quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Utilidade pública – pagamento da taxa e envio dos passaportes pra quem já está no Canadá


Oi pessoal,

Hoje uma colega de processo e amiga de Facebook recebeu o pedido dos passaportes e me mandou uma mensagem desesperada pra saber como é que eu fiz tudo estando no Canadá.  O processo é bem simples, mas acho que as dicas abaixo podem ajudar quem for passar por isso!

O consulado de mandou o email solicitando os passaportes!  Maravilha!  E agora, o que eu faço?

1 – veja se você não tem nenhuma viagem marcada (a trabalho pros States ou algo assim), pois o trânsito dos belos pode demorar umas 2 ou 3 semanas.

2 – Pague sua linda taxa!  Atualmente é CAD 550 por adulto.  É tão simples que parece fácil demais pra ser verdade: vá a qualquer banco e peça um money order para o Receiver General of Canada.  Link do Consulado com as instruções aqui http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/visas/fees-frais.aspx?lang=eng&view=d – esse post é de janeiro de 2013, então cheque pra ver se não mudou nada.  Se você for cliente HSBC Premier, o money order é grátis.  Pode fazer as taxas de todo mundo num money order só.

3 – Mande para o consulado de SP – bom, aqui o bicho pega.  Tá todo mundo desesperado e ninguém quer saber de mandar pelo correio normal (Canada Post + ECT = confusão na certa!), então o esquema é ir de courier.  E claro, você quer que seu passaporte volte para você o mais rápido possível, mas o consulado só manda via correio normal.  E agora?  Seus problemas acabaram – abra uma conta FedEx-tabajara!

Na verdade não tem nada de Tabajara!  A FedEx permite que pessoas físicas tenham uma “conta” lá – nada mais é que um cadastro com o seus dados e o # do seu cartão de crédito.  Ter a conta é grátis e é bem comum pra gente que vende coisa no eBay etc, eles até mandam os envelopes pra sua casa.  É bem simples:

                - Entre em http://www.fedex.com/ca_english/
                - Na área de login, clique em Register Now
                - Preencha os dados


Fazendo isso, você vai ter um “account number” com eles, o que permite que o consulado te mande de volta os passaportes “a cobrar” direto da sua conta da FedEx.

Fiz o seguinte: peguei aqui no trabalho mesmo 2 envelopes da FedEx (se você não tiver, qualquer lugar que envia FedEx te dá os envelopes grátis).  Coloquei um envelope pequeno dentro já endereçado com o endereço pra onde eu queria que eles mandassem os lindos de volta, os passaportes, o money order e uma cartinha explicando de novo o endereço pra onde eu queria que eles mandassem.  Agendei o pick up da FedEx pela internet mesmo e eles retiraram o envelope (você pode deixar em qualquer pick up point da FedEx).


4 – Acompanhe o caminho do seu passaporte até o consulado – o bicho demora uns 2 ou 3 dias pra chegar lá, fora o tempo da recepção do prédio até o consulado

5 – Reze para não esquecerem de você – ligue lá se for preciso (acabei fazendo isso, pois o passaporte não voltava).

6 – Acompanhe a volta deles e tenha uma pequena síncope quando eles ficarem presos na alfândega por um dia

7 – Dê pulinhos de alegria quando eles chegarem de volta pra você, com lindos vistos (não sem uma etiquetinha da alfândega mostrando que eles abriram seu envelope).

8 – Vá correndo cruzar a fronteira e volte como Landed Immigrant

9 – Comece toda a via-sacra novamente (SIN Card, OHIP etc)

10 – Reze para o seu PR card chegar de uma vez por todas!

Ah, se você estiver em um terceiro país (que não o Canadá), cheque pra ver se é possível enviar passaporte pelo correio/courier.  Houve um caso de uma família que morava nos EUA, o consulado mandou o passaporte e a alfândega americana confiscou os coitados, pois é contra a lei nos EUA mandar passaporte.  Foi uma confusão sem fim essa história!

6 comentários:

  1. Muito bom saber disso! Estamos esperando exatamente o bendido pedido pelos passaportes, que por sinal tá demorando absurdos!

    Mas agora quando chegar a hora já sabemos tudo o que vai ser preciso fazer.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. You are welcome!

      Vale à pena já fazer a conta da FedEx e deixar tudo agilizado!

      Excluir
  2. Lu, pra variar, um post super útil!
    Eu e Marina comentamos sábado o qto seu blog ajuda a gente...
    CONTINUE SEMPRE, POR FAVOR!!!! rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostam! Comentem sempre, please, às vezes dá preguiça de escrever pois parece que ninguém está lendo!

      Excluir
  3. Como você pediu o money order? No desjardins me informaram que é necessário levar um recibo para efetuar o pagamento porém, o consulado não nos fornece isso.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer banco faz o money order. Você chega no caixa e fala quero um money order para o favorecido XYZ. No meu caso no HSBC não pago tarifa, mas a tarifa é uns 6 dólares. Vc pode fazer mesmo em banco que você não tem conta, é só pagar em dinheiro. Como o Desjardins pode pedir o recibo de um pagamento que você ainda não fez???

      Excluir