domingo, 30 de janeiro de 2011

O mundo maravilhoso do Costco

Confesso, sou viciada em supermercado e coisas do gênero.  Além de tudo, meu trabalho com bens de consumo exige que eu esteja sempre atenta ao que está acontecendo no varejo alimentar etc.

Depois do mundo maravilhoso da Ikea, venho aqui para falar do mundo maravilhoso do Costco.  O Costco é um "warehouse club", o mais similar no Brasil é o Sam's Club.  Diferente do Makro, o foco aqui não é no pequeno comerciante (até porque aqui quase não existem ambulantes, dogueiros etc etc) e sim no consumidor final disposto a comprar em quantidade.  Até recentemente não tínhamos carro, então não existia a possibilidade de irmos ao Costco, mas agora que estamos motorizados, tudo mudou de figura.

Antes de pagar a anuidade (varia de $55 a $100), quis ir até uma loja pra ver se eles tinham produtos que eu poderia comprar.  Meu medo era tudo ser tão gigante que pra duas pessoas num apartamento pequeno não ia adiantar nada.  Fui com um vendedor da minha empresa conhecer uma das lojas e adorei.  Os produtos têm sim um tamanho maior que no varejo comum, mas a diferença de preço...

Uma das estratégias do Costco é oferecer produtos (ou embalagens, tamanhos etc) que são exclusivos da rede - uma das idéias é ficar mais difícil pro consumidor comparar preços, mas a principal é fazer com que os associados percebam o valor dos $55 pagos de anuidade.  O primeiro good deal que vi foi ingresso para o cinema - um pacote com 2 ingressos, 2 refris e uma pipoca grande saem pelo mesmo preço de apenas os dois ingressos na porta do cinema.  Eu que adoro pipoca e detesto pagar caro por ela, já aprovei!  E ainda é possível ganhar os pontos do Scene, o programa fidelidade do cinema Cineplex (a cada 10 ingressos, 1 é de graça).

Outra coisa que atraiu bastante foram os preços dos alimentos.  Queijo pra fazer sanduíche por exemplo, chega a custar $5 por 100g no supermercado Loblaws (e já estava meio que vetado aqui em casa), no Costco 500g saem por $8.  Comprei também salame, presunto cru, peito de peru tudo muuuuito mais barato que no supermercado, e com a vantagem de que vêem em pacotes duplos com bastante validade, dá pra guardar tranquilo na geladeira.

Esse final de semana meus tios e primos vieram fazer um lanche aqui em casa e aproveitei para comprar croissant ($5.99 a caixa com 12), bolo, frios, queijo...  Tudo por um excelente preço.

Virar sócio do Costco não é para o 1o ou 2o mês de Canadá (a não ser que você tenha carro logo de cara e família grande), mas depois dos primeiros meses acho que vale super à pena o investimento.  Eu tenho sorte de ter um Costco do lado do meu escritório, então dá pra dar um pulinho lá a toda hora para repor os queijos, frios etc (além de comprar mais comida congelada que não coube no freezer!).

Fica a dica ;-)

6 comentários:

  1. Olá!

    Eu pareço criança em qualquer supermercado, loja de conveniência, lojas de móveis, cacareco's shop, etc! Adoro essas coisas. rs..

    Aqui em Brasília temos o Super Atacadão, que é um pouco melhor que o Makro, e faz pequenos pacotes para o consumidor final semelhantes a estes que você citou. Levarei este costume com certeza para o Canadá, onde tudo é "king size". rs..

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eh, estou so esperando comprar um carro pra voltar pra Costco. Ainda hoje estou usando gilletes mach3 que comprei no Costco nos USA em 2007!!

    ResponderExcluir
  3. Que mamata essa minha amiga? E na sua profissao realmente e super valioso.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  4. Lupatinadora, providencial o seu post sobre o Costco. Digamos que sou "piolho" lá. Sou associada há 7 anos e endosso o que você está dizendo. Mesmo não tendo família grande, existem certos produtos que só se acha lá, ou então com uma qualidade maior. Para quem quiser ai vão algumas sugestões:
    * Para quem faz o membership mais caro, recebe um percentual de rebate anual que dependendo do valor total de compras, paga anuidade.
    * A carne moida de lá é bem fininha e mais magra. As outras carnes também são bem limpas e bem macia. Parece carne maturada.
    * Tem um queijo Greek Feta com 1 kg, embalagem quadrada, azul e branco- não recordo a marca, mas só tem lá- custa cerca de 11$ e é muito gostoso.
    * Uma trufa francesa, caixa com 2 embalagens de 1 kg, custa cerca de 12$ por 2kg e derrete na boca. Geralmente a gente só acha no inverno.
    * Para quem gosta de pão integral, eles fabricam um pão triangular com vários grãos, custa acho que cerca de $5 o pacotão. Eu congelo e na hora de usar ponho 10 a 15 segundo no microondas e fica fresquinho. Muito bom também.
    Vale a pena!!

    ResponderExcluir
  5. oieee
    obrigado pelo comentário !
    eu mal posso esperar por ler o How to be a Canadian.
    já leu algum outro livro do genero que seja bom ??
    pode recomendar.

    eu estive no Cotsco em Montreal. meus tios faziam compras lá. eu nao ligava para os preços e nem sabia que tinha essa anuidade, mas parece que compensa compra assim, por atacado. mais por menos !

    beijinhos e bom resto de semana !

    ResponderExcluir
  6. Oie... tenho uma amiga chinesa que ama o Costco!! rs O hotel onde trabalho tem convênio c/ mercado... não vejo a hora de ser sócia! rs

    ResponderExcluir