sábado, 27 de abril de 2013

Dicas para o imposto de renda canadense


Olá leitores,


Já dizia o sábio “In this world nothing can be said to be certain, except death and taxes”.  E a mordida do leão canadense é grande, então nessa época do ano em que estamos, a famosa “tax season” fica todo mundo atrás disso.

Em 1º lugar, esse post talvez seja um pouco em cima da hora para o IR desse ano, mas estou escrevendo com tudo “fresco” na memória, e na tax season do ano que vem vou postar novamente.


No 1º ano que tivemos que declarar o IR aqui, fiquei que nem doida atrás de informação e não achava nada na internet, blogs, sites especializados.  Eu acostumada a fazer meu IR rapidinho no software da receita, fui descobrir que naquele ano nenhum dos softwares que pesquisei aqui estava calculando direito os meses que moramos no país (eles não tinham um campo pra dizer a data em que a pessoa virou residente no país).  

Como chegamos em agosto e só comecei no meu emprego em 1º de janeiro de 2011, não tínhamos renda em 2010 pra declarar, mas como pagamos o mestrado do marido queria declarar para poder usar os refunds que o governo dá (sim minha gente, aqui você pode jogar algumas deduções de um ano para outro e só usar quando lhe convier).  O principal problema é que na época o marido não tinha SIN number pois não podia trabalhar (era apenas estudante) e pra eu fazer a minha declaração tinha que colocar o SIN number do marido!  Com muito custo, descobrimos que se um estudante não tem SIN number e mesmo assim quer declarar IR, precisa pedir um tal de ITN number (que é como o SIN, mas não vale pra trabalhar).  Claro, que isso é só por correio e demora 6 semanas pra ficar pronto e não ia dar mais tempo de mandar tudo antes do dia 30 de abril!  Fiquei até com palpitação de tanta ansiedade, com medo de não entregar tudo no prazo.  Acabamos parando num escritório da H&R Block, uma das empresas mais populares para fazer seu IR aqui – o contador que nos atendeu nos explicou que se você não tem imposto a pagar (que era o nosso caso), o deadline de 30 de abril para a entrega da declaração não procede – você só precisa declarar até 30/04 se tiver imposto a pagar, se tiver imposto a receber o governo não se importa se você atrasar. 

Ufa, com isso pra trás, conseguimos seguir a vida.  Acabamos fazendo o IR no 1º ano apenas no ano seguinte, um pouco antes da nova “tax season”.  Resolvi fazer a declaração sozinha afinal, não tínhamos renda.  Quase tive outro ataque de ansiedade – é simplesmente impossível um leigo fazer a declaração em papel!  É tanto campo, cálculo, termos que a gente não conhece... acabei colocando o rabinho entre as pernas e contratando um contador.  Ele até que fez um preço camarada (foi uns $100 para as duas declarações, já que não tinha praticamente nada a declarar!).  No ano seguinte, marido já tinha o SIN number.  Acabamos fazendo novamente com o contador pois queria garantir que o CRA soubesse que a declaração do ITN X agora era do SIN Y.  Aff!

Encontrar um contador também foi uma dureza.  Ninguém tinha ninguém pra indicar, tudo mundo só reclamava de seus próprios contadores.  Acabei caindo em um brasileiro indicado por um grupo no Facebook.  O cara resolveu o problema mas errou as duas vezes – ele me deu um papel dizendo que tinha direito a X de restituição e em ambos os anos o governo falou “olha, sua restituição é X – Y.  Desisti de pagar pro cara errar – e eu sou daquelas que tenho que confiar muito no trabalho de alguém pra deixar que essa pessoa faça algo por mim.

3ª tax season, hora de eu finalmente fazer minha própria declaração!  Pesquisei os vários softwares disponíveis (pra quem ainda não “sacou”, a receita canadense não tem seu próprio software, você precisa comprar um software de terceiros pra fazer sua declaração...) e acabei escolhendo o TurboTax.  


Na verdade, não comprei o software, fiz tudo online – a vantagem de fazer online é que você faz tudo, calcula a restituição e só no final, na hora de enviar os dados, é que paga.  Eu como sou desconfiada, depois que terminei tudo no TurboTax mas antes de pagar, fiz também a declaração pelo UFile.  Descobri que o sistema do UFile é o mesmo na H&R Block online, mas não gostei da navegação – achei que ele não me fez tantas “perguntas” e corria um risco muito maior de errar ou deixar de declarar alguma coisa (fora que ele calculou meu refund uns 3 dólares a menos!).  Existe um software grátis, chamado StudioTax.  Lá fui eu baixar e tentar usar – pior ainda!  Pra quem não entende de taxes canadenses, o negócio é um quebra-cabeças!  Veredito: continuarei fazendo pelo TurboTax nos próximos anos.  Antes de pagar joguei no Google “TurboTax coupon” e ainda consegui 15% de desconto.  Ficou $31 para as duas declarações (uma barganha comparado ao contador).

Exemplo de tela to TurboTax - seu refund vai aparecendo enquanto você vai preenchendo os dados!

Agora claro que nem tudo são flores!  No seu 1º ano, você não pode enviar a declaração pela internet (chamado Netfile – equivalente ao ReceitaNet do Brasil), tem que mandar pelo correio.  Você pode fazer pelo software e imprimir.  Como já estamos no 3º ano, achei que estivesse tudo ok.  Bom, a minha declaração foi bonitinha, a do marido “empacou” – o programa diz que é o 1º ano dele!  Aff!  Talvez seja porque mudamos de SIN number, sei lá.  Mas, como já sei que o deadline de 30 de abril não vale pra gente, estou sossegada!  Ele vai tentar ligar no CRA pra ver se resolve, mas qualquer coisa também é só imprimir e mandar pelo correio.

Ah, uma coisa que descobri é que no site do Canada Revenue Agency tem um “my account”. É bem bacana ter a senha (tem que pedir pelo correio e demora alguns dias pra chegar), pois na hora de você fazer sua declaração o governo começa a pedir informação das declarações do ano anterior e entrando nesse site está tudo lá, mesmo que você tenha perdido o papel (meu caso, sei que está aqui em casa em algum lugar, mas vai saber em que pasta foi parar!).

Parece que agora o TurboTax está fazendo declaração pró-rata no caso de quem virou residente no meio do ano.  Se for sua primeira declaração, confira direitinho e tente fazer pela internet, já que pra preparar tudo é grátis.  Se não der certo, bata em uma H&R Block da vida e morra com mais uma “taxinha”!

11 comentários:

  1. Oi Lu, vc sabe me dizer se posso declarar anos anteriores juntos? Sendo que meu marido pgou o SIN agora, e antes ele teria q ter tiradi ITN, mas não tirou. E está escrito que quem tem o SIN não pode mais tirar o ITN,,,Fui em 2 escritórios e cada um falou uma coisa...um disse q eu podia mandar todos os 3 anos juntos, já o outro disse q eu tinha q enviar primeiro o desse ano , esperar a resposta do CRA e depois enviar os outros...Muito obrigada pelo q puder me ajudar!! Estou super nervosa com isso! Cheers! Luciana

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não faço o IR no Brasil...tem que tomar muito cuidado com essas coisas pra não cair na malha fina...

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dica!! Ano que vem seremos nós nesse processo. Grande abraço Daniel

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu!
    Eu nao tenho ideia como achei seu blog, acho que foi porque eu estou tentando visitar Toronto, Quebec e Montreal. E nao sei se vale a pena visitar so Toronto e acabei de algum jeito caindo aqui.... Mas essa nem eh a minha pergunta.
    Eu moro fora do Brasil ha muitos anos (quase 10), morei muitos anos em Londres, um tempo na Italia e agora moro na Australia (ja tem um tempinho). Li que as vezes voce acha Toronto meio provenciana, e eu acho muita coisa da Australia, geralmente muito bonito, com praias bacanas...e soh! conversei um pouco com o meu marido sobre morar no Canada e ele se interessou. Enfim, se voce tiver um tempinho e puder me mandar um e-mail clalondon@gmail.com e me contar como eh a vida ai, e moradia e talz seria muito bacana. De qualquer jeito muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarissa,

      Tem bastante informação aqui no blog. Me avise se tiver alguma dúvida específica e falamos.

      bjo

      Excluir
  5. Puxa Lu, sensacional este post! Muito valiosas estas dicas, obrigada! Nós ainda não fizemos Tax no Canadá mas já procurei muito informação sobre IR no Canadá em blogs e há muito pouco mesmo. Parabéns por sua obstinação e sucesso em fazer vc mesma o sua declaração! Queríamos saber se rendimentos no Brasil - de empresa ou aluguel, por exemplo - devem ser declarados no Canadá e como é calculado. Vc lembra de ter visto este tipo de informação em algum lugar? beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,

      Teoricamente você precisa declarar todo o rendimento no mundo inteiro, pois você é um contribuinte canadense. O que alguns contadores falaram é que se for coisinha pouca não precisa se preocupar. Nessas horas o melhor é consultar um contador para ter certeza que não está deixando nada de fora!

      Excluir
  6. Oi Lu!
    Tô atrasada, pois só li seu post agora, mas achei ótimo e queria contar a nossa experiência.
    Chegamos em Junho/2012 e começamos a trabalhar em Outubro/12. Ficamos nessa dúvida de pagar ou não o contador na hora de fazer a declaração, mas acabamos decidindo fazer nós mesmos, já que sempre fizemos no Brasil, e queriamos aprender logo como faz. Até pq, melhor aprender agora enquanto a nossa declaração ainda é simples né? Se tivesse algo errado eles iam corrigir de toda forma...
    Resolvemos comprar o software e quase compramos. Nossa sorte é que queriamos em inglês e como a capa estava toda em francês ficamos em dúvida e acabamos não comprando. Logo depois um vizinho comentou do Turbo Tax online. Nem tentamos outros online, já que o vizinho tinha tentado e disse que o valor final dava igual.
    Acabamos fazendo a nossa declaração toda por lá sem pagar nada (quem tem renda inferior a 20K acho, não paga e como trabalhamos só 2 meses em 2012, saiu free). Achei super simples, já que ele já tem as explicações e tudo. O que não conhecíamos bem, era só pesqusar na internet.
    No fim foi só imprimir a declaração e mandar pelo correio. A restituição do QC já chegou, inclusive uma cartinha dizendo que tá tudo ok. Agora falta a do Canadá, mas no fim acredito que deu tudo certo! Super recomendo fazer DIY no TurboTax Online =)

    Bjs, Paty!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu certo DIY e grátis! Senti muita falta de posts realmente esclarecedores sobre o IR no meu 1o por aqui!

      Excluir
    2. Vou ver se faço um post depois tbm, acho que pode ajudar outras pessoas... =)
      Ahh, acabei de ver que já caiu o nosso reembolso do Canadá. No fim deu tudo certo!

      Excluir