Foto de minha autoria, tirada em Toronto Islands |
Muita gente faz o post de 1 mês, mas na correria o nosso passou batido. Hoje completamos 2 meses que chegamos no Canadá, e é impressionante quanta coisa aconteceu. Meu marido fala muito do tempo Chronos (tempo corrido, contato em meses, dias etc) e o tempo Kairós que, digamos, é o aspecto qualitativo do tempo, ou o tempo medido em experiências vividas.
Nesses 2 meses:
- Mudamos pro Canadá com 4 malas, 2 malas de mão, 2 mochilas, 9 caixas e 1 cachorro
- Ficamos hospedados 2 semanas na casa do meu tio correndo feito loucos atrás das pendências da universidade, apartamento, etc
- Conseguimos um apartamento bárbaro, melhor do que o que tínhamos em SP, com vista e tudo
- Compramos os móveis básicos para o apto (na Ikea, Sears e Craigslist)
- Compramos computadores novos, um pra cada um
- Temos TV a cabo e internet
- Conseguimos os iPhone 4 (esse foi difícil!)
- Temos a carteira de motorista G1 e já marcamos a prova prática da G-full
- Meu marido já está atordoado como mestrado, agora está chegando a época de mid-terms e ele está estudando feito doido
- Estou forte na busca de emprego (pena que esse ainda não chegou...)
- Fomos ver um show do Cirque du Soleil, tirei foto com a minha patinadora preferida, já comprei ingressos pra assistir Wicked e o Encantador de Cães (Cesar Millan)
- Já estamos relativamente bem familiarizados com downtown e o metrô, até falando "em pontos cardeais"
- Tivemos ontem nossa primeira visita oficial, minha melhor amiga do High School veio pra Niagara (EUA) visitar a mãe e vieram até TO nos visitar. Ficaram aqui até 11 da noite :-)
- Já temos mais taças de vinho do que copos normais (tinha comprado uma caixa com 8 taças e a minha amiga me deu outra caixa com 8 taças de "house warming gift")
- Já estou esquecendo palavras em português - outro dia fiz um trabalho freelancer de tradução e foi super difícil
- Ainda não estamos falando com sotaque canadense, mas pela TV já deu pra perceber os "house"; "out"; "mouse" e os "again" e "against", que pra mim são muito estranhos. Os house, out, mouse eu até posso incorporar, mas já falei pra não me deixarem falar "agein" ao invés de "again" :-). Também não incorporamos os eh? - pra dizer a verdade, ainda não ouvi ninguém falando o tal do ,eh?
- Estou fazendo aulas de patinação no gelo, yey!
- Minha mãe colocou no Sedex 10 ontem toda a papelada do nosso processo de Skilled Worker!!!!! 2a feira está lá no consulado!
Quanto ao país, estamos percebendo muitas coisas que por mais que você estude a história, os costumes, é só no in-loco que você vai perceber.
- Vimos a eficiência dos bombeiros e serviços públicos no incêndio aqui em frente ao nosso prédio
- Estamos acompanhando as discussões políticas para as eleições para prefeito que vão acontecer agora
- Estamos entendendo um pouco mais porque a questão imigração é tão complicada para os canadenses - além dos skilled workers & cia, o Canadá recebe muitos refugiados e muitos deles chegam aqui abaixo da linha da pobreza, o que é um problema para a sociedade, querendo ou não - eles por exemplo não estão mais aceitando refugiados do Paquistão
Nossa vida já entrou em uma certa rotina, com horários etc. Ainda temos muito o que aprender sobre a cidade, região, fazer mais amigos... Não ter carro é um empecilho para irmos qualquer lugar mais longe (nesses 2 meses, eu só saí de Toronto 1 vez pra Mississauga de ônibus fazer uma entrevista - mas era na highway, então nem posso dizer que vi Mississauga), seja para fazer compras, para passear, para conhecer... Mas tudo a seu tempo.
No geral, estamos bastante satisfeitos com o que conquistamos nesses 2 meses e felizes com as perspectivas que temos. No meu job search tenho sido bastante "agressiva" - uma headhunter me ligou pra uma vaga para qual eu sou perfeita, mas percebi que ela não "sacou" - não tive dúvidas, entrei no LinkedIn, peguei o nome do diretor de marketing e mandei meu CV diretamente pra ele, que me respondeu e disse que ia encaminhar pra diretora de RH. Tenho tido retorno mais positivo do que negativo das empresas daqui comparado com o Brasil (o que não deixa de ser impressionante).
Ainda temos muito a vivenciar, aprender e conquistar por aqui, mas o saldo dos primeiros 2 meses é extremamente positivo!
Adorei o seu relato destes dois meses de correria p/ acertar as coisas aí, parabéns pelas conquistas até agora....
ResponderExcluirBoa semana.
olha, esse correria toda sei que vale, olha se lançar um livro é uma das metas da vida, você já um tema...kkkk (adoro teus relatos). E a questão da língua, é dificil mesmo?
ResponderExcluirMeu marido já falou também pra eu escrever um livro, rs rs rs.
ResponderExcluirA questão da língua pra nós não é problema, pois nosso inglês é fluentíssimo - o que não deixa de ser uma vantagem, como metade dos habitantes de Toronto não nasceu aqui, tem muita gente que não fala inglês bem.
A questão do sotaque não vai ter jeito, vai pegando aos poucos. Mais o "ageinst" é complicado :-)
Lu... eu aaaaamo relatos de primeiras impressoes! E vc descreveu todas as sensações... cheguei a ficar emocionada. Parabens por estar lutando mesmo sem medo de ser feliz!
ResponderExcluirObrigada pela torcida no nosso IELTS... nós estamos na torcida pelo seu emprego.
Mega bju, Sa
Lupatinadora, adorei o post!
ResponderExcluirAcho que vocês sao um otimo exemplo de como ser ao chegar no Canada. Vejo gente que estah aqui ha muitos anos e ainda nao fez ou compreendeu ou se integrou na sociedade como vocês. e olha que vocês ainda nem sao imigrantes oficiais!
É isso aih, acompanhar as eleiçoes, a vida da cidade, do pais... tudo de bom!!!
To doida pra termos nosso canto pra podermos fazer isso mais fortemente! Amanha é o grande dia de recebimento das chaves! YEYYY!!!
Bisous,
Alice