quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

14.000 pessoas no funeral do policial de Toronto

Semana passada fiz um post sobre as notícias (ou falta delas) na mídia canadense. Foi o dia do falecimento de um policial aqui em Toronto que foi atingido por um snowplow que havia sido roubado.

Durante toda a semana muito se falou do sargento Ryan Russell e hoje foi o funeral.  Ficamos muitíssimo impressionados com a repercussão do acontecido: 14.000 (sim, você leu certo, catorze mil pessoas) participaram do funeral do policial.  Policiais, bombeiros, paramédicos, polícia montada, oficiais de Vancouver, Calgary, Nova York, vieram para o funeral, que foi no Metro Toronto Convention Centre.  Impressionante também o silêncio dessas 14.000 pessoas.

Houve uma parada pelas ruas do centro, o "funeral service" muitos discursos, poemas, músicas, cidadãos comuns chorando e especial na TV de noite com a cobertura completa do evento.  Doações para financiar a educação do filho de 2 anos do policial estão sendo recebidas por um dos principais bancos daqui.  A CN Tower ficará acesa toda a noite na cor azul, cor da polícia de Toronto.

Foi o 1o policial em 9 anos a morrer em serviço aqui em Toronto.  Nos fez pensar nos policiais brasileiros que não tem nada disso e de como toda a comunidade parou para refletir e agradecer o trabalho de todos os que arriscam a vida para proteger a cidade.

As imagens feitas pela TV das paradas e do service me impressionaram bastante.  Para quem quiser, aqui vai o link.  Abaixo algumas fotos do The Globe & Mail:







8 comentários:

  1. Exemplo do que é cidadania e preocupação com a violência Seja em qual grau for não deixa de ser violêcia...Infelizmente aqui neste paisinho grande parte da população acha a violêcia normal não se importam se morreu uma ou mil pessoas...não veêm que por dia só em São Paulo morrem mais pessoas que em muitas guerras isso se não mencionarmos a violência no trâsito, contra as mulheres e crianças...Gostaria que a população deixasse de aceitar e achar normal...Gostaria que um dia já estando no Canadá, eu pagasse minha lingua e ouvisse no Jornal "Le Brésil est le plus sûr pays du monde" nesse minuto choraria de felicidade...grande abraço, saúde e sucesso JULIO VASSÃO

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um grande exemplo de cidadania que vemos nesse país. E não podendo deixar de comparar ao nosso Brasil - É que aqui estamos vendo e vivendo uma verdadeira guerra cívil, no entanto a grande maioria já está acostumada a ver isso. Hoje é achamos normal ligarmos a TV e ver sequestros, homicídios e outras crimes. Quando na realidade isso era pra deixar a todos chocados. Por isso e por outros motivos espero que o nosso processo de tudo certo e que ainda esse ano estejamos em terra canadense.

    ResponderExcluir
  3. Impressionante. Enquanto isso, aqui na "selva", os policiais (e as pessoas de bem) morrem como moscas.

    Obrigada pelo post, mto bom.

    Abs da Dupla

    ResponderExcluir
  4. Impressionante. Enquanto isso, aqui na "selva" os policiais (e as pessoas de bem) morrem como moscas.

    Obrigada pelo post. Muito bem escrito.

    Abs da Dupla

    ResponderExcluir
  5. A questao e que no Brasil violencia e super banal.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  6. Nossa... fiquei muito emocionada.
    É nessa terra linda q valoriza a vida q quero criar os filhos q vou ter.

    Bjs, Sa

    ResponderExcluir
  7. ps: ultimamente seus posts estão arrasando amiga!

    rsrsrs... bjs, Sa

    ResponderExcluir
  8. LUUUUUU tow passada, ai que a gente vê a educação, cidadania, respeito.etc etc etc e tal. bjos

    ResponderExcluir