terça-feira, 19 de outubro de 2010

Post da Joy - relato de uma cachorrinha no Canadá

Oi pessoal, aqui é a Joy (Jojo para os íntimos - pronuncia-se "djó-djó").  Gostaria de dividir com vocês um pouco minha experiência aqui no Canadá, do ponto de vista canino.

Antes de viajar foi tudo normal, me deram uma casinha nova chamada de kennel pra eu dormir.  Eu bem que gostei da casinha, até o dia em que me levaram nela pra um lugar chamado aeroporto, me puseram num carrinho  e me levaram pra lá e pra cá.  Eu fiquei bem quietinha, mas não gostei muito não.  Quando ouvi a voz do meu dono num lugar chamado Estados Unidos comecei a uivar, mas a minha alegria durou pouco - depois de meia hora com meus donos no banheiro mais chique que já fui (quer dizer, único banheiro canino em que já estive, propriamente dito), tive que voltar pra casinha e me puseram de novo no tal avião.  Dessa vez até que foi rápido e fiquei suuuuper contente de sair do tal kennel no aeroporto de Toronto enquanto a gente esperava os tios dos meus donos virem buscar a gente - eu nunca mais entrei no tal do kennel e a minha dona vai colocá-lo no Craigslist (ufa!).

Passei duas semanas na casa dos tios dos meus donos (que são bem cachorreiros) me aclimatando ao local.  Descobri que aqui tem um bichinho chamado esquilo em todo local e estou doida pra pegar um (meu lado caçador falando!).  Todo mundo me levou passear, de vez em quando eu "pedia pra sair" - é que na minha casa em São Paulo eu tinha meu banheirinho para emergências na varanda, mas como aqui eu era visita, achei chato usar a varanda dos tios, né?  Eu bem que gostei de lá, pois o colchão dos meus donos era no chão e eu ficava bem pertinho deles.  Mas 2 semanas depois já me mudaram pra outro apartamento, dessa vez sem nenhum móvel - ainda bem que a minha caminha veio do Brasil dentro do kennel!

Vida de cachorro em downtown Toronto não é mole não.  Ok, está cheio de parques pra passear, mas é cheio de gente na rua, ônibus passando, cadeira de rodas, bicicleta e umas grades na calçada pra sair o vapor do metrô que machuca minha pata, cada vez que vejo uma dou um pulinho :-).  Mas como aqui em Toronto cachorro é um ser humano como outro qualquer, eu posso entrar em tudo quanto é lugar (menos restaurante, supermercado e umas lojas muito chatas).  Já fui no Eaton Centre, na BestBuy, na loja de vinho... e também já experimentei o transporte público local - já andei de ônibus, metrô e streetcar.  O que eu menos gosto é do barulho do metrô quando está chegando na estação, mas lá dentro eu entro embaixo do banco e está tudo bem.

Olha eu no Streetcar!

Eu agora já sou canadense!  Já tenho coleirinha da cidade de Toronto, cadastro e tudo.  Mas pra isso minha dona precisou me levar no veterinário, porque alguém tinha que dizer que eu sou castrada (pra minha dona economizar 35 dólares por ano no meu registro).  Tive que ir também porque meu anti-pulga aqui não vende em qualquer lugar, é só "prescription", então o vet precisou fazer receita - pelo menos só preciso tomar 6 meses do ano, porque nos outros 6 faz tanto frio que não tem pulga!

Esse é meu novo vet - simpático, mas não gosto de vet e pronto!
Depois de quase 1 mês e meio sossegada me levaram tomar banho.  Só de sentir o cheiro do lugar já sabia o que me aguardava.  Mas não passaram perfume e não puseram lacinho e minha dona pagou uma nota!  O vet falou que aqui tudo bem tomar banho em casa porque, como não é tão úmido quanto no Brasil, eu não vou ficar com cheiro de cachorro molhado.  Minha dona comprou xampu ontem, vamos ver no que vai dar... pelo menos aqui não preciso tomar tanto banho, fico com cheirinho bom por mais tempo pela falta da tal umidade.  A única coisa que estão fazendo  é limpar a minha pata com baby wipes toda vez que volto do passeio - acho tudo uma frescurada, mas sabe como é, compraram sofá novo e eu passo o dia no sofá.

Eu fico aqui todas as manhãs tomando meu solzinho... tem até vista!
Minha dona está sofrendo um pouco pra achar as coisas que eu gosto.  A comida por sorte tinha um pacote aqui perto de casa, mas ela teve que ir de dolly e tudo (ela disse que vai explicar o dolly  no próximo post) buscar, já que é pesado.  Aí o apê é pequeno e ficava cheiro de ração no armário dos casacos, compraram um super pote de ração.  Ela trouxe dois ossos pra mim do Brasil e quando acabaram começou a ficar desesperada atrás deles (ela até me deu o osso daqui e eu gostei, mas é meio fedido, custa 4 dólares e eu comi inteiro em um dia, aí foi vetado) - no final foi achar na Canadian Tire!  Agora sim tenho diversão (é meio duro de roer o tal osso canadense, dura bastante...).

Meus donos assistem um tal de Dog Whisperer que fala que tem que passear e que eles têm que ser os líderes da matilha - eles bem que estão tentando, woof, woof, woof.  Minha dona vai até assistir o show dele ao vivo que vai ter no Air Canada Centre - mas o show é só pra humanos, eu não vou poder ir.  Vamos ver o que sai disso aí.


Estou gostando bastante daqui, principalmente de passear mais nos finais de semana, já que posso ir pra qualquer lugar.  Quando meus donos tiverem carro vamos poder passear mais ainda!  Ainda não sei como vai ser esssa história de neve - já me falaram que alguns cães não gostam muito...  Minha dona já comprou umas botinhas de borracha pra não sujar minha pata de sal - olha só o que me aguarda:

As minhas botinhas são vermelhas também

Por enquanto não tenho roupa de inverno, o vet falou que cachorro é "all-weather", e que roupinha é frescura de humano.  Vamos ver, talvez minha dona compre uma capinha pra eu não me molhar tanto na neve... só o tempo dirá.

Esse ano eu vou passar o Natal nos Estados Unidos - mas nós vamos de carro, avião nunca mais!  Já falaram que eu posso entrar nos States sossegada, não preciso de visto (ueba - afinal, já sou canadense), é só levar meu atestado de vacinação se a pessoa da fronteira encrencar.

Por enquanto é isso pessoal, depois eu volto pra postar mais!

Woof, woof!

Jojo

9 comentários:

  1. super criativo,não tenho cachorro mas assim mesmo li até o final
    parabens

    ResponderExcluir
  2. Lu... adorei o post canino....parecia estar ouvindo ele mesmo..rssss.. muito bom, imagino meu gato pensando em tudo.... ele é tão TPM, parece uma mocinha mestruada.... rrsss fazer o que a gente ama nossos filhinhos de qq maneira mesmo.. bjos bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Jo Jo, aqui é a Pi!!
    Vim agradecer "pessoalmente" as dicas que a Lu deixouu lá no blog da minha família.
    "Menina", vou te contar, antes de vir pra cá, minha bisa me levou a um Dr, uma Dra e mais um inspetor, eu nao vou dizer que já estou examinada para minhas próximas 5 geraçoes pq. desse mato nao sai mais lapin, com perdao pelo trocadilho infame. Sim, pq. examinaram coisas que eu nem sabia que existiam mais!! Nao é fácil essa nossa vida de imigrantes-caninas, né? Aliás, li sua saga amiga, eu te entendo, viu??? Passei por isso tudo também. Apesar da minha casa de viagem se rlinda, fala serio, achei que tivesse sido punida por ter feito um pipizinho fora de lugar! Mas voltando aos vets por quem passei, sei que pelo menos valeu para ter umas receitas por alguns meses que ficaram com minha bisa e ela vai tentar mandar uma caixinha pra cá com uns remedinhos e meu front-linezinho, afinal já andaram mandando caixinhas com coisinhas semelhantes para os humanos aqui de casa e deu certo, vamos ver se dou a mesma sorte. Minha vó tá bem achando que com o frio que faz aqui as maledetas das pulgas devem passar longe, mas euzinha mesmo só acredito vendo. De qq. forma, se a tal caixinha nao chegar, vou ter que fazer como a Lu sugeriu mesmo, vou ter que passar por tuuuuuudo de novo! Ai, só de pensar...RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!
    Enfim, aproveito para dizer que achei vc. e a Lu muito das simpatiquinhas viu (como eu sou pequenininha tenho uma tendencia a enxergar tudo no diminutivozinho, rsrs)? Pena que vc. mora tao longe e a gente nao possa cheirar umas gramas perto da casa uma da outra. Mas quem sabe um dia te trazem para passear por aqui ou me levam pra passear por ai e a gente roe uns ossos juntas?

    Lambidas
    Lapin-Pi!

    ResponderExcluir
  4. Olá Jojo,

    Eu me chamo Sparky e sou um shipoo cor caramelo. Adorei o visual da sua janela. Antes eu também ficava na escada vendo a banda passar, mas aí os meus "papis" puseram porta francesa e cortina para decorar a casa e estragaram a minha festa.
    Eu acho que você vai gostar da neve. Se você ficar peluda que nem eu fico, vai ser legal brincar na neve fofa. Eu adoro lamber os floquinho gelados. O grande problema é que eu gosto de fazer farra na neve e eu acabo não aguentando pular porque fico pesado de tanto picolé que se forma no meu pelo. A minha barriga enche de bolinha de gelo e é a unica vez que meus "papis' me convidam para tomar banho e eu vou feliz. Depois que a barriga esquenta eu fico doido para voltar mas "eles' não deixam. Depois você me conta sua experiência na neve.

    Ciau!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu relato! Estou indo com meus 2 dogs e já estou anciosa com o inverno.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Ohhh Jojo... Fofíssima!!! Pucca manda lambidas e um cheiro. Agora, friorenta do jeito que ela é, vai mesmo precisar de uma roupinha para o passeio! O clima aqui está esfriando tanto que já tem até neve prevista para hoje à noite...
    Tb amo o programa do Cesar Milan...
    Uma bela coçada na barriga para vocÊ!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Jojo,

    Azeitona na área!

    Demorei bastante pra ler seu depoimento porque a Alice vive dizendo que tá ocupada, assim não dá! Como haverá uma interação entre cães e gatos dessa forma?! :P

    Eu resolvi só sair depois do inverno. Sabe como é, sou gato, não sou tão chegado em contato com outros humanos, só o que vêm na minha casa, no máximo!

    Vi suas fotos na neve e achei frriiioooo... Miauuuuuuu!!!!!!

    Lambidas,
    Azeitona

    ResponderExcluir
  8. Hahaha amei saber um pouquinho da sua vida ai! Bartozinho é bem parecido com vc e vai logo, logo pro canada.. A gente so espera wue ele consiga ir na cabine.. Mas nao sei nao...

    Beijocas! (/sei que esse post é antigo, mas.. Estamos ai, rs.)

    Carol

    ResponderExcluir