segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Lupatinadora e a patinação no Canadá

Lupatinadora não é só codinome de internet - na verdade, eu entrei na patinação (de rodas, óbvio) com 10 anos de idade e logo na sequência lançaram aquela bonequinha Lupatinadora (pra quem não lembra, segue fotuca).   Como tenho "Lu" no meio do meu nome, foi o que faltava pra um primo me chamar de "Prima Lupatinadora", só de brincadeira.  Isso foi em Santos e patinei toda a adolescência, cheguei a ser federada e tudo - nenhum grande título, rs rs rs, mas é uma paixão e foi uma parte muito importante da minha adolescência.

Em São Paulo, quando fui fazer faculdade, ainda conseguia ir na patinação em Santos às sexta e alguns finais de semana.  Em São Paulo nunca consegui, pois os clubes são longe, eu não tinha carro e os horários de treino normalmente eram 3 da tarde (hora que eu estava trabalhando, rs rs rs).  Acho que consegui ir na patinação até meus 20 anos, depois disso, só de vez em quando em parque, com Rollerblade etc.

Esse ano já em março meu marido me falou qual meu presente de aniversário: um par de patins de gelo!  Ainda estávamos no Brasil, então tive que esperar toda a mudança pro Canadá dar certo.  Nós mudamos pro país certo: patinação é o esporte nacional, consequência da paixão doida que os canadenses têm por hóquei e, claro, a estrela das Olimpíadas de Inverno, a patinação artística no gelo.  Ainda no Brasil já comecei a pesquisar e aqui, além de várias prefeituras oferecerem rinques de patinação grátis no inverno (sim, você leu certo, patinar no gelo aqui é de graça!) e encontrei aulas de patinação para adultos, coisa que não conseguia no Brasil.

Depois de instalados no apê, comecei a pesquisar os lugares para eu fazer minha querida patinação.  Apesar de mais de 10 anos de treino diário, a diferença entre estar em cima de 8 rodas e em cima de duas lâminas existe sim e eu precisava começar do começo.  A surpresa!  O Central Toronto Skating Club, que tem aulas para adultos, fica na minha rua!  Uns 15 minutos andando, mas na minha rua!  Quando descobri fui lá fazer minha matrícula e as aulas já tinham começado e eu ainda não tinha patins!  Já deixei minha matrícula feita (se não ainda corria o risco de não ter mais vaga!) e fui comprar os patins durante a semana.

Fui na Figure Skating Boutique, a loja dos sonhos, rs rs rs.  É cheio de vestidinhos de patinação para meninas, o provador cheio de glitter :-).  A campeã olímpica (que treina aqui em Toronto) compra os patins dela lá, então era realmente o lugar certo pra ir.  Expliquei pra moça minha situação, que estava começando no gelo, que tinha bastante experiência em rodas, que queria patinar mas não ia competir  nem sair fazendo saltos triplos por aí. Ao mesmo tempo precisava ser um patins de qualidade comparável ao que eu tenho de rodas, mas só a bota (que é italiana) era mais de $400!  Sem chance!  A moça entendeu e falou: deixa eu ver se tem algum usado pra você.  Fiquei numa suuuper expectativa, pois um patins usado significaria eu comprar um patins melhor por menos dinheiro.  Eis que, tchan tchan tchan tchan, ela achou do meu tamanho exato!!!!  É de uma marca canadense, Jackson Ultima Skates, e era de uma menina que o pé cresceu e ela comprou outro e deu o dela como parte de pagamento.  Meu modelo é esse aqui, o DJ370 Competitor/Aspire Blade.  Ele não é lindo???

Aproveitei a "viagem" até a loja (que é uns 20 minutos caminhando da última estação de metrô) e comprei os acessórios, protetor pra lâmina, capa pro patins, bolsa etc.  Voltei pra casa que nem criança, feliz da vida!

No domingo seguinte já comecei as aulas.  No início um pouco diferente, mas a gente vai pegando o jeito.  O estranho foi ouvir da professora as instruções iguais às que eu tive nas minhas primeiras aulas de patinação quando eu tinha 10 anos!  A minha turma é beeem beginner mesmo, mas eu preciso de um tempo pra "pegar o jeito".  Assisti a aula depois da minha e já decidi que quero mudar pra essa aula o mais rápido possível!  Eles usam a pista toda (no meu horário a pista é dividida em 4) e fazem movimentos muito mais legais.  Domingo passado já falei pra professora: me diz o que eu preciso fazer pra mudar pra aula das 16hs!  Ela ficou impressionada com a rapidez com que eu estou pegando as coisas (acho que na cabeça dela patinação de rodas é só patinação de rua, Rollerblade, não sei se ela "sacou" que era patinação artística mesmo) e as perguntas que estou fazendo, que segundo ela são suuuper avançadas :-).  Ela falou que mais algumas aulinhas e provavelmente eu já mudo pra outra turma, eba!

Agora o mais legal: no país da patinação, domingo de noite ao invés de Fantástico temos "The Battle of the Blades"!  É um reality show parecido com a Dança dos Famosos (e até aquele de patinação que teve no Faustão, onde by the way eu conhecia quase todos os professores, rs rs rs), só que o esquema é o seguinte: são patinadoras artísticas e jogadores de hóquei aposentados!  Os jogadores de hóquei, normalmente todos brutos e desengonçados, têm que fazer dupla com as patinadoras artísticas, fazer movimentos, dançar, giros, levantamentos etc.  Esse domingo foi o 1o episódio (essa já é a 2a temporada, a primeira foi um estouro de sucesso aqui no Canadá) e uma das minhas patinadoras preferidas, a russa Ekaterina Gordeeva, está participando no "casal russo".  Os jogadores de hóquei até que estão levando jeito, viu?

Pra quem quiser ter um gostinho, lá vai o vídeo da 1a apresentação deles domingo passado.  No início, eles mostram um pouco da carreira de cada um na patinação e no hóquei.  Quem quiser ver mais, pode entrar em cbc.ca/battle, mas os vídeos só estão disponíveis para quem tem provedor no Canadá (quem está em outros países pode tentar o YouTube)




Atualização: consegui ingresso para assistir a gravação do programa ao vivo no domingo!  Happy Canadian Thanksgiving to me!!!!!  Ekaterina Gordeeva, aqui vou eu!

8 comentários:

  1. Eu gostaria de patinar também... principalmente no gelo... mas quebrei meu pé esquerdo 3 vezes e o direito 2 vezes... acho que eles não são tão fortes assim!!! :( Patina para mim... combinado??!! rs
    http://ursosnocanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte na patinação. É bem gostoso mesmo! Eu sou um desastre na arena. Muiiito medrosa. Já levei cada tombaço digo de videocassetada, mas vou todo inverno e patino bem devagarinho.Meus filhso falam que eu fico que nem pinguin, rsrs. Patina pela Ursos no Canadá e por mim também. Depois passa lá no blog pois eu puz a foto que você pediu.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu! Mega obrigada pelas dicas. Eu nao moro em São Paulo... entao nao vou poder ir ao Eldolrado...rsrsrs Mas dei uma pesquisada e aqui no Rio o pessoal anda dizendo que a DePlá está fazendo direitinho.

    ps: eu tive uma Lu Patinadora....rsrsrs q saudade q deu ver a foto dela aqui...rsrsrs

    ps2: Vc esta fazendo o processo daí do canadá. Q deliciaaaa! Ja estar nas terrinhas geladas. Eu nao vejo a hora de sair correndo daqui... agora a moda do rio de janeiro é arrastao todo dia =(

    Bjus e sorte p nós duas.

    ResponderExcluir
  4. Lu!!
    Que beleza!! estamos na mesma situação. Faço patinação artística sobre rodas desde sempre... conheço a turma toda (Vini, Katia, Cadu, Edite, Juliana, etc...)e e lembro da emoção ao viajar para as competições em Sampa e Santos, Londrina (só para assistir pois eu não tinha nível para competir com a galera poderosa!!!)...viagem ao túnel do tempo!!! E já pesquisei alguns lugares em Vancouver para fazer aulas...não vejo a hora de começar!!
    Fiquei super animada com o seu post!!!
    Boa sorte com as aulas!!
    Abraços,
    Carina

    ResponderExcluir
  5. Lu... eu lembro até da musiquinha... lá lé li ló lú patinadora.... rsss isso entrega a idade..rssss não sabia que era patinadora... acho o máximo, meu objetico no canadá é aprender .. eu não manjo nada, andava em 4 rodas no piso de casa e em sampa tb não é fácil, deixa pra quando eu chegar ai..... e olha que tudo,se continuar assim, vou ter pra quem torcer nas proximas olimpiadas de inverno. bjos bjos
    www.canadykes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. que legal !
    vc deve ter ficado felizona com os patins !
    legal o post.
    mal vejo a HORA de ir pro Canadá.
    tudo de bom !
    boas aulas de patinação.

    ResponderExcluir
  7. Oi Querida,

    Você acredita que soh hoje eu consegui parar pra ler seu post da patinaçao????!!!!!

    Agora vou correr atras do prejuizo e ler todos os outros subsequentes... ehehehe

    Ai, fiquei ainda mais pilhada pra fazer o curso de patinaçao! Semana que vem vou olhar isso com carinho, porque quero aproveitar esse inverno pra cair de cabeça nos esportes de inverno.

    Acho que depois que passar a dificuldade incial da da patinaçao, eu vou me dar muito bem na parte artistica, jah que tenho milhares de anos de jazz, né! (olha soh como sou velha!!! ahuahauha)

    Bisous,
    Alice

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu!
    Como te contei outro dia, tb patinei muito tempo no Brasil, mas não encontrei aula para adultos aqui onde estou e DESCOBRI QUE SOU RUIM NO GELO!!! rsrsrss
    Vc tem alguma dica pra me dar?

    Atualize o blog agora que vc já fez alguns meses de aula. Deve estar super bem!!!

    Beijos
    Pati

    ResponderExcluir