanessasaulo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. eu quero ver quando começar a empacotar as minhas coisas, só material de arte e artesanato tenho dois armários cheios.... até colchao de ar estamos pensando levar.. nunca se sabe se o ap vai ter mobilia e quando vou comprar um colchao... bjos bjos um otimo ano pra vcs e até mais. ahhh PS: a gente arruma um lugar para organizar um encontro em Toronto

    ResponderExcluir
  10. Adorei este post tambem!!! Otima dica! Copiei suas dicas e coloquei um link no meu blog tambem!! Muito obrigada!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu!!! Não tínhamos dúvidas de que levaríamos nossas coisas conosco, em caixas. Mas seu post foi ótimo e só me deu mais certeza de que é o melhor a se fazer. E fiquei feliz em ver que você levou coisas que muitos considerariam supérfluas (faqueiro bom, jogo de fondue, etc), pois eu também me importo em ter coisas bacanas em casa e não tudo do mais simples e barato. A nossa casa tem que ser composta de coisas que gostamos e que tem nossa cara e significado. De início vai o mais básico com algumas coisinhas a mais, mas depois vai, aos poucos, todo o resto, pra deixar nossa casa com cara de NOSSA!! :)

    Beijo

    ResponderExcluir