quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A saga do seguro do carro (e Roadside Assistance)

Olá pessoal,

Conforme prometido, segue post sobre o seguro do carro.

Como todos já devem estar carecas de saber, no Canadá o seguro contra terceiros é obrigatório e deve ser feito com seguradoras particulares.  O seguro para cobrir o seu próprio carro é que é opcional, muita gente com carro com valor baixo nem faz pois não vale à pena.  O impressionante são os valores do seguro, principalmente para os recém-chegados: seguradora canadense acha que o mundo se resume a EUA e Canadá, então se você não tiver histórico de carteira de motorista ou outros seguros nesses dois países você é considerado de alto risco e o seu "premium" vai lá pra cima.

Mas, não tem como fugir, um dia você vai precisar fazer o seu 1o seguro de carro no Canadá, certo?  Então o jeito é engolir a raiva e enfrentar a fera.  A primeira coisa que eu fiz quando comecei a pesquisar carro foi ligar na seguradora que faz o seguro aqui do apto e perguntar quanto custaria para vários modelos de carro - a resposta foi em torno de CAD $450 por mês e não variava muito pelo custo do carro - popular ou pick-up, era tudo mais ou menos a mesma coisa.  Os principais problemas nossos eram a falta de histórico e o fato de morarmos em downtown Toronto, duas coisas que não tínhamos como mudar.  Ela só falou para eu evitar de comprar Honda pois é a marca mais roubada (pois é, existe roubo de carro no Canadá) e consequentemente os premiums são mais altos

Depois de fechada a compra do carro, cheguei em casa e comecei a ligar para várias seguradoras.  Aqui vai uma reclamação para o pessoal dos blogs: poxa, coloquem os nomes das seguradoras de vocês!  Vários blogs diziam "ah, consegui que a seguradora aceitasse a carta que eu trouxe do Brasil", "ah, consegui uma cotação de $200 por mês'', mas ninguém colocou o nome das tais seguradoras!  Vamos lá pessoal, informação completa pra ajudar quem está chegando, né?

Fiz várias simulações pela internet e depois ligava para as seguradoras para confirmar o valor - normalmente o valor que eles me confirmavam era basicamente o que aparecia na cotação pela internet mesmo, às vezes um pouco mais ou um pouco menos.  As seguradoras com as melhores cotações no nosso caso foram: Scotiabank, Desjardins e Belair.  Cotei também com a State Farm, com a PC Financial e algumas outras pela internet, mas essas últimas não tinham valores competitivos para recém-chegados, nem perca seu tempo.

Nisso o rapaz da loja me ligando pedindo o número da apólice para ele poder registrar o carro no meu nome, pressão total.  Decidimos pelo Scotia, pois era a cotação mais barata.  Na hora que liguei lá pra fechar a moça me disse que a atendente anterior tinha preenchido a ficha errado (ela tinha colocado que eu tinha tido carteira G2 no passado) e depois de alterado isso o seguro iria subir $50 por mês (e ia ficar o valor das outras).  Fiz uma leve pressão dizendo que então ia fechar em outro lugar e eles honraram a cotação anterior, acabou ficando tudo $350 por mês (ui, mas $100 a menos que a cotação original).  O próprio pessoal do Scotia enviou o fax para a concessionária com os dados da apólice e no final do dia o carro já estava licenciado, emplacado e pronto para a estrada!  Ah, surpresa boa, não tem tax em cima do valor do seguro, não sei se está incluído na cotação ou se o governo não cobra, mas com isso economizei 13% do valor.

Bom, uma coisa é certa, aqui o seguro do carro é alto mas não temos que pagar 4% do valor do carro por ano de IPVA, apenas a taxa de licenciamento que é baratinha.

Principais aprendizados da nossa saga:
1 - óbvio, pesquise MUITO!
2 - ninguém aceitou nossa carta da seguradora do Brasil para baixar o valor da cotação;
3 - analise bem as coberturas e o valor das franquias (deductible) na hora de escolher o seguro.  As cotações que recebi tinham franquia de $300 e de $1000 e o valor do seguro obviamente caía na de $1000 (não muito, mas de grão em grão...).  Optamos pela franquia de $1000 pois mesmo que aconteça algo com o seu carro você NÃO quer usar o seguro por dois motivos: usando o seguro vc fica com o histórico "manchado" e pode não ter tanto desconto no ano seguinte e, mais importante, aqui quando se compra carro usado é praxe as lojas apresentarem o relatório CarProof que mostra se já houve algum insurance claim no carro além de outras coisas e carro com claim perde muito valor de revenda;
4 - para quem compra carro de valor baixo (até uns $3,000), uma opção é fazer apenas o seguro contra terceiros que é obrigatório e não segurar o seu próprio carro, isso é muito comum.  Mas como compramos um carro mais novo e de valor mais alto, optamos pela cobertura completa dele;
5 - na lista de discussão do Yahoo me falaram que fazendo um curso teórico X de motorista tinham desconto no seguro (pelo menos em Ontario).  Perguntei nas seguradoras e o desconto era menor que o valor que as auto-escolas cobram pelo tal curso, portanto, nada feito;
6 - Quem coloca pneu de neve (não é obrigatório aqui em Ontario) tem desconto de 5% do valor da apólice.  Nós temos apenas o all-season e optamos por não comprar os pneus pois, de novo, sairia mais caro que o tal desconto (fora o custo da troca e balanceamento 2xs por ano) e também não temos onde armazenar os pneus e isso seria outra despesa.  Pesou o fato de o meu caminho para o trabalho ser apenas por vias principais e pela highway, que é a 1a a ser limpa em caso de tempestade;
7 - Esqueça aquela mamata do Brasil de guincho, chaveiro, encanador etc etc tudo grátis no seguro do carro.  As seguradoras que cotei ofereciam um pacote chamado "worry free", que reembolsa $50 caso você precise de guincho ou chamar alguém pra dar partida no carro, por exemplo.  Uma coisa bacana do worry free é que inclui seguro para carros alugados - ou seja, se você alugar um carro nos EUA ou Canadá o carro está coberto mesmo sem vc comprar o seguro da locadora (às vezes mais caro que a diária do carro).  Muitos cartões de crédito oferecem isso, mas cobertura extra nunca é demais.

O tópico 7 nos leva a outro assunto, o Roadside Assistance.  A Marden tinha me dado essa dica e falou que tem o CAA (Canadian Automobile Association).  Dei uma pesquisada rápida e achei os planos do CAA meio caros, uns $100 por ano.  Durante as minhas cotações, algumas seguradoras perguntavam se eu tinha Roadside Assistance, não sei se isso pode afetar o valor do seguro.  Mas enfim, dada a importância do assunto e o medo de ter que morrer com uma bela grana para guinchar o veículo em caso de pane, fui atrás.  Acabei encontrando um plano bárbaro da Canadian Tire que é pay-per-use: a pessoa paga $23.88 por ano pela associação e, se precisar de assistência, paga um valor fixo de $44.50 por chamado - como nossa seguradora reembolsa $50, ficamos no zero a zero.  O mais bacana é que esse plano cobre os motoristas (2, no caso) e não o carro - ou seja, vale também se você estiver com um carro alugado em qualquer lugar dos EUA ou Canadá.  Tentei lembrar quantas vezes eu precisei chamar o seguro desde que comecei a dirigir com 18 anos e foram exatas 2 vezes, por isso achei que não valia à pena os outros planos que custavam $69 e $99 (e cobriam o carro, não os motoristas).  Meu tio tem um cartão de crédito da Canadian Tire e deram pra ele o Roadside Assistance de graça - fica a dica.



12 comentários:

  1. Oi Lu, tudo bem com você!?

    Parabéns por mais essa conquista!!!

    Ótimas dicas!

    Beijos,

    Vitor

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  2. ótimo post, obrigado pelas dicas... ainda mais agora que decidimos ir para Toronto mesmo !! Se tudo der certo, no final do ano estaremos por aí !!!! :P

    Abs,

    New Canadians

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  3. Olá Lu!

    Essa coisa dos blogs não citarem os nomes dos bancos é ruim mesmo! Querendo ou não é uma graninha que todos podemos economizar juntos.

    Terei que ter muita paciência e pesquisar bastante mesmo quando buscar informações de carros e seguros quando chegar no Canadá, pois se eu te disser quanto pago de prestação e seguro num "Golzinho", você cai pra traz e compra uma Hilux no Canadá. rs...

    Abraços.

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  4. Esta história de seguro de carro é realmente uma facada no bolso. E as seguradoras estão sempre justificando o preço ou o aumento dele. Ano passado mudamos para a Belair depois que a Economical nos mandou uma carta dizendo que o nosso seguro ia subir. Ligamos para saber o porque, afinal não tivemos nenhum claim, multa ou acidente e eles justificaram que o carro do marido (uma Dodge Ram )é um carro possante que quando bate causa um estrago no outro carro. Ao mudarmos de seguradora, juntamos tudo na mesma police e na época o seguro baixou uma barbaridade. Portanto quando tiverem algum tempo de histórico comecem a fazer pesquisa em outras seguradoras.
    Eu não sabia que o Canadian Tire oferecia Road Assistance! Ótimas dicas!

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  5. Olha, compramos carro tambem alguns dias atras. Eu nao fiz tanta pesquisa quanto voce em relaçao a seguro, mas ja tinha ouvido falar que o TD era disparado o melhor preço, e realmente nao deu outra, acabei fechando com eles.
    Uma coisa que conta muito eh o tipo de carro que voce pretende comprar. No nosso caso, por exemplo, estavamos interessados num Mazda 3 novo, o seguro tinha ficado uns 330 por mes.
    No final acabamos comprando um Hyundai Tucson zero e o seguro ficou bem mais barato, 280 com seguro residencial incluso - alem de franquia zero e no caso de perda total no futuro o reembolso sera baseado no valor de um modelo novo e nao no preço de tabela de um usado. E o bom eh que pude dispensar a oferta de road side assistance da seguradora porque a Hyundai oferece esse serviço por 3 anos gratuitamente, alem dos 5 anos de garantia.
    Parabens e boa sorte.

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  6. Detalhe que o TD não me deu uma cotação boa...

    Carro zero é tudo de bom, garantia, roadside assistance...

    Não deu pra jogar o nosso residencial na jogada pq temos contrato com outra seguradora, mas para a renovação vou pesquisar.

    Abs,

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  7. Parabens pelo carro! Ainda preciso fazer o road test p/ comprar um... eu tinha CNH no Brasil, mas nao dirigia ha muitos anos... tenho que aprender tudo de novo...rs

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  8. Parabéns pelo post, sempre muito informativo.
    Bjs

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  9. Oi Lu,
    Quando compramos nossa caranga, o "moço" da concessionaria nos indicou um corretor ótimo que disse exatamente o caminho das pedras para termos o tempo de carta do Brasil considerado aqui.
    Foi o unico, pq todo mundo que tinhamos falado antes falava que nao tinha como considerar e todos os outros corretores/corretoras juravam de pé junto que nao era possivel.
    Seguimos o caminho das pedras do corretor indicado e acabamos pagando em torno de 40% do valor que a mais barata "das outras" pedia.
    Claro que estou falando de QC, infelizmente cada provincia é uma regra.
    Mas eu deixei as dicas no blog sim, heim !!!! :)

    http://leslapins.wordpress.com/2010/02/02/reconhecimento-de-carteiras-de-motorista-estrangeiras-pela-saaq-e-dica-para-pagar-menos-seguro-de-automovel/

    e

    http://leslapins.wordpress.com/2010/04/05/lembra-que-falei-sobre-economizar-com-seguro-de-carro/

    Mudando de assunto, obrigada pelo comentário lá no blog.
    Menina, eu tb. quebrei o pulso mas foi patinando e nao foi tao grave quanto ao seu! Nossa, deve ter sido um baita susto, esse negocio de colocar pinos...tomara que vc nao sinta mais nada!! Até hoje tenho um certo receio de apoiar no pulso...

    Entendo perfeitamente o seu marido, eu tb. tenho pés 10 pras 2 (pensando bem acho que é 15 pras 3!) e só para enfiar o pé no ski já fico com o joelho torto pra dentro. Imagina ter que virar para dentro para deslizar?? É praticamente me pedir para rotacionar a perna 180°C! rsrs

    Bjcas e boa semana!
    Erika

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  10. Lu!
    Poise... VTM to fora! Transferimos tudo quando estavamos no Brasil mesmo pelo Desjardins e achei uma maravilha, pois foi a forma que menos perdemos dinheiro e mais pratica!

    Ve que coincidencia... há algumas horas estava justamente lendo teu blog! kkkk. Nao vamos comprar carro agora agora, mas estamos com planos pra em breve e a duvida eh imensa de comprar ou um usado, um zero financiando ou um leasing... mas adorei tua experiencia e pela dica do seguro de carros Honda! Ficamos balancados pelo fit pq eh bom e barato... =D

    Bjos!
    Beta

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  11. Pessoal,

    Muito legal o post do carro e do seguro!!!

    Muito bom também o post dos meios de comunicao!

    Abraços

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  12. Obrigado pelas informacoes valiosas que postou neste blog.
    Queria tambem dividir minha experiencia. Infelizmente a maioria das seguradoras de Ontario não contam o tempo de direção do Brasil. O tempo de direção eh contado a partir da primeira carteira de motorista tirada no Canadá, Portanto, recomendo tirarem a carteira de motorista assim que chegarem no Canadá, mesmo que não tenham intenção de comprar carro já de início. Um pena que soh fui descobrir isso mais tarde :(
    Das seguradoras que eu pesquisei a State Farm foi a que ofereceu o melhor custo-beneficio. Eles me deram o Roadside Assistance com o maior limite: $75. Tambem incluíram o seguro pra carro de aluguel, e tambem algo chamado Family Protection, que cobre esposa e dependentes que estiverem no carro e se machucarem no acidente. O preço do meu seguro de carro foi reduzido consideravelmente quando eu tambem comprei seguro de aluguel pro meu apê e seguro de vida pra mim e minha esposa. No final tudo junto saiu quase o mesmo preco se eu tivesse ficado soh com o seguro do carro.
    Conforme a Lu pediu, vou passar o nome da seguradora. Eh State Farm, o site da minha agent eh: www.leanebesky.com
    E eles tem funcionários que falam português do Brasil! Uma mão-na-roda.

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