domingo, 7 de abril de 2013

Enquanto isso, no Brasil... O PEC das Domésticas

Imagino que mesmo os que já estão em terras do norte estão sabendo da "PEC das Domésticas" que está entrando em vigor no Brasil - basicamente dá aos empregados domésticos (incluindo motoristas, jardineiros além das "empregadas" em si) todos os direitos dos outros trabalhadores como jornada de oito horas, horas extras, FGTS etc.

Não estou aqui para discutir a quantidade de encargos trabalhistas no Brasil, mas fiquei felizmente surpresa com essas mudanças, pois aos poucos vai acabando com os resquícios da escravidão e, se o Brasil quer ser um país de primeiro mundo, esse é um dos passos.  O que me chocou foram algumas das reações de conhecidos que vi no Facebook, ainda com a mentalidade casa grande x senzala - já tratei de "ocultar" tais pessoas do meu feed de notícias.

Interessante essa capa da Veja, com o marido com "cara de coitado" por estar lavando um reles prato e a chamada "um sinal de quem em breve as tarefas domésticas serão divididas entre toda a família",como se isso fosse o fim!  Pelo menos confirmam que isso é um "marco civilizatório" para o Brasil.

Pois bem, estava pensando nisso ontem de manhã enquanto eu fazia minha própria unha (acompanhada de uma tacinha de champanhe) ao som da lavadora lavando a roupa, da secadora secando, da lava-louça cuidando dos pratos e do "James" limpando o chão!  Confesso que era uma delícia chegar em casa com tudo arrumado, brilhando, cheirosinho etc - eu até poderia ter isso aqui no Canadá, mas não posso pagar.  Como a maioria dos canadenses não pode (ou não quer) ter uma "secretária do lar", nos resta recorrer às maravilhas modernas para ajudar nas odiadas tarefas domésticas - e recrutar os maridos e filhos para entrar na onda também.

O "James" é o nosso robô-mordomo.  Queria um há muito tempo e pesquisei bastante.  Primeiro olhei o Roomba, mas o Roomba é aspirador.  Olhei o Scooba, o Roomba que "passa pano".  Nessas pesquisas, encontrei o Mint - que passa pano seco (sweeps) e úmido (mops)!  Era tudo que eu queria!

Minha santa mãe me deu o James de Natal e têm sido meu fiel escudeiro desde sempre!  Confesso que nunca meu piso esteve tão limpo!

A Joy e a Nina ainda não entenderam muito bem o que faz o James:


5 comentários:

  1. Eu sonho com um robozinho desses desde que comecei o processo de imigração! Mas gora fiquei com uma dúvida: sempre achei que a melhor combinação para a limpeza seria a duplinha Roomba + Scooba. O que o Mint faz melhor? Pano seco funciona melhor que aspirador?
    Abraços,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Lídia, não testei o Roomba + Scooba, então não sei. Mas nas minhas pesquisas, gostei muito do Mint. Até porque é 2 em 1, não precisei de 2 aparelhos. Ele custou 300 e poucos dólares.

      Se a casa estiver com muita sujeira (tipo sujeira de reforma, areia de praia etc) eu dou uma aspirada nos cantos e só. Do resto cuida o James. Meu aspirador antigo está praticamente encostado!

      Mas o Mint não limpa tapete nem carpete.

      Excluir
  2. Que atraso esse pais, o pior problema é essa cabeça "oca" e emergente do povo que vê uma chance para ostentar sua ignorância em quase tudo. Se trabalham merecem direitos trabalhistas, mas o que acho ainda melhor é esse povo criar vergonha na cara e fazer as tarefas domesticas sem precisar de empregada, o que é bem possível. Mamãe nos criou, trabalhou fora e manteve, com o apoio de todos, a casa sempre limpa e organizada. Mais uma que vai embora dessa republica das bananas.

    ResponderExcluir
  3. Estive lendo as últimas postagens! Adorei! =) Continue escrevendo!! =) Bjs

    ResponderExcluir