quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Só no Canadá IV - Venda de milho self-service na beira da estrada

Olá leitores!

Hoje escrevo de agradáveis 22 graus - para as próximas 2 semanas não temos previsão de temperatura máxima acima dos 27 graus, o que é um alívio!  O calorão todo estava de arrepiar, ninguém merece!

Final de semana passado fomos até a região de Ottawa num festival numa cidadezinha lá perto.  Da capital vimos pouco, mas o suficiente para ficarmos encantados com o "big town, small town" feel.  Assistimos o Sound and Light show no Parlamento que foi bárbaro, recomendo!  Todas as noites durante o verão.

Agora fiquei na vontade de voltar no inverno pra ver a cidade com calma e para patinar no Rideau Canal - é o sonho de todo patinador!  Conversamos com uma moça que contou que o chefe dela vai patinando pro trabalho todo dia no inverno!

Ottawa à parte, o assunto desse post é mais um da série Só no Canadá.  Bom, nesse caso eu confesso que vi algo parecido na Suécia, mas vocês entendem o "espírito" da coisa, certo?

Deixamos a Jojo com uns amigos no final de semana.  Como agradecimento, diz a boa educação que devemos levar alguma coisa, certo?  Só que um deles é de Ottawa, então souvenirs estavam foram de cogitação.  Quando vi uma barraquinha na estrada vendendo sweet corn na hora me lembrei que eles adoram milho, então ficamos atentos pra parar na próxima barraca e comprar Ontario-grown sweet corn.  Quilômetros e quilômetros depois, já quase parando no Wal-Mart pra comprar, vimos a singela banca da foto abaixo:


Não só não havia ninguém pra controlar quanto cada um pegava de milho e pagava, como o "cofrinho" era aberto - nós não tínhamos trocado e simplesmente abrimos e pegamos nosso troco.  Havia mais de $60 dólares lá dentro, tudo bonitinho.  Conosco parou uma outra pessoa que também pegou sua 1 dúzia de milho e deixou os $4.50 lá - ah, o "serviço" era tão bom que tinha até sacolinha plástica!

Nossos amigos ficaram suuuuper agradecidos.  Levamos 8 pra eles e ficamos com 4.  Se você comer o milho puro ele é realmente docinho, mas é só passar uma manteiga e um salzinho que fica igualzinho ao milho da praia no Brasil.

11 comentários:

  1. Esta "inocência" canadense é algo que eu adoro por aqui. Espero que as pessoas continuem sendo honestas para que a inocencia não acabe, né?
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Só no Canadá mesmo. Que maravilha esse lugar.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, acho que não é inocência não, aqui é tudo baseado num "honour system" - parte-se do pressuposto que as pessoas serão honestas e a maior parte é sim, e isso aumenta a qualidade de vida de toda a sociedade.

    Na minha empresa a lojinha dos funcionários também é no honour system. Você vai lá, escolhe, escaneia o código de barras e pronto.

    Infelizmente no Brasil sempre tem um espertinho, e com isso desconfia-se de todo mundo...

    ResponderExcluir
  4. Uns mil anos e o Brasil fica igualzinho!

    ResponderExcluir
  5. Acho que a educacao e tudo, voce NAO deve roubar, entao aqui voce nem imagina que alquem vai roubar seu dinheiro, fruto de trabalho..parece loucura pra brasileiro, mas e loucura pro canadense imaginar alquem roubando seu troco...viva a educacao!!

    ResponderExcluir
  6. Patinar no Rideau Canal já está na minha "wish list", e agora vou adicionar ver o sound and Light Show no parlamento. Deve dar fotos lindas :D

    Mas achei incrível mesmo isso do milho. Aqui no Brasil NUNCA daria certo algo assim, infelizmente.

    Bjos,

    ResponderExcluir
  7. nossa ! que legal isso. Só no Canadá pra ter dinheiro ainda no cofrinho. Se fosse aqui no Brasil...

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Impressionante mesmo! Honestidade não tem preço, o que eu mais gosto por aqui é isso, saber que ainda se pode confiar nas pessoas!

    ResponderExcluir
  9. É sensacional esse sistema, admirável pois não estamos MESMO acostumados com esse comportamento, educação e cultura. Isso é 1º mundo #fato.
    Muito legal o seu post, que delícia esse sweet corn no verão.
    Abraço,
    Cristiana
    www.novidadesdocanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu, tudo bem??
    Menina, que tudo de bom constatar isso heim? Até me deu vontade de comer esse milho ai!!
    como vcs mesmo disseram, cada provincia parece um outro paéis assim que cruza a fronteira, né? Temo que, ao menos nesta regiao metropolitana da qual escrevo, o sucesso dessas vendas de milho nao seria assim, tao de vento em polpa...
    Bjocas
    Erika

    ResponderExcluir
  11. Precisa de uma população muito civilizada pra isso, típica coisa q nunca vai existir no BR.
    Lá no Japão isso acontece tb... barraquinhas de feira self-service.. coisa de primeiríssimo mundo!!

    ResponderExcluir