segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Filme quebecoise na disputa do Oscar

Decidimos ir ao cinema na 6a passada e acabamos indo assistir ao filme "French Canadian" Incendies pois foi o que mais nos chamou atenção (e que ainda não tínhamos visto) no cinema que escolhemos.  Não sabíamos muito sobre o filme, apenas vimos o trailer no site do cinema.

A primeira surpresa foi ver o cinema LOTADO assistindo um filme falado em francês e ainda com legendas.  A segunda foi a qualidade do filme - excepcional!  Depois descobrimos que o filme foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro (que na verdade é melhor filme em lingua estrangeira) e foi do shortlist de vários festivais de cinema inclusive do TIFF (Toronto International Filme Festival).

Para os que querem praticar o francês, já aviso que mais da metade do filme é falado em árabe!  Ele se passa em Montréal e na Palestina (muito mais na Palestina).  É a história de uma mãe que deixa no testamento para os filhos gêmeos a incumbência de encontrar o pai e o outro irmão deles, que eles nem sabiam que estavam vivos.

Com a indicação ao Oscar, a Sony Pictures já comprou os direitos para exibir o filme nos EUA e imagino que mais cedo ou mais tarde apareça nos circuitos alternativos no Brasil.

Para quem está em Toronto, parece que o filme está em cartaz apenas no Cineplex Odeon Varsity (na Bloor com a Yonge).  Pra quem quiser um gostinho, segue o trailer:

2 comentários:

  1. Oi Querida,

    Poxa, assistimos esse filme há umas semanas, chorei que nem criança! É realmente fantástico, sensível, duro, politizado, amoroso... tudo no mesmo filme. AMEI!

    Tomara que ganhe o Oscar pra ver se pelo menos asim passa no Brasil. É um filme que sem dúvida merece que todos assistam. :)

    Bisous,
    Alice

    ResponderExcluir