Olá leitores!
Com muuuito atraso, segue post sobre a compra da nossa 1a casa!
Depois de
perdermos a nossa primeira bidding war, ficamos meio borocoxô com essa história de comprar a casa, achando que tínhamos perdido "a casa" e pronto. Nesse meio tempo também, os bancos acabaram com as taxas promocionais de 2.99%, mas o super Charles do RBC me avisou que para todos os clientes dele que já estavam pré-aprovados, ele iria segurar a taxa por mais um tempo (para mais sobre mortgage e taxas, veja esse
post). Nisso, a Priscilla continuou me mandando listings por email e continuamos seguindo o MLS (veja mais sobre como encontrar sua casa
aqui).
Em maio do ano passado, postei essa foto no Facebook da praia aqui em Toronto. Na época, a Priscilla comentou que mora em Toronto desde que nasceu e não sabia onde era essa praia. De brincadeira, eu falei pra ela anotar no seu "real estate notebook" que essa era a nossa região favorita da cidade e que essa praia ficava no final da rua Neville Park Boulevard. Eis que numa 6a feira de inverno, chega um email dela umas 2 da tarde com um listing que tinha acabado de ser postado de uma townhouse na Queen St. com a Neville Park! Na hora lembrei dessa foto e do comentário que eu tinha feito pra ela sobre essa rua!
Mandei o listing pro marido e ele nem queria ir ver. Confesso, as fotos não eram lá essas coisas mas teoricamente era o que estávamos procurando (2 quartos, 2 banheiros) na rua que queríamos e, melhor, dentro do nosso budget! Saindo do trabalho fui direto pra lá e encontrei com o marido e a Priscilla.
Confesso, não foi amor à 1a vista. A casa tem muita escada (é townhouse), tem piso frio na sala (a "inteligência" que morava aqui antes acha que pq mora na praia tem que ter piso frio - hello, o inverno do Canadá dura 9 meses!), a planta é toda cheia de cantos, a sala é triangular... Em compensação, abstraindo os móveis feios, as cores das paredes piores ainda sabíamos que tinha potencial. Como isso já era mais de 7 da noite, combinamos com a Priscilla de voltar no dia seguinte pra ver a casa durante o dia - e falei pra ela já trazer a papelada pronta caso a gente fosse fazer uma oferta.
Chegando em casa, corre ligar pra minha mãe pra ver o que ela acha. Do jeito que estavam os móveis do dono anterior, ele tinha apenas uma sala de jantar no andar de baixo, a sala de estar ficava no andar de cima, bem estranho. Minha mãe viu as fotos e garantiu que dava pra fazer uma sala de estar além da de jantar no andar de baixo. Essa era a principal preocupação. Vi também que as fotos do listing haviam sido tiradas no verão e já estávamos no final do inverno, sinal claro de que a casa já tinha sido posta à venda anteriormente (sinal de que o dono estava tendo dificuldade em vender).
No dia seguinte 11 da manhã voltamos pra ver de novo com calma. Nisso, a Priscilla já tinha feito a lição de casa e pesquisado quando tinha sido o listing anterior etc - descobrimos que o dono havia baixado o preço em 20k desde outubro. Com todas as informações em mão, decidimos fazer uma oferta. O marido queria barganhar, eu já com medo de perder mais uma casa, falei pra oferecermos o que eles estavam pedindo e pronto - de extras, pedimos pro dono deixar as banquetas da cozinha e um espelho da Ikea! A Priscilla colocou na proposta que eles tinham que dar a resposta até meio-dia do dia seguinte, domingo - isso porque o corretor deles estava planejando fazer uma open house, e a gente queria evitar a open house e outras potenciais ofertas. Como o financiamento já tínhamos aprovado, de condition ficou só a home inspection.
Proposta aceita! Temos uma casa, uhu!!! Chamamos os mesmo inspectors da casa anterior, que fizeram até desconto por se tratar de cliente antigo, rs rs rs. Felizmente a casa não tinha nenhum problema grave, apenas notamos um pouco de umidade no teto de um dos quartos, vindo do banheiro que estava em cima. Queríamos que o dono consertasse o vazamento, mas ao invés disso ele deu o desconto pra gente em cash - ou seja, economizamos um troco no valor da entrada. Como queremos reformar o banheiro mesmo, foi ótimo. Outro desconto que negociamos foi por conta do valor do condomínio - o listing dizia uma coisa e o condomínimo na verdade era $25 a mais por mês: Priscilla consegui mais um desconto por causa disso. Essas outras negociações acho que foram mais fáceis até porque não tínhamos barganhado o preço original.
Depois de tudo acertado: inspection, negociações extras, checagem dos papéis do condomínio (isso é importantíssimo!), não somos mais sem-teto! Acertamos a mudança para 2 meses depois da compra. Nesse meio tempo, a Priscilla conseguiu alguém pra alugar o nosso apto e conseguimos cancelar o nosso contrato de aluguel sem multa e sem ter que fazer sublet pra outra pessoa.
Resumidamente:
- Aproximadamente 50 casas visitadas em meses de procura em todos os cantos de Toronto
- 1 bidding war perdida
- 2 home inspections
- Aprendemos que nem sempre mortgage broker consegue a melhor taxa
- Entrada de 20%
- Financiamento de 30 anos
- Amortização bi-weekly
- Juros de 2.99% pelos próximos 4 anos
- Não só temos casa própria em Toronto como MORAMOS NA PRAIA!
Thanks Canada!