quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Comprando móveis e objetos pelo Craigslist - vale à pena!

Já fiz um post sobre a Ikea, destino certo de 99.9% dos recém chegados, agora chegou a vez do Craigslist!

Diferente do Mercado Livre, o Craigslist é grátis pro anunciante e eles incentivam que as transações sejam fechadas pessoalmente - com isso, você pode ver o produto antes de comprar, não precisa se preocupar com frete etc.  Eu vendi (e continuo vendendo!) muita coisa pelo Mercado Livre e é muuuuito chato, o povo não paga, tem que por no correio, tem que pagar comissão.  No Craigs é tudo mais fácil.

Depois que compramos o básico, começamos a fuçar o Craigslist em busca de outros acessórios para a casa - assim como tem gente chegando, está cheio de gente indo embora de Toronto e fazendo seus bazares via Craigs.

Tudo começou com o aspirador de pó: eu queria comprar o famoso Roomba, que aspira sozinho, mas o marido vetou porque ele é bem carinho.  Aí pensei: já que não vou comprar o Roomba agora, também não vou gastar muito dinheiro num aspirador novo, vou comprar um usado e pronto.  Acabei comprando um Shark 2-in-1 que, tirando os acessórios, vira um aspiradorzinho de mão.  Como eu já queria um aspiradorzinho de mão mesmo, quando eu tiver um aspirador "oficial" ele vai continuar tendo seu papel aqui em casa.



Aspirador Shark 2-in1
- Preço na Canadian Tire: $39.99 + 13% de tax = $45
- Preço no Craigslist: $5
- Economia: $40

Depois disso peguei gosto pela coisa e comprei também uma torradeira vermelhinha por outros 5 dólares, um varal de piso por outros 5 dólares - tudo aqui perto de casa, também não vale à pena ir até o fim do mundo pra buscar coisinha pequena.

Começamos então a pesquisar móveis da Ikea no Craigslist.  Minha idéia era conseguir o ottoman (móvel pra apoiar o pé) que faz jogo com o meu sofá e depois ir na Ikea e só comprar a capa nova - infelizmente ainda não consegui, pois nosso modelo de sofá é novo e não tem muita gente vendendo o dito cujo.  Aí partímos para as cômodas e mesinhas de cabeceira - estávamos só com a cama no quarto, sem mesinha, coisinhas pequenas no chão (e ao alcance canino), ainda faltando gaveta pra guardar nossas coisas, pois o nosso closet é minúsculo.  Eu não tinha simpatizado muito com as cômodas/mesinhas da Ikea, eram meio caras e nada de mais.  Mas como também não achei nada que gostasse em outros lugares, comecei a fuçar diariamente o Craigs até eu achar exatamente o que queria: uma cômoda de 3 gavetas + 1 mesinha de cabeceira.  A pessoa estava vendendo o conjunto na cor branca - não era minha primeira opção, mas até que estou gostando - e dava pra ir buscar de metrô.  Lá fomos nós, eu, marido e o dolly, buscar nossas aquisições.  Foi um baita sofrimento, pois a estação de metrô onde eles moravam não tinha elevador nem escada rolante pra descer, mas umas boas almas nos ajudaram.  Chegando aqui em casa os 4 quarteirões do metrô até o prédio pareciam 40 (e ainda estava chovendo), mas chegamos.  Acabamos até "machucando" um pouco a cômoda no atrito com o dolly (tinha levado um cobertorzinho pra proteger mas na correria acabamos não colocando).


Conjunto cômoda + mesa de cabeceira:
- Preço na Ikea: $99.99 + $69.99 = $169.98 + 13% de tax = $192 (+ ter que ir na Ikea e passar 3 horas montando)
- Preço no Craigslist: $65 o conjunto
- Economia: $127





Hoje foi dia de mais uma aquisição - mas dessa vez aprendemos que tem que ser muito perto de casa pra valer à pena (ou arranjar um amigo que tenha carro pra buscar!).  Um americano que está sendo transferido de volta pros States vendendo tudo novinho aqui na esquina de casa.  Acabei comprando dele uma mesinha pra por TV (ainda não temos TV chique, mas pelo menos já temos o móvel pra colocá-la em cima!) e um ferro de passar à vapor (99% das nossas roupas não precisam passar, mas para aquele 1% que precisa, hay que tener um ferro de passar).

Mesa para TV:
- Preço na Ikea: $49.99 + 13% de tax = $56 (+ ter que ir até a Ikea buscar e ainda ter que montar)
- Preço no Craigs: $30 e o moço ainda me ajudou a trazer até em casa!  Até tentei vender o kennel da Joy pro gato dele, pena que o gato é bem menor que a Joy, se não teria feito negócio, rs rs rs.
- Economia: $26







Ferro de passar:
- Preço similar na Canadian Tire: $69.99 + 13% de tax = $79
- Preço Craigs: $15 e ainda ganhei de brinde uma tábua novinha!
- Economia: $64 + no mínimo $10 da tábua de passar


Agora tudo que a gente decide comprar primeiro olhamos no Craigs pra ver se não encontramos uma barbada dessas!  E o outro lado bom da coisa é que, se a gente enjoar dos móveis, podemos vender de novo no Craigslist pelo preço que pagamos e pronto, sem remorso.  Minha mãe que é assim, não gosta de comprar móvel muito caro assim não fica com dó de se desfazer dele quando quer mudar a decoração!

Já que fizemos o nosso bazar antes de sair no Brasil, agora é hora de aproveitar o bazar do pessoal aqui pra mobiliar nossa casa!

7 comentários:

  1. ótimo post, eu tinha muito medo de comprar algo no craiglist, mas agora com sua experiencia vou tentar tb. Estamos até precisando de um ferro de passar, batedeira...
    BJs

    ResponderExcluir
  2. Nossa Lu,
    Que pechincha!!!! Vou começar a brincar no Craig's antes mesmo de ir para lá!!!!
    Obrigada pela dica e pelo link da caixa. Já estou correndo atrás aqui mesmo. Ja anotei o telefone que tem na página e na segunda vou começar a caça!!
    E a patinação? Muitos saltos e piruetas? :)
    Beijks e um ótimo fds,
    CArina

    ResponderExcluir
  3. Eu ameeeeei as dicas! O Rê fica dizendo que qdo chegarmos no Canadá só vai ter um colchonete na nossa casa....rsrsrsrs Mas com uma dica aqui e outra alí vemos que tem pra todos os bolsos =)
    Já virei fã dessa Craigs

    Bjs, Sa

    ResponderExcluir
  4. Comprando coisas nos sites de classificados( Craig e kijiji) dá para fazer uma baita economia. E ao contrário do que muita gente pensa,não é bagulho. Tem muita coisa boa,as vezes novas, que as pessoas ganham e não gostam ou tem mania de comprar. Outra opção ótima para quem vem no verão são os "garage sale".Eu até contei minha experiência fazendo um garage sale para levantar fundo para caridade. Fiquei de boca aberta com os preços das coisas que vendemos.Tô de olho no Craig's para comprar uma cabeceira de cama king.

    ResponderExcluir
  5. Pois é Marden, tudo o que eu comprei estava absolutamente novinho! E a própria mesinha de TV que comprei semana passada já está na lista para vendermos de novo no Craigslist quando entrar um $$ extra, pois vamos querer um móvel mais bacana :-). Estava pensando em comprar um humidifier mas desisti pq acumula bactérias e tal. Boa idéia, bem que eu preciso de uma cabeceira também ;-)

    ResponderExcluir
  6. LU... tow passadaaaaa, adorei a dica, eu ia perguntar se ainda rolava o garage sale ou as pessoas vendiam só no Craigslist , mas vi o comentário da Maden.ahhh tb vendi varias coisa no mercado livre e vc tem razão é um saco mesmo. bjos bjos

    ResponderExcluir
  7. Menina! POise! A gente ligou para la e eles disseram que nao tem problema, era so resolver com a TAM. Depois vieram cobrar... sinceramente... enfim, passou, ne! E eu acho otimo trazer coisas do que gastar com tudo aqui. E nos tinhamos tudo novo, pois ganhamos de casamento e nao usamos! =D =**

    ResponderExcluir