quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Motoristas em Toronto têm que ter bola de cristal pra saber onde podem estacionar!

Post de utilidade pública!

Eu detesto gastar dinheiro à toa, então na viagem que fizemos semana passada ao invés de estacionar num estacionamento perto do aeroporto que ia me custar mais de $100 além do tempo pra esperar o shuttle etc, decidi parar na rua do nosso cumpadre e pegar um táxi de lá.  Ele mora "a $20 de táxi" do aeroporto, numa rua super tranquila, então saia mais rápido e mais barato estacionar na frente da casa dele e pegar um táxi.

Pedi pra ele confirmar se eu poderia estacionar lá na rua, se não tinha nenhuma placa nem nada (dá até nó na cabeça pra conseguir processar as informações nos postes aqui - alguns chegam a ter mais de 6 placas, como na foto ao lado).  All clear na rua do cumpadre, assim o fizemos.

Na volta, fomos gentilmente recebidos com uma multa!  A multa diz que a infração foi "Park longer than three (3) hours".  PQP, não tem placa dizendo nada!  Tenho que ser adivinha agora?  Fiquei p. da vida, pois imagino que um vizinho dele tenha chamado o pessoal pra multar, pois a rua dele é deserta, só passa raccoon e olhe lá.  Pelo menos a multa é só $15 e não dá pontos na carteira (e mesmo com a multa ainda saiu mais barato que parar no estacionamento do aeroporto).

Eu comentando isso com uma colega de trabalho e ela disse que a mesma coisa aconteceu com a irmã dela, que ela contestou a multa, teve que ir no juiz e não adiantou, que aparentemente tem uma regra que diz que não se pode parar por mais de 3 horas nas ruas, mesmo que não haja nenhuma placa dizendo isso.

Eu inconformada continue googlando e eis que encontro no site da prefeitura da cidade:

Q.What are the rules for parking on the street in Toronto?
A.In the City of Toronto, a three-hour limit exists on public roads where no other parking regulations are posted. Signs advising visitors to the city of this regulation are posted at the access points to the city and when exiting from a Provincial highway. It is very important, therefore, to check signage before parking on any street in Toronto.


Aff!  Ou seja, você tem que ter bola de cristal!  Pois em nenhum momento quando tirei carteira de motorista em Toronto ou mesmo licenciei o carro recebi um livrinho de regras dizendo isso.  Na minha cabeça sempre foi "se não tem placa, é porque pode estacionar".  Acabei descobrindo "the hard way" e estou $15 mais pobre!

Fico até com medo agora de quais outras "hidden laws" podem estar por aí, assim como medo de estacionar em qualquer outra cidade.  Lembro de ver algumas placas realmente, mas sempre pensei que fosse só no inverno por conta da limpeza das ruas quando neva.  Bom, agora aprendi!







11 comentários:

  1. Nossa sério???

    Eu posso imaginar a raiva!!!

    ResponderExcluir
  2. pq essa regra de não poder estacionais por mais de 3 horas ?!
    deviam ter passado essas informações quando vc tirou a carteira aí.
    pelo menos a multa não foi grande.

    boa sorte nas próximas vezes.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço a menor idéia do porquê da regra. Em lugares com bastante movimento até entendo, mas numa zona residencial??? Já infringi essa regra muitas vezes quando vou a festas, visitar amigos etc... Pelo menos são só $15 e não conta ponto na carteira.

      Excluir
  3. Essa dor de cabeça não é um privilegio só dos Tortonianos não. A mesma regra também é aplicada em varias cidades dos EUA. Onde eu morava, além do limite de 3 horas tinha ainda o absurdo da distância entre o carro e a guia. Não podia estacionar perto demais e nem distante demais. Ou seja, tinha que dirigir com uma régua dentro do carro. E isso é apenas um exemplo dos vários absurdos que existem. A coisa ficava ainda pior quando nevava. Ai tinha de tomar uns comprimidos de Rivotril. Em fim, por um lado eu acho que se um país quer manter a ordem e a organização, tem de ter mesmo tolerância zero, mesmo que sejam coisas absurdas. Nos brasileiros estamos acostumados com a casa da mãe Joana, quanto mais desordem e meios de aplicar o famigerado "jeitinho brasileiro" melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellard,

      Meu problema não é o limite de 3 horas, é isso não estar claro em nenhum lugar. Até hoje não sabia dessa regra, tanto que deixei meu carro parado no mesmo lugar por 10 dias!

      Excluir
    2. Nos EUA também não. Já fui multado pelo menos 3 vezes, e na ultima vez quase fui preso porque briguei com a "meter maid". Fiquei possuído de tanta raiva. Argumentei a mesma coisa...não tinha placa nenhuma avisando as pessoas dessa lei de 3 horas. Não teve conversa. Levei a multa.

      Excluir
  4. Essa dor de cabeça não é um privilegio só dos Tortonianos não. A mesma regra também é aplicada em varias cidades dos EUA. Onde eu morava, além do limite de 3 horas tinha ainda o absurdo da distância entre o carro e a guia. Não podia estacionar perto demais e nem distante demais. Ou seja, tinha que dirigir com uma régua dentro do carro. E isso é apenas um exemplo dos vários absurdos que existem. A coisa ficava ainda pior quando nevava. Ai tinha de tomar uns comprimidos de Rivotril. Em fim, por um lado eu acho que se um país quer manter a ordem e a organização, tem de ter mesmo tolerância zero, mesmo que sejam coisas absurdas. Nos brasileiros estamos acostumados com a casa da mãe Joana, quanto mais desordem e meios de aplicar o famigerado "jeitinho brasileiro" melhor.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, essas plcas sao verdadeiros hieroglifos. Aqui é assim tb.
    Ja aconteceu de marido e mais 2 colegas estacionarem, todos lerem as 50 placas e suas excessoes, todos terem certeza que podia e... multinha!
    :/
    Agora essa de limite de 3 horas é quase o fim... porque o fim mesmo é nao ter isso escrito e vc. ter que saber!!

    bjocas

    ResponderExcluir
  6. Nossa, essas plcas sao verdadeiros hieroglifos. Aqui é assim tb.
    Ja aconteceu de marido e mais 2 colegas estacionarem, todos lerem as 50 placas e suas excessoes, todos terem certeza que podia e... multinha!
    :/
    Agora essa de limite de 3 horas é quase o fim... porque o fim mesmo é nao ter isso escrito e vc. ter que saber!!

    bjocas

    ResponderExcluir
  7. Estou indo a turismo com carro alugado para conhecer Toronto. Você saberia dizer o seguinte:
    Queria saber se vale a pena economizar $100 pra ficar num hotel mais distante e ir de carro para as atrações pagando estacionamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando,

      Para conhecer a Toronto turística, você não precisa de carro. O metrô/streetcar/bus resolve. Estacionar perto das atrações turísticas tipo CN Tower etc sai caríssimo (ainda mais quando a pessoa não é da cidade e não sabe "as manhas" de onde estacionar).

      Vale à pena alugar um carro apenas para fazer passeios longe, como Niagara.

      Tente ficar num hotel próximo do centro (entre o lago, a Bloor, a Spadina e a Don Valley Parkway) - esse é meio o "centro expandido" de TO.

      Excluir