quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Lixão no Canadá é cheiroso - e você ainda vai entrar em um!

Olá pessoal,

Enquanto estamos aqui aguardando a snow storm do ano, resolvei escrever esse post que está há muito no meu draft.

Tiramos o piso de cerâmica da sala da nossa casa (o gênio da lâmpada que morava lá antes achou que o Canadá é um país tropical, não lembrou que cerâmica + inverno = piso gelado).  Até aí ok mas, e agora, o que fazer com ele?

No Brasil tínhamos os famosos disque-entulho e, se fosse só um pouquinho, você acabava jogando o seu entulho na caçamba do vizinho.  No Canadá as regras do lixo são super específicas, no website da cidade de Toronto tá tudo explicadinho.  E lá fomos nós para o lixão, digo, transfer station.

Tudo colocado no carro, você paga por kilo.  Na entrada já tem uma placa com o preço e com o que pode e o que não pode.  Custa $10 a cada 100kg - 100kg parece pouco, mas só nós levamos 330kg de piso de cerâmica pra lá!


Aí você pensa, como assim por kilo?  Ha!  Eles pesam o seu carro na entrada e cobram um mínimo no seu cartão de crédito.  Abaixo foto da balança (quer dizer, nem dá pra ver a balança):


Tudo muito organizado, essa é a entrada do lixão:


Como é apenas "solid waste", não tem comida nem nada, o lugar é até cheirosinho...  Mas é tudo "self-service" - você encosta seu carro lá e descarrega seu porta-malas.  


Dentro do prédio do lixão, olhem a limpeza!


Na saída, eles simplesmente pesam o seu carro de novo e você acerta o valor da diferença de peso da entrada vs. a saída.  Simples assim!

No dia que você fizer uma reforma, você ainda vai ter que levar o seu entulho no lixão!



2 comentários:

  1. Olha! Pais de primeiro mundo!!! Boca aberta, aqui na Europa talvez na Suecia, Noruega... na Irlanda jamais.. nem Inglaterra, Espanha, Franca, Italia...

    ResponderExcluir
  2. Super limpo o interior do prédio.
    Um exemplo a ser seguido. Mas o que eles fazem com o entulho ??

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir