segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O 1o incêndio no Canadá a gente nunca esquece...

Felizmente não foi no nosso prédio, mas foi no prédio em frente ao nosso.  E dos poucos que precisaram ser hospitalizados todos estão bem.

Foi num dos prédios de "low income housing" que temos na nossa vizinhança.  O prédio é administrado pelo Toronto Community Housing e além de várias famílias, havia também idosos, pessoas com problemas mentais e, dizem as más línguas, bandidos e traficantes vivendo no prédio.  As 1200 pessoas que  moram lá estão fora desde 6a feira e não vão poder voltar até terem certeza de que o incêndio não afetou a estrutura do prédio.

Eu estava chegando em casa quando o fogo estava começando.  Aproveitei para registrar as chamas impressionantes e o trabalho dos bombeiros.  Minha foto foi até publicada na 1a página do CP24.com, canal de notícias aqui de Toronto.

Impressionante a organização, foi um 6-alarm fire que descobrimos que bombeiros de 6 quartéis vieram pra cá.  Eles demoraram 6 horas para apagar o fogo do apartamento principal e um tempão pra evacuar o prédio.  Foi aterrorizante ver as pessoas nas varandas, um senhorzinho ficava enchendo uma panela com água e jogando pela varanda.  As pessoas não pareciam desesperadas, mas realmente não sei porque não saíram, principalmente às que estavam do outro lado do edifício (que é gigante) - só posso imaginar que havia fumaça no corredor ou que eram pessoas com problemas de saúde ou problemas mentais.  Na frente há um community centre e rapidamente já estava distribuindo água, na sequência arrumaram alojamento pra todo mundo e os ônibus do TTC levavam e traziam as pessoas para os vários alojamentos.  A Cruz Vermelha distribuiu cobertores (no dia do incêndio fez um calor de 30 graus e na sequência a temperatura caiu - muita gente estava apenas de camiseta).  No dia seguinte, o Toronto Animal Services entrou nos apartamentos para retirar todos os animais de estimação que haviam ficado presos - estavam todos felizes com seus donos no jardim do community centre.

O problema agora é que as pessoas já estão há 4 dias desalojadas e ainda não há previsão de quando vão poder voltar pros apartamentos (se é que vão poder voltar).

Serviu pra nos lembrar que incêndio aqui não é brincadeira pois as estruturas são de madeira e queimam muito rápido.  E também da importância do tenant's insurance (que no nosso caso foi obrigatório para alugar o apto), que cobre o que está dentro do apartamento inclusive suas posses em vários casos inclusive incêndio.

Abaixo minha reportagem fotográfica do evento:

Imagem impressionante das labaredas e um morador 2 andares abaixo!


Um pedaço da varanda do 24o andar caiu e iniciou um novo foco de incêndio uns 10 andares pra baixo.  Vejam o morador do andar de cima olhando!


Bombeiros apagando o 2o foco


Nosso prédio à direita, com direito à carro de TV na frente pela vista "privilegiada" do incêndio


Trabalho dos bombeiros.  
Havia 120 bombeiros de toda a cidade e uns 30 veículos de emergência (bombeiros, ambulância, polícia...)

 Minha foto na 1a página do site de notícias local.  Esses aí foram aplaudidos quando saíram!

5 comentários:

  1. Nossa! Como é comum incêndios no Canadá.
    Fora a tragédia, suas fotos ficaram ótimas. Agora dá pra ser fotojornalista.

    ResponderExcluir
  2. Dá medo mesmo! tragédia pra quem mora no prédio.
    Excelentes fotos!

    ResponderExcluir
  3. Realmente a eficiência dos bombeiros aqui é enorme e parte disto é porque existem vários postos do Departamento de incêndio espalhados pela cidade e quando ocorre uma chamada vão viaturas daqueles mais próximos até que outros mais distantes possam chegar. Na minha cidade que tem cerca de 120 mil habitantes tem 6 estações. Além do seguro contra incêndio ser mandatório para os inquilinos eles também são obrigatório para toda casa financiada, pois caso contrário é quebra de cláusula de contrato.Geralmente os agentes financeiros pedem prova de seguro contra incêncio anualmente.

    ResponderExcluir
  4. Agora, mais do que nunca, tenho certeza que vc é a vizinha que puxou conversa comigo e com meu marido no elevador... rs! Suspeitei qdo vi o seu cachorrinho, mas depois do IKEA eu estava tão cansada que só me dei conta no dia seguinte.

    Que legal!! Vamos combinar de nos encontrarmos.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Aliás, indiquei o link do seu blog no meu, para as pessoas verem as fotos. :)

    ResponderExcluir