quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Tocando piano (ou, tirando as digitais) para o processo de imigração

Salut pessoas!

Nessa resta final de processo Federal Skilled Worker (sim minha gente, o nosso ainda não acabou!), mais uma surpresa - emailzinho chega do querido Visa and Immigration Section do consulado do Canadá em São Paulo:

Dear Sir /Madam,
This e-mail is in reference to your permanent residence application, under assessment at this office. After reviewing your case, we noted that the following is missing:
  
- Police certificate from RCMP [fingerprints] for your spouse, XXXX
  
Sincerely,
Visa and Immigration Section
Consulate General of Canada / Consulat Général du Canada
Av. Nações Unidas,12.901 CENU Torre Norte - 16o andar 
04578-000 São Paulo - SP Brazil/Brésil  


Agora, como o consulado do Canadá não tem as minhas digitais (até a imigração argentina tem!) visto que eu moro aqui há 2 anos realmente não sei.  Pro marido não pediram nada, só pra mim.  A boa notícia é que isso significa que estão mexendo no nosso processo, recebemos o pedido de exames em maio e até agora nada.

Postei a pergunta no grupo do Facebook perguntando qual a melhor maneira de fazer isso aqui em Toronto, pois esse link que mandaram falam que dá pra ir na delegacia ou numa empresa particular.  Na minha cabeça delegacia = grátis, particular = tem que pagar.  Ainda bem que tem gente que já fez a pesquisa por mim, pois me explicaram que fazendo via delegacia pode demorar meses e indo numa empresa particular demora dias.  Funciona como um despachante: você paga um $$ e eles fazem a burocracia andar mais rápido.

Enfim, lá fui eu tocar piano.  Felizmente é tudo digital e não suja o dedo.  Fui na empresa Commissionaires na filial de Scarborough e felizmente não tinha ninguém.  Foi tudo muito rápido, mas saí de lá $56 mais pobre.


Seguindo recomendação do pessoal do grupo, pedi para os resultados virem pro meu endereço de casa para eu mesma mandar pro consulado, pois a RCMP manda tudo por correio normal e todo mundo aqui já sabe como uma carta Canadá-Brasil via correio normal pode demorar pra chegar...

ATUALIZAÇÃO: demorou 2 semanas para o papel chegar em casa pelo correio, mas chegou.  Enviei no mesmo dia via FedEx para o consulado, não dá pra confiar nos correios em greve, infelizmente...

5 comentários:

  1. E agora que os correios estão em greve então... rs melhor mesmo você enviar. Boa sorte! Espero que o processo termine logo!!! Bom, pelo menos vocês já estão aí há bastante tempo :)

    ResponderExcluir
  2. Já tirei minhas digitais na RCMP e custou 56 dolares também...
    Nesse país nada é grátis.

    ResponderExcluir
  3. Oiiee

    Que beleza, mais uma etapa vencida,... logo voces estarao com o visto!

    Bjs
    Cindy

    ResponderExcluir
  4. que bom que o processo está em fase final. Logo estarão embarcando para o Canadá.

    Bom restinho de semana;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos já estamos aqui! Nossos passaportes é que terão que embarcar para o Brasil e voltar!

      Excluir