quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A carteira de motorista - Parte III

Hoje li um comentário em outro blog de uma pessoa dizendo cansada de posts sobre carteira de motorista, mas como o objetivo desse blog é ser informativo, vamos ao que interessa!

Como disse em outro post, marcamos as aulas de auto-escola com o Alexandre e posso dizer que, sem elas, teria sido impossível pra nós passar.  A estratégia dele para os imigrantes (que já têm muitos anos de carteira nas costas) é justamente ensinar as regras e truques que são particulares daqui e ensinar a passar na prova!

Assim que tiramos a G1, ligamos pra ele como número da carteira e ele mesmo marcou a prova e pagou com o cartão de crédito dele.  Ele marca em um test centre específico, lá em Etobicoke, e tivemos que esperar quase 1 mês pela prova prática.  Durante as aulas, ele fez o circuito que os examinadores fazem umas 20 vezes conosco, alertando para todas as "pegadinhas" do percurso (por examplo uma placa de Mississauga dizendo que a velocidade na cidade é 50km/h "unless otherwise stated" sendo que estávamos numa via de 70 km/h - aí a pessoa vê a placa, fica nervosa, vai a 50 e é reprovada por andar muito de devagar).  Ele faz a gente meio que memorizar a velocidade máxima permitida em cada uma das ruas do circuito, tomar cuidado para o carro não acelerar na descida, lembra que temos que fazer "shoulder check" o tempo INTEIRO, dá as dicas para entrar na highway na velocidade certa etc.  Ele inclusive nos orienta a colocar o espelho retrovisor um pouco pra cima, que nos força a virar o pescoço pra cima pra olhar e, dessa maneira, o examinador tem certeza que você olhou pro espelho.

Eu tive uma aula de 2 horas no domingo, uma de 2 horas na 4a e na 5a feira 11:15 era o meu teste.  Às 9:15 ele me pegou para a última aula, me mostrou como fazer o 3-point-turn, o parallel parking (o mais impressionante é que eu tive dificuldade nesse!  Eles mandam parar atrás de um carro, mas não com um carro atrás da gente - o que seria uma vaga.  Eu sem ter o carro de trás pra me orientar me embananava toda, já que a vida inteira só fiz baliza quando necessário, né?  Se não tem carro atrás a gente entra de frente e pronto, rs rs rs) e mais uma rodada geral pelo circuito.

Na hora do exame, veio um senhor de uns 70 anos, cabelo bem branquinho, ser o meu examinador.  Primeira pegadinha - havia um bando de adolescentes saindo da escola e atravessando fora da faixa, fiquei meio sem saber o que fazer, não podia passar por cima mas sabia que também não podia parar pra dar passagem.  Ele super fofo me orientou "we want to protect them, but we can't encourage jaywalking" - ou seja, não é pra fazer eye-contact nem parar totalmente para encorajar a atravessar fora da faixa, mas óbvio que não é pra passar por cima!  Fomos pra highway e fiquei toda feliz de ter conseguido entrar a 100km/h e ele me orientou que, quando não vem ninguém atrás, não precisamos necessariamente esperar chegar nos 100 (o Alexandre discordou disso, falou que ele é "old school" etc, mas entendi o ponto dele).  Quando estava quase acabando o teste ele me mandou virar numa rua que o Alexandre não tinha me levado!  Lá eu fiz o parallel parking (o Alexandre acha que nas ruas onde normalmente eles fazem o parallel parking não devia ter nenhum carro parado pra fazer o exercício, por isso ele me levou nessa outra rua, mais movimentada).  Depois a surpresa: ele me pediu pra fazer um U-turn!  Aqui é bizarro, quase todas as ruas são mão dupla e pode-se fazer em U-turn em praticamente todas elas.  Eu tinha feito com o Alexandre, mas não imaginei que fosse cair no teste - o Alexandre falou que foi justamente porque ele me levou pra essa rua diferente que precisei fazer.  Quando estávamos voltando pro test centre, ele falou pra virar à direita no próximo semáforo.  Estava vermelho e eu fiquei lá parada esperando ficar verde, nem me lembrei que aqui pode virar no vermelho!  Sorte que isso não conta ponto na prova, eu tentei disfarçar com um "alguns lugares como Montréal não se pode virar à direita no farol vermelho" e voltei conversando com o senhor até o local do teste.

Estacionei e ele começou a contar os pontos.  Fiz 8 erros e passei (o Alexandre falou que até uns 15 erros eles aceitam - óbvio que depende da gravidade do erro) - a maioria foi por andar muito devagar (por exemplo ao entrar na curva tem que entrar acelerando, muito estranho) e alguns por não ter olhado 200 vezes pros lados.  Agradeci o senhor pelas dicas que ele me deu também e ele falou que ele foi paramédico por 20 anos e viu muitos jovens sofrendo acidentes de carro.

Foi um alívio ter passado na prova (até porque eu precisei fazer o teste 4 vezes quando tinha 18 anos pra tirar carteira no Brasil) - ter a carteira G diminui o valor do seguro e permite fazer aluguel de carro por hora (vou contar em outro post).  Fora que se eu não tivesse passado teria que pagar de novo o road test (meu leitor Pedro me avisou que é $40 no caso, por ser o teste G2) além de mais aulas.

No final, pagamos 270 dólares cada um para o Alexandre pelas aulas e valeu muito à pena.  Vi em outro blog uma pessoa que fez o teste no mesmo dia que eu e foi reprovada mesmo tendo feito aula em auto-escola, mas pelo relato dela me parece que ela foi mal orientada, pois nem sabia direitinho o tal "shoulder check".  O Alexandre disse que isso acontece aqui, os caras não dão todas as dicas nas aulas pra forçar a pessoa a ter que fazer mais aulas depois.  Por isso, auto-escola, só com recomendação!

Pra quem estiver em Toronto o contato do Alexandre é 416-841-0666 - nussdrivingschool@hotmail.com

Agora só falta comprar o carro!

7 comentários:

  1. Ola,
    Sou o Pedro, marido da Dani que voce citou no seu post. Antes de tudo, parabens por ter passado na prova!
    So queria mencionar que nos alugamos carro por hora pelo Zipcar sem problemas, mesmo com a carteira G2. Acredito que voce deve ser socia da AutoShare, que exige carteira G.
    Ah, e se voce tivesse que refazer a prova, pagaria "so" 40 dolares, porque fazer a G2 eh mais barato.
    Abs,
    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu! Vi seu comentário lá no blog! Coincidência termos feito a prova no mesmo dia!

    Parabéns pela G!!

    Pois é... meu instrutor me orientou sim do shoulder check, e eu achava que estava fazendo, mas pelo visto não foi suficiente para a examinadora! Paciência!

    Uma outra amiga tb me ofereceu o tel do Alexandre, mas acho que não será necessário fazer aulas... vou virar bem a cabeça e não andar na faixa da esquerda! O resto eu fiz certo! heheh

    Ah! Eu conheço um cara que fez aulas com o Alexandre e reprovou!! heheh

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Pois pra mim qualquer post informativo como esse é muito bem-vindo.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Lu! Pelo visto as coisas estão caminhando muito bem para vocês por aí. Quando chegarmos aí, com certeza irei pedir o contato do Alexandre. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que jornada para tirar essa carteira de habilitacao, achei que seria mais facil.... Estou louco pra chegar no Canada e tirar a minha!

    Abracos,

    Marcio
    vancouveraquivamosnos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, com muito atraso, passo aqui para desejar parabéns pela carteira e para avisar que estou recomendando essa sua série de posts lá no blog, ok?

    bj!

    ResponderExcluir
  7. Sempre é bom ter informação de qualidade como esta, eu só desejo a minha licença, não sei viver sem dirigir hehehe...
    Bjocas de agradecimento
    Cristine

    ResponderExcluir