domingo, 17 de outubro de 2010

Post de 2 meses

Foto de minha autoria, tirada em Toronto Islands


Muita gente faz o post de 1 mês, mas na correria o nosso passou batido.  Hoje completamos 2 meses que chegamos no Canadá, e é impressionante quanta coisa aconteceu.  Meu marido fala muito do tempo Chronos (tempo corrido, contato em meses, dias etc) e o tempo Kairós que, digamos, é o aspecto qualitativo do tempo, ou o tempo medido em experiências vividas.

Nesses 2 meses:
- Mudamos pro Canadá com 4 malas, 2 malas de mão, 2 mochilas, 9 caixas e 1 cachorro
- Ficamos hospedados 2 semanas na casa do meu tio correndo feito loucos atrás das pendências da universidade, apartamento, etc
- Conseguimos um apartamento bárbaro, melhor do que o que tínhamos em SP, com vista e tudo
- Compramos os móveis básicos para o apto (na Ikea, Sears e Craigslist)
- Compramos computadores novos, um pra cada um
- Temos TV a cabo e internet
- Conseguimos os iPhone 4 (esse foi difícil!)
- Temos a carteira de motorista G1 e já marcamos a prova prática da G-full
- Meu marido já está atordoado como mestrado, agora está chegando a época de mid-terms e ele está estudando feito doido
- Estou forte na busca de emprego (pena que esse ainda não chegou...)
- Fomos ver um show do Cirque du Soleil, tirei foto com a minha patinadora preferida, já comprei ingressos pra assistir Wicked e o Encantador de Cães (Cesar Millan)
- Já estamos relativamente bem familiarizados com downtown e o metrô, até falando "em pontos cardeais"
- Tivemos ontem nossa primeira visita oficial, minha melhor amiga do High School veio pra Niagara (EUA) visitar a mãe e vieram até TO nos visitar.  Ficaram aqui até 11 da noite :-)
- Já temos mais taças de vinho do que copos normais (tinha comprado uma caixa com 8 taças e a minha amiga me deu outra caixa com 8 taças de "house warming gift")
- Já estou esquecendo palavras em português - outro dia fiz um trabalho freelancer de tradução e foi super difícil
- Ainda não estamos falando com sotaque canadense, mas pela TV já deu pra perceber os "house"; "out"; "mouse" e os "again" e "against", que pra mim são muito estranhos.  Os house, out, mouse eu até posso incorporar, mas já falei pra não me deixarem falar "agein" ao invés de "again" :-).  Também não incorporamos os eh? - pra dizer a verdade, ainda não ouvi ninguém falando o tal do ,eh?
- Estou fazendo aulas de patinação no gelo, yey!
- Minha mãe colocou no Sedex 10 ontem toda a papelada do nosso processo de Skilled Worker!!!!!  2a feira está lá no consulado!

Quanto ao país, estamos percebendo muitas coisas que por mais que você estude a história, os costumes, é só no in-loco que você vai perceber.
- Vimos a eficiência dos bombeiros e serviços públicos no incêndio aqui em frente ao nosso prédio
- Estamos acompanhando as discussões políticas para as eleições para prefeito que vão acontecer agora
- Estamos entendendo um pouco mais porque a questão imigração é tão complicada para os canadenses - além dos skilled workers & cia, o Canadá recebe muitos refugiados e muitos deles chegam aqui abaixo da linha da pobreza, o que é um problema para a sociedade, querendo ou não - eles por exemplo não estão mais aceitando refugiados do Paquistão

Nossa vida já entrou em uma certa rotina, com horários etc.  Ainda temos muito o que aprender sobre a cidade, região, fazer mais amigos...  Não ter carro é um empecilho para irmos qualquer lugar mais longe (nesses 2 meses, eu só saí de Toronto 1 vez pra Mississauga de ônibus fazer uma entrevista - mas era na highway, então nem posso dizer que vi Mississauga), seja para fazer compras, para passear, para conhecer... Mas tudo a seu tempo.

No geral, estamos bastante satisfeitos com o que conquistamos nesses 2 meses e felizes com as perspectivas que temos.  No meu job search tenho sido bastante "agressiva" - uma headhunter me ligou pra uma vaga para qual eu sou perfeita, mas percebi que ela não "sacou" - não tive dúvidas, entrei no LinkedIn, peguei o nome do diretor de marketing e mandei meu CV diretamente pra ele, que me respondeu e disse que ia encaminhar pra diretora de RH.  Tenho tido retorno mais positivo do que negativo das empresas daqui comparado com o Brasil (o que não deixa de ser impressionante).

Ainda temos muito a vivenciar, aprender e conquistar por aqui, mas o saldo dos primeiros 2 meses é extremamente positivo!

5 comentários:

  1. Adorei o seu relato destes dois meses de correria p/ acertar as coisas aí, parabéns pelas conquistas até agora....
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. olha, esse correria toda sei que vale, olha se lançar um livro é uma das metas da vida, você já um tema...kkkk (adoro teus relatos). E a questão da língua, é dificil mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Meu marido já falou também pra eu escrever um livro, rs rs rs.

    A questão da língua pra nós não é problema, pois nosso inglês é fluentíssimo - o que não deixa de ser uma vantagem, como metade dos habitantes de Toronto não nasceu aqui, tem muita gente que não fala inglês bem.

    A questão do sotaque não vai ter jeito, vai pegando aos poucos. Mais o "ageinst" é complicado :-)

    ResponderExcluir
  4. Lu... eu aaaaamo relatos de primeiras impressoes! E vc descreveu todas as sensações... cheguei a ficar emocionada. Parabens por estar lutando mesmo sem medo de ser feliz!

    Obrigada pela torcida no nosso IELTS... nós estamos na torcida pelo seu emprego.

    Mega bju, Sa

    ResponderExcluir
  5. Lupatinadora, adorei o post!

    Acho que vocês sao um otimo exemplo de como ser ao chegar no Canada. Vejo gente que estah aqui ha muitos anos e ainda nao fez ou compreendeu ou se integrou na sociedade como vocês. e olha que vocês ainda nem sao imigrantes oficiais!

    É isso aih, acompanhar as eleiçoes, a vida da cidade, do pais... tudo de bom!!!

    To doida pra termos nosso canto pra podermos fazer isso mais fortemente! Amanha é o grande dia de recebimento das chaves! YEYYY!!!

    Bisous,
    Alice

    ResponderExcluir