segunda-feira, 25 de julho de 2011

Só no Canadá III - a estrutura para combater o calor!

Já viram que gostei do tema "Só no Canadá", certo?  Estou agora passando os dias pensando em posts legais que façam parte desse tema.

Como vários blogs comentaram, nessa 5a feira aqui em TO tivemos o dia mais quente do ano, quando a sensação térmica chegou a 49 graus (acompanhei o dia todo e não passou da marca dos 50 não, rs rs rs).  Eu que sou de Santos acho que nunca havia sentido tanto calor - felizmente foi por pouco tempo, pois estava no ar-condicionado grande parte do dia.

A previsão do tempo aqui é bastante precisa, então vários dias antes já sabíamos que o calorão estava pra chegar.  Quase todo verão passa um "heat wave" desses pelos EUA e Canadá e as consequências podem ser desastrosas principalmente para as pessoas de idade e aqueles que não têm acesso a ar-condicionado (lembrem-se que o Canadá é o país onde as escolas não permitem que as crianças brinquem do lado de fora com temperaturas acima de 30 graus, mas as crianças brincam lá fora em temperaturas abaixo de zero sem problema nenhum!).

Quando temos "extreme heat alerts" a cidade de Toronto coloca em operação vários Cooling Centres, locais onde a população pode ir para se refrescar no AC e recebe uma bebida gelada, além de dicas de como combater os efeitos do calor.  Até os pets são bem vindos!

Várias das piscinas públicas ficaram abertas até a meia-noite na 5a feira.  Eu aproveitei e na saída do trabalho fui até umas das piscinas que fica em frente ao lago Ontário, a Sunnyside.  Eu tinha ido até lá no sábado e, pasmem, na 5a 8 da noite tinha mais gente que sábado, tinha até fila pra entrar!  Surpreendentemente a água não estava quentinha (no Brasil quando faz muito calor durante o dia a água da piscina normalmente fica bem quentinha de noite) mas com o calor que estava fazendo foi ótimo dar um mergulho.  Quando saí de lá 9 da noite a fila continuava e no caminho pra casa passei em frente a outra piscina pública e vi famílias inteiras de toalha na mão indo pra lá.

Pra quem não tem AC em casa é realmente um sofrimento, pois aqui as construções são feitas para manter o calor por conta do inverno, e muitas casas/aptos têm janelas muito pequenas ou que quase não abrem.  Eu fiz questão de alugar um apartamento com AC (passei muito calor quando morava em SP pela falta de AC e por não poder instalar no apartamento para não "estragar a fachada" do prédio) e não me arrependo - bate muito sol no meu apto e o AC entrou em operação já em abril, mantendo a temperatura aqui dentro sempre em 22 graus.

Montréal também sofre os efeitos do heat wave dessa semana e vi na TV que a cidade convocou a polícia para ir batendo de porta em porta nos bairros que mais sofrem com o calor pra ver se está todo mundo bem, dar orientação etc.

De novo, só no Canadá!

9 comentários:

  1. AC vira mesmo item de primeira necessidade.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Tô adorando! Posso dar sugestões?
    Beijos
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Tô preparando uma série de posts com esse tema também, um amigo que veio nos visitar que deu a idéia, ficou bobo quando viu caixa self service, lá no loblaws, só passar o produto e pagar, difícil imaginar isso no Brasil né? Infelizmente!
    Tô passando o link do seu post sobre o cirque du soleil pra algumas pessoas, tô muito a fim de voltar pro Quebec, e curtir show de graça melhor ainda! BJUS!

    ResponderExcluir
  4. E a conta de luz no fim do mês, não vem muito alta??

    ResponderExcluir
  5. No nosso caso, o ar-condicionado está incluído no condomínio, que está incluído no aluguel.

    ResponderExcluir
  6. Lu,
    Moro em Sampa e o trânsito daqui creio ser seu velho conhecido... Nem me incomodo tanto quando estou engarrafada por aí, , mas os espertinhos querendo tirar vantagem, me enlouquecem...
    Outra coisa é que como já morei em Londres anos atrás, aprendi a curtir um bom sistema de transporte público e choro com o daqui!
    Então minha sugestão para novos post: trânsito ou transporte público.
    Beijos,
    Lu

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lupatinadora!
    Aqui é a Pati (Pati e Temps). To mandando como anônima pq meu blog tá estranho, não consigo conectar pra mandar mensagem pra ngm...
    A data limite para notícias do consulado, conforme carta, era 30 de janeiro de 2011. Claro que não recebemos nada nesse prazo... A notícia veio mesmo só em julho, uma solicitação de documentos atualizados. Agora estamos correndo atrás disso pra tentarmos não perder mais tempo. Espero que depois disso as coisas voltem a acontecer, né? Se sua data é junho, imagino que em breve eles peçam atualizações pra vcs tb. Por enquanto vcs estão com visto de estudo/trabalho, né? Até qdo duram os vistos?

    Em novembro tem campeonato mundial de patinação no Brasil! Será em Brasília, e eu estarei lá! Sei que seu negócio agora é gelo, mas vai que vc decide visitar o Brasil bem nessa época... rsrsrs

    Beijos
    Pati

    ResponderExcluir
  8. Abafa-quente daqueles mesmo....e haja aquecimento global, hein? rs.

    Menina, tomei vergonha e fiz um gadget descente. E vc tá lá! bjs!

    ResponderExcluir
  9. Caramba Lu, 49 graus!!! Meu Deus.. acho q eu ia ter um treco.. eu sinto muito calor e passo mal qdo faz 35 aqui...rs
    Eu ODEIO calor e não imaginava q chegasse a fazer tanto calor aí no Canadá, por ser tão ao norte. Já tinha ouvido falar das ondas de calor nos EUA, mas aí não.
    Pelo menos aí está preparado pro frio/calor.. ao contrário daqui.
    Eu tb sofro com esse lance de não poder colocar A/C em casa por causa da fachada, palhaçada! E no meu apê bate sol a tarde toda, imagina só o forno na hora de dormir.
    Continuo na leitura do seu blog e adorando!
    Beijos

    ResponderExcluir