domingo, 16 de setembro de 2012

A compra da casa!

Olá leitores!

Com muuuito atraso, segue post sobre a compra da nossa 1a casa!

Depois de perdermos a nossa primeira bidding war, ficamos meio borocoxô com essa história de comprar a casa, achando que tínhamos perdido "a casa" e pronto.  Nesse meio tempo também, os bancos acabaram com as taxas promocionais de 2.99%, mas o super Charles do RBC me avisou que para todos os clientes dele que já estavam pré-aprovados, ele iria segurar a taxa por mais um tempo (para mais sobre mortgage e taxas, veja esse post).  Nisso, a Priscilla continuou me mandando listings por email e continuamos seguindo o MLS (veja mais sobre como encontrar sua casa aqui).

Em maio do ano passado, postei essa foto no Facebook da praia aqui em Toronto.  Na época, a Priscilla comentou que mora em Toronto desde que nasceu e não sabia onde era essa praia.  De brincadeira, eu falei pra ela anotar no seu "real estate notebook" que essa era a nossa região favorita da cidade e que essa praia ficava no final da rua Neville Park Boulevard.  Eis que numa 6a feira de inverno, chega um email dela umas 2 da tarde com um listing que tinha acabado de ser postado de uma townhouse na Queen St. com a Neville Park!  Na hora lembrei dessa foto e do comentário que eu tinha feito pra ela sobre essa rua!

Mandei o listing pro marido e ele nem queria ir ver.  Confesso, as fotos não eram lá essas coisas mas teoricamente era o que estávamos procurando (2 quartos, 2 banheiros) na rua que queríamos e, melhor, dentro do nosso budget!  Saindo do trabalho fui direto pra lá e encontrei com o marido e a Priscilla.

Confesso, não foi amor à 1a vista.  A casa tem muita escada (é townhouse), tem piso frio na sala (a "inteligência" que morava aqui antes acha que pq mora na praia tem que ter piso frio - hello, o inverno do Canadá dura 9 meses!), a planta é toda cheia de cantos, a sala é triangular...  Em compensação, abstraindo os móveis feios, as cores das paredes piores ainda sabíamos que tinha potencial.  Como isso já era mais de 7 da noite, combinamos com a Priscilla de voltar no dia seguinte pra ver a casa durante o dia - e falei pra ela já trazer a papelada pronta caso a gente fosse fazer uma oferta.

Chegando em casa, corre ligar pra minha mãe pra ver o que ela acha.  Do jeito que estavam os móveis do dono anterior, ele tinha apenas uma sala de jantar no andar de baixo, a sala de estar ficava no andar de cima, bem estranho.  Minha mãe viu as fotos e garantiu que dava pra fazer uma sala de estar além da de jantar no andar de baixo.  Essa era a principal preocupação.  Vi também que as fotos do listing haviam sido tiradas no verão e já estávamos no final do inverno, sinal claro de que a casa já tinha sido posta à venda anteriormente (sinal de que o dono estava tendo dificuldade em vender).

No dia seguinte 11 da manhã voltamos pra ver de novo com calma.  Nisso, a Priscilla já tinha feito a lição de casa e pesquisado quando tinha sido o listing anterior etc - descobrimos que o dono havia baixado o preço em 20k desde outubro.  Com todas as informações em mão, decidimos fazer uma oferta.  O marido queria barganhar, eu já com medo de perder mais uma casa, falei pra oferecermos o que eles estavam pedindo e pronto - de extras, pedimos pro dono deixar as banquetas da cozinha e um espelho da Ikea!  A Priscilla colocou na proposta que eles tinham que dar a resposta até meio-dia do dia seguinte, domingo - isso porque o corretor deles estava planejando fazer uma open house, e a gente queria evitar a open house e outras potenciais ofertas.  Como o financiamento já tínhamos aprovado, de condition ficou só a home inspection.

Proposta aceita!  Temos uma casa, uhu!!!  Chamamos os mesmo inspectors da casa anterior, que fizeram até desconto por se tratar de cliente antigo, rs rs rs.  Felizmente a casa não tinha nenhum problema grave, apenas notamos um pouco de umidade no teto de um dos quartos, vindo do banheiro que estava em cima.  Queríamos que o dono consertasse o vazamento, mas ao invés disso ele deu o desconto pra gente em cash - ou seja, economizamos um troco no valor da entrada.  Como queremos reformar o banheiro mesmo, foi ótimo.  Outro desconto que negociamos foi por conta do valor do condomínio - o listing dizia uma coisa e o condomínimo na verdade era $25 a mais por mês: Priscilla consegui mais um desconto por causa disso.  Essas outras negociações acho que foram mais fáceis até porque não tínhamos barganhado o preço original.

Depois de tudo acertado: inspection, negociações extras, checagem dos papéis do condomínio (isso é importantíssimo!), não somos mais sem-teto!  Acertamos a mudança para 2 meses depois da compra.  Nesse meio tempo, a Priscilla conseguiu alguém pra alugar o nosso apto e conseguimos cancelar o nosso contrato de aluguel sem multa e sem ter que fazer sublet pra outra pessoa.

Resumidamente:
- Aproximadamente 50 casas visitadas em meses de procura em todos os cantos de Toronto
- 1 bidding war perdida
- 2 home inspections
- Aprendemos que nem sempre mortgage broker consegue a melhor taxa
- Entrada de 20%
- Financiamento de 30 anos
- Amortização bi-weekly
- Juros de 2.99% pelos próximos 4 anos
- Não só temos casa própria em Toronto como MORAMOS NA PRAIA!

Thanks Canada!


8 comentários:

  1. Que ótimaaaaaaaaaaaaaaaa Noticiaaaaaaaaaaaaaaa

    Parabéééééééénssssssss fiquei mt feliz por vcs, e vcs merecemmmm!!!

    Parabénssss

    ResponderExcluir
  2. Nossa que ótima noticia, queria conversar mais com você sobre isso. Quanto tempo para darem credito para vocês? Acho melhor conversarmos por email. alline.laurentino@gmail.com

    Muito obrigado,
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/

    ;)

    bjocas
    Erika

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que aguardo ansiosamente esse post!!!
    Parabéns pela casa!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Parabens!!! Que coisa boa ter nosso canto, nao eh? Felicidades na casa nova!!!

    ResponderExcluir
  6. Que delícia! Parabéns... muito "o segredo" essa da casa idealizada... e não é que deu certo?! rsrs

    ResponderExcluir
  7. Como sempre seus posts são muito úteis!obrigado por compartilhar!ab

    ResponderExcluir