sábado, 18 de setembro de 2010

O nosso condo!

Nós vimos um condo bem no centro que não gostamos e era caro, e outro que marcamos com o corretor pelo Craigslist e o cara simplesmente não apareceu.  Mas aqui, olha que interessante, vários prédios têm aptos térreos então pelas janelas deu pra ver como eram os aptos (o prédio era novinho) e adoramos.  No final de semana tentamos os sublets:
  - o 1o era de uma mexicana que alugava um apto "mobiliado"- só de olhar pro prédio já vimos que não tinha a menor condição.  Apesar de ser muito bem localizado, o nível do prédio era baixíssimo e as pessoas que entravam e saiam uma mais estranha que a outra.  O apto estava alugado para 3 chineses que estavam simplesmente amontoados em toda a "mobília" do apartamento, um nojo de lugar.  Pelo menos era barato (you get what you pay for).
 - o 2o achamos pelo Craigslist e pra nossa surpresa, como muita gente se interessou, o dono marcou um open house (era um condo).  Isso normalmente é feito para aluguéis e vendas, é marcado um horário (nesse caso do meio-dia até 1 da tarde) onde as pessoas podem ir olhar o apartamento e o realtor (corretor) está lá dentro.  Quem se interessa preenche um formulário e reza pra ser escolhido.  Na chegada já tinha outro casal numa situação idêntica à nossa, também estudantes, e tanto nós quanto eles oferecemos de pagar os 4 meses de aluguel do sublet de uma vez.  Nisso já vi que nossas chances estavam baixas.  Conversamos bastante com a realtor e ela falou que tinha outras propriedades etc e ficou de nos ligar o mais rápido possível, pois nisso já era dia 21 e a gente queria mudar dia 1o.

Na 2a feira nos ligou a Priscilla, a realtor, dizendo que não tínhamos sido escolhidos para o sublet.  No fundo no fundo, acho que ela não nos recomendou pro dono do apê pois sabia que a gente poderia conseguir algo definitivo.  Ela prontamente nos enviou links de condos do MLS.ca (para quem não conhece, é o Multiple Listing Services, onde todas - ou quase todas - as propriedades para alugar ou vender estão listadas).  Dos que ela nos mandou, falei que ainda tínhamos mais uns $150 de budget e ela mandou mais alguns na 2a feira.  Selecionamos 5 e já na 3a feira no final do dia saímos com ela para ver os 5 condos - nesse meio tempo, 2 já tinham sido alugados.  Todos eram bem centrais, perto de Yonge & Bloor (localização excelente e ainda perto da universidade).  

Fomos ver um no prédio que tínhamos adorado antes, era todo novinho, andar alto etc; vimos um que era bem escuro e com vista pra parede do prédio da frente, um com um cheiro terrível de curry onde tinha umas 3 pessoas morando amontoadas (mesmo em condo isso acontece!) e até esse momento o "winner" era o do prédio que tínhamos adorado antes.  O último era um pouco mais afastado, uns 4 quarteirões do metrô, mas eu tinha marcado pois no listing dizia "bedrooms: 1 + 1" e eu fiquei pensando que talvez tivesse mais de um dormitório.  Chegamos, o prédio lindo, novinho (ainda com um pouco de obra rolando) e chegamos no 25o andar.  Primeira surpresa: vista panorâmica pro lago!  2a supresa: o apartamento tinha 1 dormitório mais um den (NT: den é como se fosse um 2o quarto pequeno mas sem janela, normalmente usado como escritório).  Todas as appliances (lavadora, secadora, máquina de lavaar louça, fogão, microondas, geladeira com freezer, tudo em inox!) e pelo mesmo preço do outro que, apesar de uma graça, era bem menor.  Aí perguntamos pra ela qual era o senão e ela explicou que era o "low income housing" que tem do lado, existe um conjunto habitacional gigante bem em frente ao prédio, além de algumas instituições para doentes mentais na região.  Na hora eu e o marido decidimos que era ali mesmo - a gente não se importava de não ter vizinhos ricos e trombar de vez em quando com alguém falando sozinho na rua para morar naquele condo!  Uma outra coisa era a planta da cozinha que era meio esquisita, totalmente aberta (sem balcão), mas o piso da cozinha era de azulejo e o da sala laminado, então de noite ficamos já quebrando a cabeça em como colocar uma mesa de jantar no apto.

No dia seguinte liga a Priscilla com a seguinte notícia: o condo tinha sido alugado.  Ela ficou tiririca, pois o "listing agent", que é o corretor do dono do apto, não falou que já tinha oferta no condo, senão talvez nem tivéssemos ido ver.  Mas a Priscilla é bárbara e super eficiente, quando ligou pra gente já disse que já tinha conseguido mais 4 aptos no mesmo prédio pra gente ver naquele dia, mas só 1 com vista panorâmica - isso era umas 11hs, meio-dia já estávamos lá pra ver.  Todos os que vimos tinham a mesma planta, que na nossa opinião era melhor que a do apê que perdemos: cozinha com balcão e consequentemente sala maior, e banheiro com box e chuveiro, sem banheira (aqui isso é raríssimo, mas achei bárbaro, ninguém merece limpar banheira, escorregar na banheira e afins).  O único com vista panorâmica era no 18o andar e não dava pra ver a CN Tower, mas quem precisa ver a CN Tower com um apê desses, ha ha ha.  Outra coisa que aprendemos é que a face sul (em Toronto, com vista pro lago) é equivalente à face norte no Brasil - é muito melhor ter face sul pois pega o sol da manhã e da tarde.  Com tudo isso visto, preenchemos a papelada na hora e a Priscilla saiu pra batalhar o condo pra gente!  Oferecemos 50 dólares a menos que o valor que estavam pedindo, anexamos nosso extrato do HSBC com todo o dinheiro que já tínhamos transferido pra conta, preenchemos nossos locais de trabalho (afinal, o marido continua com a empresa no BR e eu continuo como freelancer da empresa onde trabalhava) e fomos pra casa torcer pra dar certo.

Depois de um tempo ela ligou dizendo que pediram um "employment letter" do meu marido dizendo quanto ele ganhava etc.  A vantagem é que, como ele é o dono da empresa, pedimos para a minha cunhada que é a sócia da empresa fazer a carta rapidinho pra gente e mandar escaneada - a Priscilla sabia que estávamos aqui como estudantes, mas ela achou melhor nem comentar e já que a gente conseguia a employment letter fácil, melhor.  Tivemos essa sorte, que muitos imigrantes recém-chegados não tem, de ter uma employment letter pra mostrar e às vezes demoram mais pra conseguir um lugar bacana pra morar por conta disso.

No dia seguinte ela nos ligou pra dizer que nossa oferta tinha sido aceita.  Yupiiiiii!!!!!!  Estávamos com data de início 1o de setembro, mas ela ainda conseguiu a chave pra gente uns 2 dias antes pra já irmos levando nossas malas e caixas, passar aspirador etc.

Realmente tivemos um bom começo em Toronto: um condo bárbaro, com todas as máquinas que temos direito, super bem localizado (em downtown, perto de 2 estações de metrô), novinho, com den e ainda vista pro lago!  E tudo isso pelo valor que pagávamos de aluguel + condomínio + IPTU no apto em São Paulo.  Abaixo nossa vista (sem a CN Tower, já que o prédio da frente bloqueia, mas dá pra ver do cantinho da varanda, rs rs rs):



Uma amiga nossa daqui disse que quando ela chegou em Toronto ela não gostava do Canadá, mas que depois que ela se mudou pra um apê legal ela passou a gostar :-).  Morar bem é fundamental - pra quem está vindo, recomendo se programar pra talvez pegar um sublet, nem que seja num basement, no começo e assim que se estabelecer ir pra um lugar onde se sinta bem, que goste da região, do prédio... minha tia está desesperada pra sair de onde eles estão morando, a vizinhança está cada dia pior, o prédio é mal administrado...  Nós tínhamos a "restrição" de querer morar em downtown por conta da universidade, mas há muitas áreas boas em Toronto nos mais variados níveis de preço.

Dicas importantes do post:
- Estejam perto do metrô.  O TTC (sistema de transporte de Toronto) é eficiente e cobre a cidade inteira, mas quando é preciso pegar ônibus ou streetcar, o tempo das viagens aumenta demais (além do sofrimento no inverno).  No começo a maioria não tem carro e a maratona de ter que ir pra lá e pra cá, comprar coisas, ter que carregar em 3 conduções, sair correndo do metrô pra não perder o horário do ônibus, ter restrição pra sair no final de semana pq o ônibus só passa de 1 em 1 hora realmente é melhor evitar.
- Se quiserem um condo, esqueçam Craigslist e peguem um realtor.  Corretor de imóveis aqui é coisa séria, não é aquela coisa largada do Brasil.  E só eles têm acesso aos melhores condos, conseguem negociar etc.  Já ouvi falar de muitos realtors que não fazem aluguel, pois o trabalho é quase o mesmo de uma venda e a comissão muito menor.  Nós demos muita sorte de achar a Priscilla - se alguém quiser o contato dela mande o e-mail nos comments, mas já aviso que ela é canadense e só fala inglês.  Ela já está pensando a longo prazo, na casa que ela vai vender pra gente daqui a uns 2 ou 3 anos :-).  Nos ajudou, fez follow up e até dicas de loja de móveis ela mandou!  A outra opção é pegar os anúncios no MLS e ligar pros corretores, mas não é legal o seu realtor ser o mesmo realtor do dono do apto, até por conflito de interesse (isso fazia até parte do contrato).

6 comentários:

  1. Parabens pelo novo lar!
    Realmente o lugar onde a gente mora tem que ser muito agradável para nós, senão parece que tudo desanda!
    Boa sorte com o exame de direção... É muito chatinho, então é bom realmente tirar logo isso do caminho!! :D

    bjs

    Lely

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Lupatinadora! As coisas soam diferente quando a achamos um cantinho para chamar de nosso! Que vocês sejam muitos felizes!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu,

    Me parece q se vcs não tivessem a "employment letter" do Brasil dizendo q tinham renda, não teriam conseguido alugar um condo. Se nós formos praí, não teremos mais vínculo empregatício aqui no BR e consequentemente não teremos essa carta, será q é possível conseguir alugar mesmo assim?
    Se vcs não tivessem a casa dos seus tios para ficar, qual seria outra opção logo nos primeiros dias, além de hotel, q certamente deve ser bem caro?

    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra tudo nessa vida dá-se um jeito. É só ir pesquisando pelos blogs, opção não falta! Mas tem que vir pra cá com economias sim até conseguir se estabelecer.

      Excluir
  4. Oi Lú! Gostaria que vc me repassasse o contato da Priscila, estamos procurando imóveis e temos um certo receio em fecharmos com alguém sem referências. Obrigada pela ajuda que vc tem nos dado. Abraços!
    Mary.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lupatinadora,
    Eu e minha mulher estamos indo para Toronto em Janeiro e o seu blog tem sido essencial para nós!!! Realmente bacana, bem escrito e cheio de informações muito valiosas, especialmente para quem vai para Toronto, como nós. Gostaria muito do contato da Priscilla, se possível. Vamos ficar em um sublet de janeiro a fevereiro, mas precisamos alugar um Condo definitivo depois e o contato dela nos ajudaria muito!!! Meu email é centurion.rafael@gmail.com

    obrigado

    abs

    Rafael

    ResponderExcluir