segunda-feira, 14 de junho de 2010

Primeiros resultados da busca por emprego no Canadá estando no Brasil

Exatamente um mês atrás eu escrevi esse post Procurando emprego no Canadá estando no Brasil.  Recebi vários comentários sobre o post, meus leitores gostaram muito!

Um mês depois, vou postar aqui o saldo da empreitada: MUITO POSITIVO!  Na 1a entrevista por telefone, me enrolei um pouco e a posição não me interessava, mas o mais importante foi que ela falou que minha pretensão salarial estava muito baixa!  Desde então, a minha pretensão que era X já aumentei pra X+15K e ninguém falou nada, está tudo mundo concordando!  Ou seja, encontrei minha faixa salarial canadense!

Tenho enviado CVs para todas as vagas que me interessam e que aparecem nos sites que eu estou cadastrada (Workopolis, Monster, Canadian Mkt Association etc).  Já tive também 2 casos de headhunters que me encontraram: uma me encontrou no LinkedIn (importantíssimo manter o perfil atualizado e com o location no Canadá e um telefone local!) e a outra pelo banco de CVs do Workopolis.

Na 6a enviei o CV pra uma vaga que muitíssimo me interessa, de gerente em uma empresa super legal de bens de consumo.  Preenchi tudo pelo site e, segui a sugestão da minha amiga canadense que é headhunter, alterei várias palavras-chave do meu CV para as palavras-chave que estavam no anúncio.  Vocês vão perceber que as descrições das vagas no Canadá são muito mais detalhadas que as descrições das vagas que vemos no BR, e isso dá uma bela ajudada.  Mudei por exemplo "innovation" para "new product development" (são praticamente sinônimos, mas no job description deles estava escrito "new product developement").  Coincidentemente conheço uma pessoa que trabalha nessa empresa lá no Canadá e pedi pra ele encaminhar meu CV também.  Hoje já recebi uma ligação da pessoa responsável pela vaga!  Ela disse que tinha recebido meu application pelo site e pelo meu amigo e comentou "é sempre bom ter uma indicação" - dei sorte.  Disse que não havia nenhum problema minha experiência ter sido toda fora do Canadá (uhu!) e conversamos por mais ou menos meia hora.  Ela disse que tinha acabado de começar a falar com os candidatos e ainda precisava conversar com o requisitante da vaga para acertar alguns detalhes do perfil que eles estão buscando.  Devo ter algum retorno na semana que vem.

Nas últimas entrevistas, ninguém se importou com o fato de eu só chegar no Canadá no início de agosto, pois normalmente é esse o tempo que demora pra fechar uma vaga de qualquer maneira (1 mês e pouco).  As duas últimas empresas estavam super abertas a fazer o processo por telefone e Skype.

Portanto, segue meu conselho para futuros imigrantes: não deixe para o Canadá o que você pode fazer no Brasil!  Se normalmente demora-se 2 a 3 meses para conhecer os recruiters, vagas etc, fazendo isso aqui você já corta esse tempo!

No caso, tenho a vantagem de ter minha experiência em empresas multinacionais, o que com certeza é uma bela ajuda.  E o inglês na ponta da língua tem sido essencial para essas vagas para as quais estou me candidatando, até porque envolvem escrita de relatórios e apresentações.  Portanto, inglês, inglês, inglês (ou francês, se for o caso!).  A recruiter de hoje falava super-mega-rápido, pra minha sorte eu também falo (quando fiz high school nos EUA fofocava o dia inteiro, está servindo pra alguma coisa!).

Ah, um site legal de empregos que não coloquei no outro post é o Indeed.ca - ele é um "agregador de vagas", ele faz uma busca de vagas de emprego em diversos sites, inclusive nos sites das próprias empresas, o que evita que o candidato tenha que ficar entrando o tempo todo procurando as vagas.

E vamo que vamo!

3 comentários:

  1. Que pena que suas dicas que são ótimas vieram agora que estamos há pouquíssimo tempo de irmos pro Canadá. Mas vou adiantar o que puder. Ótimo post mais uma vez.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, tudo bem com você?

    Muito legal seu post e bastante esclarecedor!

    Obrigado por compartilhar com a gente informações tão importantes!! :D

    Beijos,

    Vitor

    ResponderExcluir
  3. Se me permitir uma observacao, 15k anuais ainda esta muito baixo! Isso eh menos que o salario minimo em Ontario. Pra cargo de gerencia entao nem se fala, ja que um assistente administrativo em entry level nao ganha menos que uns 20k anuais.

    ResponderExcluir