sábado, 1 de janeiro de 2011

4 meses de Canadá e emprego!

Feliz ano novo a todos!  Esse post estava no rascunho há tempos e com as festas acabei atrasando a postagem.

É isso aí pessoal!  Um pouco antes de completarmos 4 meses de Canadá no início de dezembro consegui meu emprego!  Uhu!  Começo dia 4 de janeiro, o que foi ótimo pois não precisamos mudar nossos planos de final de ano.

Consegui um emprego exatamente no que eu queria (e que estava tentando no Brasil e não conseguia de jeito nenhum).  Tenho experiência suficiente para um cargo de gerência, mas conversando com os headhunters daqui todos recomendaram que eu tentasse vagas de assistente para poder me familiarizar bem com o mercado e depois sim ir pra gerência.  O famoso dar um passo pra trás para depois dar dois pra frente.  Já fiz isso no passado e valeu muito à pena!

Esse emprego agora em dezembro foi fruto da minha pesquisa que começou ainda no Brasil (pra quem não leu, segue link do post).  Aos poucos fui entrando em vários grupos de emprego/marketing no Canadá e descobrindo vários headhunters.  Essa empresa de recrutamento foi uma das que apareceu na minha pesquisa e me cadastrei no site deles.  Passei então a receber e-mails de vez em quando com vagas.  Na semana anterior à nossa vinda, mandei meu CV pra uma vaga que vi em um dos e-mails e na nossa 2a semana no Canadá uma das headhunters (Tracy) me chamou para a entrevista.  Na época não deu em nada, mas vi que ela gostou muito de mim.  Nesse meio tempo, fiz vários processos, mandei zilhões de CVs e num momento em que eu estava meio pra baixo pela falta de retorno, peguei o telefone e liguei pra essa headhunter.  Ela custou alguns segundos pra lembrar de mim e depois falou que não imaginava que eu ainda estaria procurando depois desse tempo todo - ou seja, tinha esquecido de mim e não estava me considerando para novas vagas.

Na hora que eu liguei ela falou que a outra HH que trabalha com ela, a Laura, tinha uma vaga perfeita pra mim.  Nisso ela falou com a Laura e ela disse que já tinha fechado a vaga com outra candidata, mas a Tracy já começou a ver outras coisas pra mim.  Poucos dias depois a Laura me liga e a outra candidata tinha desistido e ela estava começando a busca do zero de novo.  Fui até o escritório dela conhecê-la pessoalmente e ela já me avisou que a principal preocupação dela e provavelmente da empresa seria o fato de eu ser superqualificada para a vaga.  Mas, vamos em frente.  1a rodada de entrevistas na empresa, falei com o meu futuro chefe e a diretora de RH.  Meia hora depois, ela me liga marcando outra rodada para o dia seguinte, dessa vez com uma das diretoras de marketing e a pessoa de vendas responsável pela marca.  Isso foi numa 6a feira.  No domingo me liga a Laura de novo desesperada, pois a empresa queria marcar uma outra entrevista pra mim, dessa vez com a VP de marketing, pra 2a feira de manhã pois na sequência ela ia viajar.  Deu tudo certo e lá fui eu fazer a entrevista.

A Laura me ligou depois dizendo que eles tinham gostado muito de mim e queriam agora checar as minhas referências.  Ela pediu 2, acabei dando 3 e ela ligou pras 3.  Obviamente escolhi minhas referências a dedo, só ex-chefes que tinham muitos elogios a fazer.  Na 4a feira ela me liga para dizer que eles estavam prontos para fazer uma oferta, mas que meu futuro chefe queria apresentar a oferta pra mim pessoalmente.  Achei isso bárbaro e ele, super atencioso, marcou o meeting em downtown para eu não precisar ir até Markham (uma cidade ao lado de Toronto, onde fica o escritório da empresa).

Encontrei com ele num Starbucks aqui no centro e ele me apresentou a proposta.  Fiquei super feliz, pois eles aumentaram em 5% o valor do salário, pois levaram em conta que eu tinha mais experiência etc.  Também falou que eles já conversaram internamente e que pretendem que eu mude de marca depois de + ou - um ano para que eu consiga ter uma visão bem ampla do mercado.  Uma coisa que eles precisam fazer nessa empresa por conta de acordos de importação com os EUA é um background check completo - juro, pediram mais coisas que o consulado canadense, rs rs rs.  Eles contratam uma empresa que faz background checks no exterior para ver se a pessoa não tem problemas com a justiça etc etc e inclusive, checagem com antigos empregadores (a Laura me contou que um candidato, canadense inclusive, tinha sido condenado não sei em que país por ter roubado dinheiro da empresa).  Apesar de eu não ter nenhum problema com a justiça confesso que me senti um pouco invadida sabendo que uma empresa X estava chafurdando a minha vida Brasil a fora, mas faz parte.

Impressionante como o mundo é globalizado: uma brasileira vai trabalhar numa empresa americana no Canadá, com um chefe indiano, com marcas voltadas para o público imigrante do sudeste asiático.  Que francês que  nada, o importante por aqui é falar mandarim!

Ano novo, emprego novo, vida nova!

Feliz 2011 pra todos!

8 comentários:

  1. Eeeeeeeeiii, que noticia ótima!!!
    Estar empregada aqui ainda mais na nossa área faz toda a diferenc¸a e dá um alivio enorme, mesmo que seja ainda um passinho atrás!! O fato deles começarem já te valorizando é um ótimo sinal!!
    Parabéns, boa sorte e feliz 2011!
    Bjinhos
    Erika

    ResponderExcluir
  2. Que bacana hen! Parabens por esta conquista... =)

    ResponderExcluir
  3. que loucura essa história de milhoes de entrevistas e cv... mas graças que vai começar o ano com o pé direito.. parabéns... bjos bjos

    ResponderExcluir
  4. quantas coisas já aconteceram desde que chegaram ai...parabéns ... desejo muitas outras conquistas em 2011. bjos

    ResponderExcluir
  5. Show de bola!

    Este último trecho do post achei fantástico! rs..

    Agora começa a parte boa da imigração! :)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Primeiro quero dar os nossos parabéns! Sua história prova que empenho, organização e vontade é o que contam.
    Eu, minha esposa e nosso pequeno temos pensado em imigrar. Percebi que vc imigrou pelo processo federal (skill workers) e que tem uma formação semelhante a minha (Marketing) mas não consegui "pontos" para o processo federal via simulação no site. Tem alguma dica para me dar? Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Oi, vizinha!

    Que ótimo presente de Natal. Te desejo felicidades e que este seja o primeiro passo para que vc alcance o sucesso profissional aqui no Canadá!

    Boa sorte e feliz 2011.

    Bjs

    Rafa

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Minha esposa e eu estamos indo para Toronto em Agosto (estudando em College) e vamos tentar a vida...
    Ano passado fizemos um intercambio para lá por 3 meses, e como fiquei desempregado agora aqui no Brasil; vamos cair de cabeça no plano de
    Morar fora! E escolhe os o Canadá!

    Vc pode me passar o contato das headhunters q contatou por gentileza! Vou precisar mto de pessoas q trabalham com profissionalismo aí para arrumarmos empregos!

    Grato
    Daniel
    engdap@yahoo.com.br

    ResponderExcluir