Olá pessoal,
Enquanto estamos aqui aguardando a snow storm do ano, resolvei escrever esse post que está há muito no meu draft.
Tiramos o piso de cerâmica da sala da nossa casa (o gênio da lâmpada que morava lá antes achou que o Canadá é um país tropical, não lembrou que cerâmica + inverno = piso gelado). Até aí ok mas, e agora, o que fazer com ele?
No Brasil tínhamos os famosos disque-entulho e, se fosse só um pouquinho, você acabava jogando o seu entulho na caçamba do vizinho. No Canadá as regras do lixo são super específicas, no website da cidade de Toronto tá tudo explicadinho. E lá fomos nós para o lixão, digo, transfer station.
Tudo colocado no carro, você paga por kilo. Na entrada já tem uma placa com o preço e com o que pode e o que não pode. Custa $10 a cada 100kg - 100kg parece pouco, mas só nós levamos 330kg de piso de cerâmica pra lá!
Aí você pensa, como assim por kilo? Ha! Eles pesam o seu carro na entrada e cobram um mínimo no seu cartão de crédito. Abaixo foto da balança (quer dizer, nem dá pra ver a balança):
Tudo muito organizado, essa é a entrada do lixão:
Como é apenas "solid waste", não tem comida nem nada, o lugar é até cheirosinho... Mas é tudo "self-service" - você encosta seu carro lá e descarrega seu porta-malas.
Dentro do prédio do lixão, olhem a limpeza!
Na saída, eles simplesmente pesam o seu carro de novo e você acerta o valor da diferença de peso da entrada vs. a saída. Simples assim!
No dia que você fizer uma reforma, você ainda vai ter que levar o seu entulho no lixão!
Olha! Pais de primeiro mundo!!! Boca aberta, aqui na Europa talvez na Suecia, Noruega... na Irlanda jamais.. nem Inglaterra, Espanha, Franca, Italia...
ResponderExcluirSuper limpo o interior do prédio.
ResponderExcluirUm exemplo a ser seguido. Mas o que eles fazem com o entulho ??
abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br