sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Como é caro escola no Brasil!

Post meio que redundante (todo mundo sabe que escola boa no Brasil é cara), mas pra quem ainda está em dúvida se vale à pena ou não mudar pro Canadá, segue mais uma estatística.

Um artigo dessa semana da Folha de São Paulo mostra as 50 escolas particulares mais bem colocadas no ENEM na cidade de São Paulo.  Vejam que da lista apenas 5 escolas custam menos de R$1.000 por mês e, numa cidade como São Paulo, localização é muito importante.  Eu que morava na Zona Oeste estaria numa região que em média os colégios custam acima de R$2.000 por mês por criança.

Tem que ser muito rico para morar no Brasil.  Eu moro no melhor school district de Ontario, e o custo para mandar meus futuros filhos pra escola é zero - já está "incluído" nos impostos que pagamos.  Pra quem tiver interesse, segue site com school rankings em Ontario, Québec, Alberta e BC:  http://www.compareschoolrankings.org/

As 50 melhores escolas no ensino médio pelo ENEM:

9 comentários:

  1. Pois é! É mesmo um absurdo! E sem falar dos aumentos anuais de 20% na mensalidade, lista de material escolar, livros, uniformes, transporte.... Nao tem como! Em qual distrito você mora? Tem muitas escolas boas? Elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nat, eu moro em Toronto e a escola da minha casa é a Courcelette. Aqui no meu bairro (Beaches) as escolas são muito boas, mas depende da rua exata que vc mora a escola na qual os seus filhos vão (por exemplo, o prédio vizinho vai em outra escola).

      Excluir
  2. Onde vc consulta esse ranking de school districts? Tks!

    ResponderExcluir
  3. Ops! Baby brain ataca novamente! ;)
    Eu já tinha visto nesse site o ranking das escolas, mas nunca achei ranking de distritos. Vou olhar de novo.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Quase caí de costas com estes preços. Meus filhos estudavam no Sabin e os preços quase dobraram em 3 anos! O pior é que não é só a mensalidade, tb se gasta muito com material escolar, uniforme, passeios, presentinho dos dias dos pais, maes, avós... Todas as atividades da escola precisam ser pagas à parte e vc é meio "obrigado"! a participar de tudo.
    Quando cheguei em Toronto e fui pedir a lista de material do Eduardo, tive que explicar umas 3 vezes o que eu estava querendo dizer, afinal, a escola dá praticamente tudo. No primeiro dia de aula as crianças vão apenas com a mochila vazia e a lancheira. E o uniforme tem que ser azul marinho e branco, vc escolhe onde vai comprar o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E as escolas ainda pedem lencinho, papel higiênico etc etc! MEDO!

      Excluir
  5. Aqui em Montreal algumas escolas pedem uma lista de material escolar, e ficou em 50 dolares, pro ano todo!

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Montreal algumas escolas publicas pedem lista de material, que ficou em 50 dolares, pro ano todo! Tinha giz de cera, fichario, lapis de cor, papel sulfite, tesoura, e mais algumas miudezas. Os cadernos de caligrafia, livros e agenda sao todos dados pela escola.

    ResponderExcluir